Jasmin,
Se vale a pena comprar ja feito ou mandar fazer, isso depende do tipo e tamanho do aqua que queres.
E muito simples chegares a uma vidreira e pedires para te fazerem um aquario (ca em baixo ha algumas que fazem, logo, em Lx tb deve haver). Sai baratinho! Mas depois precisavas de pensar na "base", no "topo" e nos "reforcos".
Ja um aquario que encomendas numa loja tipo Ruimar vem pronto a ser usado. Fica mais caro do que na vidreira, e obvio mas nao precisas de te preocupar em mandar fazer os reforcos, suporte para lampadas, etc. E claro que podes pedir com ou sem movel. Podes comprar la os acessorios ou ir buscar a outro lado.
Podes tambem comprar um aquario "de fabrica", so a caixa d'agua mesmo. Normalmente sao mais bonitos do que os "caixoes" encomendados (va la, pessoal, digam la se alguns aquas nao parecem mesmo uns caixoes, com aquela tampa de madeira preta feiosa

). Tem uma tampa... como se diz, em portugues...

termoformada? Acho que o termo e este.
Outra hipotese sao os kits. Existem em carradas de tamanhos e formas. Nao estou a falar dos kits de supermercado, sao os das lojas mesmo. Mais caros mas, se formos fazer as contas, acabam por sair mais baratos do que comprar tudo em separado. Isto depende das marcas, claro. E de verificar se o filtro, sistema de aquecimento e iluminacao sao bons ou se vais precisar de substituir pecas por outras de melhor qualidade. Numa boa loja (honesta) informam-te logo se os componentes sao fixes. Muitos destes kits tem a hipotese de ser comprados com movel.
E acho que e tudo...
Podes fazer assim:
1- Ves o tamanho de aquario que podes ter em casa. Mede bem o local onde o vais por e onde fica bem.
2- Defines o tipo de aquario que queres (vai ser um comunitario so que maior, certo?

) para depois veres que tipo de acessorios te servem.
3- Vais a uma loja BOA e ves quais as hipoteses. Ate pode ser que tenham ja la o aquario que precisas.
4- Preparas psicologicamente a familia para que eles nao se assustem quando virem o que vao pagar.
Espero ter ajudado um bocadinho... Isto nao e novidade para ninguem e podem mandar-me calar. A hiperactividade esta no maximo esta manha. Ups! Madrugada! :p
Tem um bom dia piscicola
PS-Ja viram os kitecos Aquapor Space Junior de 60cm que ha no Jumbo? A cerca de 50 euritos. Eta acrilico barato, gente!

Nao sei se aproveite para maternidade...