aquário 60l - comportamento estranho?!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quarta jan 09, 2008 11:06 am

antes de me começarem a bater pelo que digo a seguir, quero informá-los de que sei bem que devia prestar mais atenção aos peixes, mas não tenho tempo de ficar a olhar para eles todos os dias, mal consigo dar-lhes de comer! durante as mudanças é que faço um check-up completo, verifico os parâmetros da água, vejo se estão todos bem de saúde, trato da "jardinagem", limpo algas, caço caracóis, etc.
eu sei que devia ter mais tempo para tratar deles, mas é-me impossível - ou desistia dos peixes, ou desistia da escola. e creio que ainda assim consigo manter os peixes bastante felizes, de tal forma que todos vivem até perto dos dois anos (guppies) e só por duas vezes, em 3 anos de aquário, tiveram doenças. creio que não será razão para desistir dos peixes, para já... não está em questão o cuidado que tenho ou não com os peixes, apenas uma questão acerca da biologia do aquário.
obrigado pela compreensão.

----------

a minha questão é:
é normal um aquário de 60 litros completo (filtro, aquecedor, luz, areão, plantas vivas rápidas e lentas, peixes comedores de algas e alguns guppies) e perfeitamente estabilizado suportar a morte ocasional de um guppy e fazer com que o cadáver DESAPAREÇA completamente em menos de uma semana???

a primeira vez que reparei nisto foi com um macho já muito velho (2 anos), o primeiro que comprei, o antepassado de todos os que tenho hoje. num fim de semana comentei, na brincadeira, que ele já era muito velho, mas ainda parecia estar para durar mais outro tanto. no fim de semana seguinte, ele desaparecera! rebusquei o aquário todo, levantei todas as pedras, remexi todos os troncos, nada! nem uma espinha, nem uma escama, simplesmente eclipsou-se. fiz testes á água, e não notei nada fora do normal. este foi o primeiro caso. outro foi uma plati também já velha e dois machos guppies, mais recentemente.

obrigado desde já.
Marijo2
Registado: quarta jan 09, 2008 12:17 pm

quinta jan 10, 2008 2:06 am

Olá tal como tu tb não tenho mto tempo para o meu aquario... mas tudo vive feliz e cheios de bebes...
No meu aquario é normal não aparecer os cadaveres porque simplesmente os outros comem em 3 tempos....

talvez seja o teu caso..
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta jan 10, 2008 10:17 am

RamsesII...

O que a nossa amiga falou está correto provavelmente algum peixe do seu aqua deve ter feito a faxina e consumiu o cadaver....

Nos fala a fauna que vc tem no seu aqua ....tipo se vc tiver camarão ai é certeza que foi isso que aconteceu....

Abraços

Edu
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quinta jan 10, 2008 10:34 am

Olá a todos,

Entre os primeiros peixes que comprei tenho uma corydora albino que adoro, e então tentei aranjar-lhe companhia.

O primeiro que comprei morreu rapidamente e quando o fui tirar já lhe tinham comido a cabeça (o interior)

Passados uns tempos comprei outro. Parecia dar-se lindamente, muito vivo e comia bem, mas de um dia para o outro desapareceu. NADA.

Como não vejo sinal de doença nos outros, e só tenho a assinalar estas mortes, deduzo que por qualquer motivo não se adaptaram ao aqua, e que os outros peixes, ou talvez os caraçois, tenham visto neles uma boa fontes de proteinas extras.

Um abraço para todos
Isabel "Zabou"
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta jan 10, 2008 10:44 pm

Mete a constituição do aquario para podermos ter uma ideia sff
E já agora a Fauna e Flora.
Mas isso é muito estranho porque os corys são peixes que se dão com qualquer tipo de peixe desde que tenha o mesmo ph claro :wink:
RamsesII
Membro

sábado jan 12, 2008 11:46 am

há uns anos eu tive peixes dourados canibais, e mesmo com eles sobravam as espinhas! com estes não sobra nada...
tenho dois comedores de algas siameses que já não comem algas, e já os vi caçarem e comerem guppies bebés (que mal lhes cabiam na boca), mas não me parece que fossem capazes de devorar guppies inteiros...
os outros guppies, talvez, não sei...
bem, parece que afinal é normal! :D nos "manuais de instruções" de aquários sempre li que um peixe morto podia provocar o caos num aquário, sobrecarregando o filtro e fazendo disparar os nitratos. mas o meu parece nem dar por isso.
enfim, só posso dar-me por muito feliz! :D
Mcavaleiro
Membro Júnior
Registado: segunda jan 07, 2008 3:32 pm

segunda jan 21, 2008 2:24 pm

Boas
Nao te esqueças que o teu aquario a agua é quente e sendo assim a decomposiçao de um peixe é bastante rapida e tb podes ter algum peixe ou ser vivo que ajude ao desaparecimento do cadaver.abraços
Última edição por Mcavaleiro em segunda jan 21, 2008 3:05 pm, editado 1 vez no total.
RamsesII
Membro

segunda jan 21, 2008 2:40 pm

tanto quanto sei os guppies, os platies e os comedores de algas do sião são todos herbívoros, nunca pensei que devorassem (com a ajuda das bactérias) um peixe com espinhas e tudo. mas enfim, os factos falam por si! :D
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda jan 21, 2008 7:38 pm

Isso qualquer um como, nao tenhas a minima duvida e até agradeçem qualquer uma das raças, eu quando um me morre tiro-o mas conheco quem deixe e eles devoram a carcaça.

Em relaçao ao guppys nao te esquecas que eles sao peritos em comer crias e no entanto os alevins sao carninha de peixe :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Peixes”