Acabou de construir o seu aquário ??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
-xana-
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: quinta abr 27, 2006 6:24 pm

terça jan 22, 2008 9:33 pm

Foi tirado de uma revista chamada instinto


E agora… peixes!!!
Espere. Não seja impaciente, ainda que seja normal que o esteja, afinal, acabou de instalar o seu novo aquário e, é claro, deseja vê-lo habitado com os seus novos inquilinos, e o mais cedo possivel. Em primeiro lugar, tenha calma. É preciso agir com cautela. O seu novo aquário ainda não formou as bactérias indispensáveis à sobrevivência dos peixes. Se estiver mesmo muito ansioso, procure os preparados existentes no mercado, para abreviar o tempo de espera. Chamamse bactérias probióticas ou de arranque.

Temperatura
O melhor é começar por preparar a água, aquecendo-a até à temperatura desejada. Para quase todas as espécies, 25º C são o indicado. Nas lojas da especialidade, adquira os práticos e indispensáveis reguladores de temperatura subaquáticos. Permitem regular a temperatura da água através de um simples botão. Pelo sim, pelo não, nos primeiros dias, faça o controle com um termómetro, para se certificar de que a temperatura média se mantém constante, estando ciente de que a mesma não deve nunca variar mais do que 1º C.

Filtros — Água transparente para peixes saudáveis
Outra das prioridades é instalar um filtro ou antes, dois: um para fora e outro para dentro do aquário. Pergunte na loja qual a capacidade de ambos. Devem poder filtrar toda a água do aquário e não apenas uma parte. É o sistema de filtragem que possibilita e garante a vida das bactérias necessárias ao bom funcionamento do aquário. Os filtros têm de funcionar de noite e de dia. Só assim se evita que as bactérias morram por falta de oxigénio, o que poderia intoxicar a água.

Iluminação — Luz para os animais e para as plantas
Feito isto, disponha no interior do aquário as plantas que preferir. Se optar por tê-las, deve permitirlhes entre 10 a 12 horas diárias de exposição à luz. Apesar das plantas se alimentarem do que existe na água, não dispensam a luz. Regra geral, a opção recai nas lâmpadas fluorescentes. São apropriadas para aquários com uma cuba máxima de 50 cm. Caso sejam maiores, aí, o conselho é outro. O melhor será utilizar irradiadores de vapor de mercúrio ou lâmpadas de vapor de metal halogéneo. Uma vez por ano, troque as lâmpadas fluorescentes, cuja potência luminosa inicial tende a diminuir, uma vez que aquecem muito. O recurso à luz artificial tem uma razão simples: o aquário deve estar protegido da incidência directa da luz solar. Esta só favorece o crescimento de algas indesejáveis. Depois de tantos cuidados não deite tudo a perder escolhendo mal a localização do aquário. Agora, sim, venham de lá os peixes.

Myriophyllum aquaticum, planta atractiva indicada para aquários de água doce.
Responder

Voltar para “Peixes”