Alimento vivo para peixes ornamentais.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

sexta fev 22, 2008 3:01 pm

Estou deixando aqui todos os alimentos vivos que já usei com meus peixes e que tive um bom resultado....

Tenébrios

Os Tenébrios são uma espécie de besouro que em sua fase larval são muito utilizados na alimentação de muitos animais, entre eles, peixes, pássaros e répteis pelo seu alto teor de proteínas.

Nome popular: Tenébrio
Nome científico: Tenebrio molittor

Deve-se tomar muito cuidado ao fornecer estes coléopteros aos peixes, pois além de possuírem muita gordura, os Tenébrios, tem a fama de cavar seu caminho de fuga, ou seja, se ingeridos vivos e inteiros, podem "cavar" sua saída de dentro do animal que o comeu, e ninguém gostaria de achar o seu peixe no dia seguinte, morto no fundo do aquário e com um buraco em seu corpo. Lenda ou não, melhor não arriscar. Podem ser encontrados em lojas de pássaros, vendidos como alimento vivo, mas você também pode ter sua própria criação em casa.

Como criar: Em uma caixa de madeira com um substrato especial para eles que deve conter 2 partes de ração de galinha granulada de crescimento ou postura, 2 partes de farelo de soja ou trigo, 1 parte de ervilha seca moída, 1 parte de feijão moído, 1/2 parte de leite em pó e 2 partes de serragem, coloque uns 20 besouros e espere eles começarem a se reproduzir, os ovos demoram uns 20 dias para eclodir. É bom que haja um algodão úmido para eles beberem água
As larvas de tenébrio consistem no seguinte:
Umidade ......................... 57%
Proteína ...........................24%
Carboidratos ..................2,8%
Fibra ...............................2,3%
Cálcio ............................. 0,02%
Indeterminados ............13,88%


Adulto:

Imagem

Pupa:

Imagem

Larva:

Imagem

Todos as fases da vida do Tenebrio:

Imagem


Artêmia Salina


Nome popular: Artêmia salina
Nome científico: Branchipus stagnalis


São ricas em proteínas, vitaminas (principalmente o Caroteno) e sais minerais, é indicada para peixes em tratamento, pois aceleram sua recuperação, os náuplios de artêmia são indispensáveis para alevinos que já não possuem mais o saco vitelino, além do que alguns animais se alimentam quase que exclusivamente de artêmias.
Como criar: Depois de saber de todas essas vantagens que a artêmia oferece, porque não criá-las em casa e ter sempre alimento vivo e saudável para seus peixes? Para isso você vai precisar de um aquário de no mínimo 50L com água do mar ou uma solução contendo uma colher de sal marinho para cada litro d'agua, dissolva na água um pó feito com coral moído até que fique opaca, deixe em um lugar onde bata bastante sol, com isso a água ficará verde e rica em microalgas que servirão de alimento para as artêmias, além de oxigenarem a água dispensando o uso de aeradores, só então compre uma porção de artêmia viva e coloque-as no aquário, elas se reproduzem muito rápido e logo você terá uma boa quantidade, o suficiente para que seja feita um coleta semanal para a alimentação dos peixes, mas nunca se esqueça de deixar algumas para que sua criação tenha uma vida longa, desse modo as artêmias terão uma cor avermelhada e alto valor nutricional mas você também pode ministrar outros tipos de alimentos a elas como fermento biológico, levedo de cerveja e pastas industrializadas próprias para esse fim mas assim elas não terão o mesmo valor nutricional que quando alimentadas com algas. É claro que é mais fácil ir até uma loja toda semana e comprar uma porção, mas se você criá-las saberá que está oferecendo a seus peixes artêmias saudáveis e livres de contaminação.

Artêmia adulta:

Imagem

Imagem

Cultura de Artêmia:

Imagem

Artêmia congelada:

Imagem


Microvermes


Os microvermes da aveia são pequenos nematódeos de aproximadamente 3mm, que vivem em um meio pastoso de farinha de aveia e água, sendo que uma grande vantagem dessa cultura é que eles se alimentam dessa mistura que compõe o meio onde vivem.

