musgo preto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
trabinca
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2006 8:09 pm

domingo nov 25, 2007 11:13 pm

Ora viva

Agora que tinha o aquário a 100% apareceu-me nos dois troncos de carvalho um musgo preto que esta rapidamente a crescer.
Gostava de saber que tipo de problema poderá originar isto e que solução tenho para a sua resolução.
Gostava de saber se existe algum peixe que coma este tipo de musgo pois não queria utilizar tratamentos artificiais.

Renato Ferreira
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça nov 27, 2007 8:17 am

Não é musgo, é uma alga castanha.
Manter a agua com boa qualidade e ter plantas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

sexta nov 30, 2007 1:31 pm

pronto, já foi dito que a cura é tratar da qualidade da água e arranjar plantas.
mas respondendo á pergunta, também há um peixe que come essas (e de resto, todas as algas), o comedor de algas siamês (pesquisa por: Siamese Algae Eater, Crossocheilus siamensis). mas cuidado, porque além de atingir uns 10 cm de comprimento, à medida que envelhece começa a não querer comer as algas (a solução é não o alimentar uns dias, até que se vire de novo para as algas). nem sempre se encontra nas lojas e é preciso muita atenção para não trazer um FALSO comedor de algas, que não come coisa nenhuma!
este peixe pode ajudar a eliminar as algas que se acumularam, mas a longo prazo, para que não voltem, é mesmo mais plantas e mais cuidado com a água e a iluminação.

espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Peixes”