Construir um Aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Redlink
Registado: quarta out 10, 2007 9:10 pm

quarta out 10, 2007 10:41 pm

Antes de mais, saudações a todos!
Pretendo construir um aquário para peixes tropicais de água doce, com dimensões aproximadas de 160cm(comp.)*75cm(larg)*80cm(altura).
Estou a pensar utilizar vidro "simples", com 15mm de espessura.
Solicitava que me dessem algumas dicas, de como poderei construir este aquário.
Qual o mais adequado sistema de filtração e de iluminação?
etc...
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta out 11, 2007 1:19 am

Contrata profissionais para fazerem o aquário.
Se fores tu a fazer faz um seguro que paga danos causados por aquários.

Filtragem - SUMP

Iluminação - Calha com HQI e T5 ou T8
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Redlink

quinta out 11, 2007 5:09 pm

Aquapet Escreveu: Já agora, podem dar-me uma ideia de qual deverá ser o custo de construção de um aqua com estas dimensões?

No entanto, a minha intenção será ser eu a construí-lo! De qualquer forma é evidente que a construção de um aqua tem subjacente uma enorme responsabilidade.

Agradeço todo o contributo que me possam dar.
Aquapet
Membro Veterano

sexta out 12, 2007 7:12 am

Não existem aquários standart com essas dimensões, assim não posso dar-lhe um preço estimado. Mas penso que não existe quem venda mais caro do que 5.000,00 euros em vidro de 19mm.
Quando ao preço mais barato, não vou responder para não entrar em questões comerciais.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

sexta out 12, 2007 9:15 pm

olá redlink

Belo desafio!!!

Os passos que eu seguiria se quizesse fazer um akua desse tamanho

1ºlocal onde o colocar (se for em casa).Optaria pela sala, caso tivesse chão de pedra e pouca iluminação natural ou corredor/haal entrada que normalmente são interiores, pouco iluminados e tambem em pedra.

2ºSerralheiro mais proximo, solicitando o corte à medida estipulada de calhas de ferro fundido, devidamente soldadas nas uniões.
Caixa do Akua, tampa (superior) que encaixa e que suporta os vidros de abertura, mais 6 calhas para correrem os vidros de cima (opcional pq ha há venda em plástico)

3º Cor a dar ao ferro... ou preto ou eventualmente podes forrar de papel autocolante, e garanto te que não descola, nem se percebe se for bem colocado.

4º escolha do vidro, optaria por 15 mm, seguido de um bom silicone proprio para aquarios.

5º Sem stress 3, 4, 5 dias a secar o referido silicone.

6º ao final destes dias e tentando perceber se de facto estaria bem seco, colocaria agua, meio akuario e ficaria assim mais uns dois dias. Ao fim destes dois dias, enchia o restante em falta... e esperava mais dois dias...

7º Ao fim destes dias, já estaria de olho nos filtros. Uma sump é eficaz... mas para ter em casa, não é de todo o mais estetico. Acho que optava por dois filtros, um maior e outro mais pequeno.

8º Iluminação... suspensa do tecto um ou dois holofotes de halogénio
que fica um espectaculo, e tambem podes mandar fazer no serralheiro so k em aluminio...

Não falei do móvel que supostamente aguentaria com todo este peso, pq poderás ou não ja ter. Em todo o caso, eu optaria por uma bancada, tb em ferro com as respectivas traves.

Não gastava 5.000€, nem perto disto e não fazia seguro nenhum

lol

So me atrevi a dizer-te isto pq tive um com capacidade para 150 lts, assim feito "artesenalmente" e que funcionou e funciona lindamente!

Abraço
Maria
Aquapet
Membro Veterano

sexta out 12, 2007 9:52 pm

150 litros é 5 vezes mais pequeno.
Não digo para gastar 5.000 euros. O orçamento no mercado para executar um aquário com essa dimensão e com garantia de segurança pode atinguir no MÁXIMO esse valor.
Redlink

sábado out 13, 2007 6:35 pm

pekixa Escreveu:
1ºlocal onde o colocar (se for em casa).Optaria pela sala, caso tivesse chão de pedra e pouca iluminação natural ou corredor/haal entrada que normalmente são interiores, pouco iluminados e tambem em pedra.

2ºSerralheiro mais proximo, solicitando o corte à medida estipulada de calhas de ferro fundido, devidamente soldadas nas uniões.
Caixa do Akua, tampa (superior) que encaixa e que suporta os vidros de abertura, mais 6 calhas para correrem os vidros de cima (opcional pq ha há venda em plástico)

3º Cor a dar ao ferro... ou preto ou eventualmente podes forrar de papel autocolante, e garanto te que não descola, nem se percebe se for bem colocado.

5º Sem stress 3, 4, 5 dias a secar o referido silicone.

8º Iluminação... suspensa do tecto um ou dois holofotes de halogénio
que fica um espectaculo, e tambem podes mandar fazer no serralheiro so k em aluminio...

Não falei do móvel que supostamente aguentaria com todo este peso, pq poderás ou não ja ter. Em todo o caso, eu optaria por uma bancada, tb em ferro com as respectivas traves.

Mais uma vez grato pelas Vossas indicações.

1º Irei colocar o aqua entre a sala e a cozinha, sendo que o mesmo será visivel dos dois lados.

2º Penso que a ideia, que me parece uma ideia interessante, é a construção de um "molde" em ferro nas extremidades do aquário e posteriormente colocar os 5 vidros do aqua.
Agradecia se possível, que me indicassem a referência das calhas que existem em plástico.

8º Iluminação... que tipo de projectores de halogéneo e com que potência para este aqua?

Já tenho "móvel" para o aqua, trata-se de uma bancada em betão armado, feita a pensar na colocação do aqua.

Quanto ao filtro, estou a ponderar fazer um filtro exterior (corresponde a um aqua normal), havendo apenas uma bomba circuladora a fazer circular a água.
Redlink

sábado out 13, 2007 8:01 pm

Já agora o seguinte link

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=5952

tem a meu ver alguma informação interessante, embora se refira a um aqua marinho.
Aquapet
Membro Veterano

sábado out 13, 2007 10:47 pm

Filtragem - SUMP
Um aquário mais pequeno que tem todo o equipamento técnico do aquário, inclusive pode ter o comedor automatico na bomba de saida ou no tubo de ligação ao aquário (se a bomba estiver do lado do aquário).
999-JMA
Membro Júnior
Registado: sábado abr 13, 2002 10:36 pm

quinta out 18, 2007 7:14 pm

pekixa Escreveu:olá redlink

Entendo que estes pontos estão bem mas se fosse eu mandava tambem colocar por menos 2 tavessas tasversais (mesmo em vidro) em cima e em baixo para prevenir eventuais "barrigas" que o vidro possa ceder.Pois temo mesmo com a espessuro do vidro a perssão da agua possa fazer.
Responder

Voltar para “Peixes”