Nome popular: Microvermes, vermes da aveia.
Nome científico: Panagrellus redivivus

Ótimo alimento para alevinos, os microvermes de aveia requerem pouca manutenção da cultura, são bastante prolíferos e iniciando-se com uma pequena cultura inicial, em poucos dias já poderá passar a alimentar os alevinos com os microvermes.

Imagem

Imagem

Como criar: Em um pequeno recipiente plástico adicione uma mistura pastosa de água e farinha de aveia, junto a essa mistura coloque uma cultura inicial de microvermes, após alguns dias os microvermes já estarão se reproduzindo abundantemente e ao subirem pelas paredes do recipiente poderão ser coletados para alimentação de alevinos. Para coleta pode-se usar uma lâmina raspando as paredes do recipiente onde está a cultura. Recomenda-se a troca do meio de cultura assim que este comece a escurecer, isso leva em média duas semanas, mas pode ter abreviado esse tempo em caso de regiões muito quentes, para fazer a mudança do meio de cultura, faça uma nova mistura, recolha um pouco de microvermes para servirem como cultura inicial e proceda como na primeira cultura. O recipiente deve ser aberto pelo menos de dois em dois dias. O calor aumenta a produtividade das culturas.



Criação do Bicho do Amendoim:


Besouro do Amendoim (Palembus dermestoides), que produz larvas que não ultrapassam 1 cm de comprimento, sendo por isso as mais indicadas para criação de peixes e alguns pássaros de pequeno porte, como os coleiros e cabocilnhos.
O Besouro do Amendoim é um Coleóptero, da família Tenebrionidae. Tem origem asiática, provavelmente chinesa.
Foi introduzido no Brasil por pessoas que utilizavam com fim terapêuticos, no tratamento de asma principalmente. Poderes afrodisíacos também são atribuídos ao consumo desse pequeno inseto.


Como montar uma colônia?


Caixa de criação:

Pote grande de vidro
(tipo usado para picles)


Uma caixa plástica pode ser usada, desde que possua tampa que permita a renovação do ar na cultura.

Imagem

Aquários são recipientes mais usados para a criação.

Tela:

Um pano ou uma tela tipo mosquiteiro (nylon ou metal), é muito útil para evitar o ataque de predadores como formigas e lagartixas. Uma fita elástica ajuda a fixá-la na parte superior do recipiente.

Substrato:


Farelo de trigo ou Farinha para kibe.

Faça uma camada no fundo do recipiente com cerca de 2cm de altura. Esse será o local onde as larvas irão viver.
O farelo deve ser esterilizado antes do uso, e para isso basta colocá-lo no congelado por 24 horas.

Amendoim cru(com ou sem casca)

O ácido araquidônico presente no amendoim é essencial para esses insetos.
Primeira regra quando se utiliza amendoim: sempre procurar adquirir produtos da melhor qualidade possível, pois o risco de contaminação por fungos é alto.

Espalhe sobre a superfície amendoim triturado, ou em grãos, ou no caso do fornecimento de amendoim com casca será necessário fazer uma abertura numa das extremidades para facilitar o acesso dos insetos. Os besouros normalmente colocam seus ovos dentro do grão.

Fatias de pão integral:

Pão preto, Pão de Centeio, Pão de Cereais, de preferência pães mais úmidos. Coloque fatias de pão cobrindo metade da superfície do substrato.

Imagem

Fonte de umidade

Casca de Banana:

Recomenda-se o fornecimento de alguma fonte de umidade de 2 a 3 vezes por semana. Sendo que as sobras desse alimento devem ser retiradas no dia seguinte ao fornecimento.
Devem ser utilizadas assim que forem retirada, e colocadas com a parte branca virada para cima, de maneira que a umidade não entre em contato com o substrato.
Também podem ser utilizados os seguintes alimentos, desde que bem lavados e isentos de agrotóxico:

:arrow: Legumes: Fatias bem finas de cenoura, Chuchu.
:arrow: Frutas: Casca de Maçã, Pêra.
:arrow: Verduras: Couve, Repolho.

