Pois é, espero que seja desta. Depois de quase uma tarde inteira de volta do aquário, espero que tenha ficado tudo ok.
Desmontei tudo e peça a peça lavei com água quente todos os acessórios.
O filtro é novo, e lavei-o com água tépida. Fiz o mesmo com o termostato e termómetro. O aquário, lavei apenas com água mt quente e sem qualquer produto de limpeza.
Deixei a secar...e enquanto isso fervi o areão novo (xisto), que deitou uma água do mais preto que há. E dizia na embalagem que era pré-lavado, olhem se não fosse?

Depois de tudo isto...comprei plantas novas e lavei-as também com água quente.
Introduzi tudo no aquário...e depois de ter feito a decoração, meti a água.
Liguei tudo...e após umas 3 horas...já aparece qq coisa.
A água já está mais transparente, e começa a aparentar um ambiente minimamente aquático.
Ok...agora vem a questão que me traz a iniciar este tópico.
Não adicionei nada à água. Deixei-a como estava, apenas estou a controlar o ph.
O que me aconselham a por na água? Algum produto para a estabilizar? Bactérias? Ou deixo ficar como está?

Pensei em adicionar as bactérias da JBL, mas como foi o que fiz da primeira vez, tive receio que desse para o torto, e acabei por não por nada.
Neste momento, espero que o ph já se encontre neutro e a temperatura ronda os 26 e os 27º.
Quando acham que deva por os primeiros habitantes??
Desta vez preferia iniciar o ciclo biológico da forma tradicional, ou seja, com os próprios peixes, em vez de adicionar bactérias. Acham uma boa opção??...

Espero que me possam ajudar. E que agora tudo corra bem melhor e consiga ter o aquário "cheio" de peixinhos.
Obrigada desde já e fico então a aguardar as vossas respostas!!

Até breve.