Olá a todos.
Se alguem me puder ajudar a descobrir a doença que atacou os meus escalares, desde já agradeço a colaboração que possam prestar.
Na quarta feira reparei que um dos quatro escalares que possuo (tenho um aquário de 200 litros e o escalar é o meu peixe preferido), não se foi alimentar como era habitual, estando “parado” atrás de um biombo. (É o maior dos dois que aparecem na foto).
Na quinta a situação repetiu-se. Ainda pensei em enxotá-lo com o camaroeiro para ele sair de trás do biombo, mas, hesitante entre não fazer nada e assustá-lo, deixando-o stressado, preferi deixá-lo estar.
Ontem, ao chegar a casa, fui logo ver como estava e, finalmente enxotando-o para onde o pudesse ver bem, deparo-me com algo que nunca tinha visto: o escalar encontra-se baço, perdeu todo o brilho, e apresenta aquelas manchas esbranquiçadas por cima da cabeça que são visíveis na foto. Também me parece ter as guelras mais avermelhadas do que o costume e estar mais ofegante.
Quanto aos outros escalares, o maior de todos aparenta estar normal, mas os dois mais pequenos, um deles também visível na foto, encontram-se igualmente baços e parece-me que também já a ficar com manchas.
Os outros peixes que partilham o aquário com os escalares não parecem estar afectados, e, visto que os escalares mais velhos estão cá em casa há mais de três anos, sem problemas, a única explicação que encontro para isto terá a ver com um outro escalar que comprei há oito dias e que morreu no dia seguinte, provavelmente com algo que trazia da loja e que terá passado aos outros.
Já estive a ver na net se descobria o que é, mas não cheguei a conclusão nenhuma, e as lojas que existem por aqui perto também não confio muito nelas, é que eu não percebo assim tanto disto, mas eles ainda me parecem perceber menos.
Se alguém me puder ajudar, agradeço.
Luís