Imagem


Cuidados:

Se houver excesso de umidade na criação de insetos, principalmente no inverno, aparece algo parecido com um polvilho nas paredes do frasco de criação, este é o “ácaro da farinha”.
Ele é muito pequeno, mais se for observado com atenção pode-se ver que se move lentamente. Este ácaro mata as larvas lentamente.
Tratamento: passar todo conteúdo da caixa para uma forma de pizza e expor ao sol direto por 10 minutos. Em seguida, lavar bem a caixa de criação com
água e sabão e recolocar os insetos e o substrato. Limpar a borda superior da caixa com álcool, e repetir o processo diariamente até que os ácaros desapareçam.

Reprodução:

São animais noturnos, e por isso recomenda-se um local sombreado para sua criação.
Este coleóptero se desenvolve melhor com clima quente e úmido. Temperatura ideal entre 25 –30 ºc e umidade relativa de 70 – 90%. Calor e frio em excesso matam os besouros.
Possuem ciclo completo: ovos – larvas – pupas – besouros.

Ovos:

As fêmeas realizam a postura sobre o substrato ou dentro dos grãos.
Cada fêmea coloca de 200 ovos durante o período reprodutivo.
Incubação: 1 – 2 Semanas.

Larvas:

O tamanho das larvas vai de 1 a 10 mm, e chegam a permanecer neste estagio por até 2 meses.
Durante o crescimento, trocam a casca quitinosa de 5 a 10 vezes, conforme a temperatura, umidade relativa, capacidade de consumo, tipo de alimento e a interação entre esses fatores.

Imagem

Pupas

A larva interrompe seu crescimento, diminuindo a atividade e adquire o formato de “C”.
É um estagio considerado crítico. Pela possibilidade de morte por desidratação.
Permanecem nesse estagio cerca de 1 semana.

Imagem

Imagem

Besouro

Medem cerca de 5mm de comprimento por 1mm de largura.
Chegam a viver por 15 – 20 meses.

Imagem

Todas as fases da vida do besouro do amendoim:

Imagem

:arrow: Alimentado seu peixe com a larva:

Recomendado para peixes de porte médio como Acará Bandeira (scalar), Discos, mais por experiência própria sei de outros peixes menores que aceitam bem este tipo de alimento, que são os Bettas, Néons, Rodostumos, Mato Grosso, tetras em geral pegam este tipo de alimento.

Este tipo de alimento deve ser oferecido apenas 1 ou 2 vezes por semana nunca como alimentação principal, é muito importante que a alimentação principal seja uma ração de qualidade.

Por: Carlos Eduardo Coraza
Última edição por DUDU1 em sexta mar 07, 2008 1:06 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
miguelabm
Membro Veterano
Mensagens: 1326
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta fev 22, 2008 6:27 pm

porreiro :wink:
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

domingo fev 24, 2008 1:19 am

Da minha experiência com Tenébrios
é que são bons para peixes maiores.

Da Artêmia Salina sou fã.

Microvermes não é necessário.

Bicho do Amendoim esse gostava de expermintar, mas falta a colónia inicial.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
miguelabm
Membro Veterano
Mensagens: 1326
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo fev 24, 2008 2:29 am

Eu só tenho tenebrios e zofoba(nao me lembro do nome correcto) para alimentar ratos, peixes, tartarugas e passaros. Mas tambem gostava de experimentar o bicho do amendoim, mas como referiu o Aquapet, falta a colonia inicial...nunca vi a venda :?
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

domingo fev 24, 2008 9:41 am

Bom dia a todos.....

Miguel, que bom que tenha gostado.

A colonia de besouro do amendoim vc pode conseguir com criadores de passaros... eu comprei a minha pela internet.....

Aquapet, não acho que seja desnecessario a cultura de microvermes....

Me diz, já que tem tanta experiencia com escalar o que vc fornece para eles logo apos o nascimento, e para os Bettas o que vc fornece para os alevinos, não sei se vc leu o texto por completo mais eu sito este alimento apenas para alevinos !!!!!!!!!!!!!

