Antes de mais gostava de vos mostrar o aspecto do meu aqua quando me iniciei neste mundo fantástico da aquarófilia, e o aspecto actual :

A Anubia do jarrão cresce bem, a Elodea cresce de tal forma que já esconde o tronco de porcelana e o termostato, a valisneria continua na mesma ou seja pequena.
Troquei o fundo por um filme preto, e a lâmpada de origem por uma Power Glo 15w T8.
O meu probelma é o seguinte :
O meu aqua tem 60x30x30, com cerca de 45L reais.
1 aquecedor Scuba 100W
1 filtro interno Aquapor AQ300
uma bomba de ar (que entre tanto desliguei)
e a lâmpada acima referenciada
tenho 3 corydoras albinas, 1 corydora panda, 2 limpa-vidros dourados, um botia palhaço (o colega morreu) e 5 Guppys (machos)
Não uso fertilizantes
Ultimamente têm aparecido algas pretas que eu acho serem as tais filamentosas. Lamento mas por mais que tente não consigo tirar fotos. As folhas das anubias ficam pretas nas beiras, e ganham os tais pêlos pretos.
Será que o fundo preto aliado a nova lâmpada podem ter provocado isto??? Tenho tentado fazer mais TPA's mas não vejo grande mudança. Será que devo passar de 10 para 8h de luz por dia??? A elodea também está a ganhar uma cor verde escura que não me agrada.
Será que se eu arranjar onde pôr o botia, e arranjar camarões red cherry ou red chrystal estes podem tratar destas algas?
Obrigada pela ajuda
Isabel "Zabou"