Umas dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Patatipatata
Membro
Registado: quarta set 26, 2007 1:01 pm

domingo nov 04, 2007 1:49 am

Tenho um aquário cujas medidas são 60*30*35, montei parte ontem e a outra parte hoje. Tenho um filtro com um output max 300L/h e o termostato é fraquinho por isso vou ter de arranjar outro, é de 42W (se não estou em erro) e mesmo metendo a temperatura nos 31 graus a temperatura não passa dos 24graus. Em relação à iluminação vou tratar disso, porque a lampada que tenho tem 10W :lol: . A areia que estou a usar, é um tipo de areia grossa que comprei numa loja, acho que é areia do rio, mas não tenho a certeza nem tenho como esclarecer essa dúvida para já. Isto tudo so para perguntar umas coisas, para ter plantas verdadeiras, (porque neste momento são artifciais) é obrigatoriamente necessário ter a bomba de CO2? E o CO2 vai mexer com o ph, kh ou gh? E a amónia, nitratos ou nitritos, tambem sofrem alterações como o CO2? Eu sei que as plantas verdadeiras têm os seus beneficios, E são estas as minhas dúvidas, se me puderem ajudar agradecia, obrigado desde já. :D

Boa noite ou bom dia ou boa tarde :lol: :wink:

ps: ainda não sei os valores da água porque ainda não tenho o kit para fazer os testes.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo nov 04, 2007 10:29 pm

Patatipatata Escreveu:Tenho um aquário cujas medidas são 60*30*35, montei parte ontem e a outra parte hoje. Tenho um filtro com um output max 300L/h e o termostato é fraquinho por isso vou ter de arranjar outro, é de 42W (se não estou em erro) e mesmo metendo a temperatura nos 31 graus a temperatura não passa dos 24graus. Em relação à iluminação vou tratar disso, porque a lampada que tenho tem 10W :lol: . A areia que estou a usar, é um tipo de areia grossa que comprei numa loja, acho que é areia do rio, mas não tenho a certeza nem tenho como esclarecer essa dúvida para já. Isto tudo so para perguntar umas coisas, para ter plantas verdadeiras, (porque neste momento são artifciais) é obrigatoriamente necessário ter a bomba de CO2? E o CO2 vai mexer com o ph, kh ou gh? E a amónia, nitratos ou nitritos, tambem sofrem alterações como o CO2? Eu sei que as plantas verdadeiras têm os seus beneficios, E são estas as minhas dúvidas, se me puderem ajudar agradecia, obrigado desde já. :D

Boa noite ou bom dia ou boa tarde :lol: :wink:

ps: ainda não sei os valores da água porque ainda não tenho o kit para fazer os testes.
Nao e obrigatorio comprar uma bomba pode fazer CO2 caseiro que sai muito mais em conta..

Nao se preocupe com o ph, kh, gh, amonia, nitratos e nitritos, pois desde que vas medido e controlando nao te vai dar problemas nenhum, eu uso e nunca me alterou qualquer valor :wink:

E em relaçao as plantas naturais sao bem mais bonitas que as artificiais e dao uma cor e vida diferente ao aquario..

Eu neste momento tenho um plantado no aquario grande e esta magnifico nem parece o mesmo :lol:
Patatipatata
Membro

domingo nov 04, 2007 11:23 pm

Obrigado por me ter esclarecido estas dúvidas :D

Boa noite :wink:
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

terça nov 06, 2007 2:20 pm

tenho um aquário desse mesmo tamanho, com fetos de java, anúbias (não sei que espécie), muitas elodeas e umas muito giras, de folhas redondas, verde clara, de crescimento rápido.
tenho sempre entre 10 e 20 guppies, mais dois grandes barbos do sião.
as plantas são extremamente felizes no aquário! só não gostavam das temperaturas altas no verão (sobretudo as de crescimento rápido, morriam todas), o que se resolveu mudando o aquário para o andar de baixo, mais fresco.
quanto ao CO2, resolveu-se encontrando a profundidade exacta a que devia estar a saída do filtro para que perturbasse a superfície o suficiente para dar oxigénio aos peixes, sem no entanto atirar demasiado oxigénio para cima das plantas. o resultado foi tão bom, que às vezes o filtro solta-se, vai parar ao fundo (fica a mais de 10 cm da superfície) sem os peixes se queixarem! as plantas estão tão bem que produzem oxigénio suficiente para manter os peixes contentes!
diz-se que certas plantas, como as cabombas verdes, exigem sempre fertilização com CO2, mas não é verdade! tive-as neste aqua durante meses e estavam na maior. só que tive que me livrar delas porque as folhas soltas entupiam o filtro. mudei-as para outro aquário mas aí acabaram por sucumbir às altas temperaturas do verão.

para um aquário deste tamanho, acho que não faz falta nenhuma qualquer sistema de CO2 desde que o número de peixes não obrigue a um grande arejamento da água, que eliminaria o CO2 das plantas.
craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

terça nov 06, 2007 7:15 pm

eu tenho dois aquarios montados , um de 120L e outro de 80L, em ambos tenho anubias que volta e meia dao flor,cabombas, feto de java e musgo de java, e em nenhum tem CO2, e elas dao-se lindamente ,( tirando as cabombas ja tenho as outras plantas há um ano...)
mas se quer um aquario plantado aconselho a uzar a bomba de CO2 , mas sem peixes só com plantas, ir fazendo os testes, e só quando vir que tem o aquario estavel é que coloca os peixes , sem pressas que essas coisas demoram o seu tempo, mas atençao nao abuse do CO2...pode envenenar os peixes!
mas se prefere ter algumas plantas com peixes é preferivel escolher plantas resistentes , e utilizar o CO2 de vez em quando
a escolha é sua....
Patatipatata
Membro

terça nov 06, 2007 9:48 pm

Obrigado pela ajuda :D Boa noite
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sábado nov 10, 2007 12:26 am

Para um aquário dessas dimensões sará necessária um lâmpada de 15 W e um aquecedor de 75 W.
A amónia, os nitritos, nitratos e fosfatos (estas 2 últimas substâncias são alimento para as plantas) não vêem os seus valores alterados com injecção de CO2. Na minha experiência um aquário desse volume não necessita de CO2. No entanto, se quiser utilizar um suplemento de CO2 tenha o maior cuidado com os métodos caseiros!! O Ph desce com o CO2 (e por arrastamento o Kh (estabilizador do Ph) e a dureza total (Gh). Peça antes conselho em loja especializada para utilização de CO2. Poderá arriscar-se a baixar demasiado e demasiadamente depressa o Ph.
Patatipatata
Membro

sábado nov 10, 2007 10:36 pm

Antes de mais agradeço toda a ajuda que deram :D neste momento estou virada para o musgo de java para colocar nas rochas tenho la e quem sabe fazer um muro de musgo de java como vi num site. Em relação à lampada estou a tratar disso, estava a pensar arranjar uma de 25W mesmo, assim ja tenho a certeza. Em relãção ao termostato tenho um de 50W que da conta do recado, a temperatura varia entre os 26ºC e os 28ºC. Como ja tenho o aqua habitado e não tenho onde colocar os habitantes, fico sem espaço de manobra para retirar o substracto e colocar outro mais fertil, e pelo que li o musgo de java não precisa desse tipo de substracto. Tambem não precisa de CO2, a iluminação é que é importante para o seu desenvolvimento e estou a tratar disso.

Por enquanto vou ficar pelo musgo de java e quem sabe mais tarde, num aqua maior me aventure por outro tipo de plantas. :D

Boa noite e mais uma vez obrigado pela ajuda :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”