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda mar 03, 2008 8:29 am

O aquário já tem colónias de alimento suficiente para essas ninhadas tal como outros como os paulistas ou danios zebra como chamamos em Portugal.
Tenho um amigo que gosta de microvermes e recomendou a perto de 4 anos na internet e muitos passaram a utilizar.
Na minha opinião os micromermes fazem mais mal que bem aos alevins.
A artemia recem-nascida é suficiente para os adultos que cuidam da ventilação dos alevins e quando este comecam a comer a artemia aumento a dose.

Quando é mesmo necessário dar um suplemento alimentar a alevins prefiro alimento para invertebrados de água salgada. Existem algumas marcas no mercado a maioria americanas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta mar 05, 2008 6:56 pm

Parabéns está muito bom.

Ainda não tive tempo para ler :oops:
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta mar 06, 2008 12:31 pm

Xave....


Quando vc tiver tempo de ler me fala o que vc achou .....

É bom saber a opinião de aquaristas assim como vc !!!


Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
fofuxa
Membro
Mensagens: 55
Registado: terça dez 05, 2006 4:01 pm
Localização: caturras, cocker e peixes tropicais

quinta mar 06, 2008 1:39 pm

muito bom dudu vai ser muito util para mim =) e para todos aqueles que ainda nao se aventuraram =)
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta mar 06, 2008 2:02 pm

Mi fico feliz que esta sendo util para vc....

E espero que seja para mais pessoas.....

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Tioayres
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm
Localização: Carpas, kinguios, tilápias, espadas, guppys, etc.

quinta abr 03, 2008 10:39 pm

DUDU, meus parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa sobre alimento vivo para peixes ornamentais.
Pessoas iguais a você é que fazem a diferença. Pesquisa, pratica, aprende e divide o conhecimento com outros mais, afim de propagar o hobby e aumentar o número de adeptos. Gostei. :D

Esse tópico, contém informações suficientes para despertar o interesse de qualquer iniciante em criar esses alimentos, só não o farão se não o quizerem. :roll:

Existem uma gama de produtos industrializados que atendem muito bem a alimentação dos peixes mas, geralmente um hobbysta "costuma" querer por a mão na massa ou seja, gosta de manipular, criar, inventar e obter prazeres praticando pequenos atos inerentes as particularidades que o aquarismo oferece. Isso "se" ele gostar ou quizer praticar, caso contrário ele simplesmente pode pagar e outros farão tudo que um belíssimo aquário necessita e ele simplesmente o aprecia como um objeto advindo do poder do dinheiro. :wink:

Para finalizar comentarei um detalhe que observei e que entendo ser bastante necessário, ok? Sou um surfista nato da web e acredito ser uma boa política praticar o que sugiro.
Como acredito que o conteúdo desse tópico seja material compilado de outras fontes endendo ser bastante coerente, no mínimo, citar as fontes pesquisadas afim de conceder os devidos créditos aos de direito.
Isso uma observação que faço portanto, é competência sua acata-la ou a desconsiderar, ok? :oops:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
cris17
Membro Veterano
Mensagens: 2565
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
Localização: Repteis, aves, peixes, mamiferos...

quarta abr 15, 2009 10:19 pm

bem pela minha experiencia microvermes substitui a artemia e sai extremamente barato..assim como os tenébrios mas estes sao bons para peixes de tamanho medio e/ou grande.
possuo culturas de ambos os bicharocos se alguem precisar ja sabe :D
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

domingo jul 03, 2011 7:47 pm

ola, estou a construir um site, e gostava de saber se posso colocar la alguns dos teus posts, claro com a tua assinatura por baixo, podes ir la ver:
http://aquario.jimdo.com/ se me deixares, envia os posts e o nome que queres que ponha como assinatura para: [email protected], de qualquer maneira, agradeço que respondas,
obrigado.
ReptilXxX
Membro Veterano
Mensagens: 461
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

segunda jul 04, 2011 12:01 am

Boas só uma questao, alguem me pode indicar, por PM o nome de lojas que vendam artemias salinas vivas? Obrigado
Responder

Voltar para “Peixes”