algas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quinta mar 27, 2008 9:07 pm

Ola a todos,

Antes de mais gostava de vos mostrar o aspecto do meu aqua quando me iniciei neste mundo fantástico da aquarófilia, e o aspecto actual :

Imagem

Imagem

A Anubia do jarrão cresce bem, a Elodea cresce de tal forma que já esconde o tronco de porcelana e o termostato, a valisneria continua na mesma ou seja pequena.

Troquei o fundo por um filme preto, e a lâmpada de origem por uma Power Glo 15w T8.

O meu probelma é o seguinte :

O meu aqua tem 60x30x30, com cerca de 45L reais.
1 aquecedor Scuba 100W
1 filtro interno Aquapor AQ300
uma bomba de ar (que entre tanto desliguei)
e a lâmpada acima referenciada
tenho 3 corydoras albinas, 1 corydora panda, 2 limpa-vidros dourados, um botia palhaço (o colega morreu) e 5 Guppys (machos)
Não uso fertilizantes

Ultimamente têm aparecido algas pretas que eu acho serem as tais filamentosas. Lamento mas por mais que tente não consigo tirar fotos. As folhas das anubias ficam pretas nas beiras, e ganham os tais pêlos pretos.

Será que o fundo preto aliado a nova lâmpada podem ter provocado isto??? Tenho tentado fazer mais TPA's mas não vejo grande mudança. Será que devo passar de 10 para 8h de luz por dia??? A elodea também está a ganhar uma cor verde escura que não me agrada.

Será que se eu arranjar onde pôr o botia, e arranjar camarões red cherry ou red chrystal estes podem tratar destas algas?

Obrigada pela ajuda
Isabel "Zabou"
pallladio
Registado: domingo fev 24, 2008 3:22 pm

quinta mar 27, 2008 9:19 pm

podes sempre arranjar um octocilus afinnis sao uns optimos comedores dessas algas...
nao tenho a certeza sobre o porque do aparecimento dessas algas, nao me recordo s era luz a mais ou luz a menos. que genero de lampada tens?
ZABOU
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 9:26 pm

Boas,

Tenho uma Power Glo de 15W T8, ligada 10h por dia desde há já bastante tempo.

Já ouvi falar desses peixes, mas parece-me que crescem bastante, por além de eu ter lido algures que com o tempo deixam de comer as algas e habituam-se as pastilhas. Para isso já tenho os 2 dourados e o botia, que passam a vida a correr com as corydoras para poderem comer as pastilhas à vontade.

Será que os camarões não resultariam?? Por alem de serem mais pequenos, também são giros. Estou a gostar muito desta ideia. Até já me lembrei de arranjar musgo de Java para cobrir o tronco em vez de o esconder com a Elodea.

Que acham???
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 27, 2008 9:28 pm

Olá Zabou.

Antes do mais deixe-me dizer-lhe que independentemente das algas o seu aqua está muito mais bonito agora, o fundo negro foi uma boa opção e se fosse meu retirava a decoração artificial e substituia por um tronco ou rocha vulcânica, podava também a elódea que cresce demais!

Talvez tenha demasiadas horas de luz sim. Os camarões também podem dar uma ajuda. Quanto ao botia ou o dá se optar pelos camarões ou arranja mais um ou dois exemplares, não é um peixe "feliz" sozinho. Os ottos e ampulárias também podem dar uma ajuda mas nada como a limpeza frequente do aqua e das folhas das anúbias. Também tenho essas algas no aqua de víviparos e elas só aderem às folhas das anúbias.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ZABOU
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 9:43 pm

Ola dinodane,

Por acaso estou a pensar nisso.

Gostava de arranjar outro aqua para pôr no quarto da minha filha. Aí punha este tronco artificial, algumas plantas e femeas Guppy ( para as separar dos machos e evitar problemas de consanguinidade) também lá punha este botia com mais uns amigos.

Neste aqua da minha sala de jantar recomeçava do zero pois falhei redondamente na parte do substrato. punha um bom substracto com uma areia melhor, um sistema de injecção de Co2, plantas mais variadas camarões e um tronco natural ou pedras. Tenho é medo que me mexe muito com o Ph, mas acho mesmo que vou arriscar. Estou a espera de uma boa oportunidade para não gastar demasiado dinheiro, pois para fazer isto vou ter que investir nos 2 aqua ao mesmo tempo, substracto, areia, filtro novo para o meu aqua principal (aproveito este para o novo) o Co2, 1 temostate para o novo aqua, peixes, plantas, etc....

Lá para o verão vou mesmo me lançar nisso. por enquanto quero perceber o que se passa, e obter o máximo de informação sobre os subtratos e Co2.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 27, 2008 9:46 pm

Acho muito bem essa ideia..

E sempre dá para ter dois aquarios completamente opostos :D
ZABOU
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 9:57 pm

pois é,

Por enquanto vou baixar para 8h de luz por dia, e tentar fazer mais TPA's.

Quanto as alterações, mais tarde volto a chatear os veteranos para tirar dúvidas antes de fazer alguma coisa.

Obrigada.
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

sexta mar 28, 2008 10:13 am

Zabou .....

Me diz uma coisa as algas são pretas???

Pois se forem pretas podem ser algas petecas....

Vc injeta Co2 no aqua? estas algas aparecem em sistemas com pouco Co2...

Se puder coloque uma foto das algas assim fica mais facil de te dizer que algas é e que tipo de tratamento vc deve realizar....

Ah mais uma coisa .. Botia cresce demais para o tamanho deste aqua!!!!

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
ZABOU
Membro Veterano

sexta mar 28, 2008 5:19 pm

Ola Dudu1,

Referente ao Botia, eu sei que crescem bastante, mas eu não me conseguía safar de uma praga de caracóis (todos os dias ia a caça dos caracóis sem nunca ver diferença nenhuma) por isso tive de comprar 2 pequeninos para me tratarem do assunto. 1 infelizmente morreu, ainda vai levar algum tempo até este não caber aqui, quando chegar a altura arranjo-lhe uma casa maior.

Eu não injecto Co2, é uma das coisas que vou tentar fazer quando remontar o aquário. Por acaso já tinha pensado nisso da falta de oxigénio, por isso subi o filtro interno para que mexe melhor a superfície da agua. Será que um filtro externo não ajudaria também nesse aspecto?

Eu lamento mas não consigo tirar fotos decentes, quer das algas quer dos peixes. :cry:

Será que não me arranjam fotos para eu dizer "é esta" ou "é aquela"??

Obrigada pela ajuda.

Isabel "zabou"

PS: Notei que se abanasse as elodeas largavam porcaria, por isso hoje fiz uma TPA, tirei a elodea toda, lavei bem lavada, podei bastante, e voltei a plantar. Espero que a agua circule melhor e o filtro a limpe melhor.
ZABOU
Membro Veterano

sábado abr 05, 2008 5:00 pm

Lamento insistir mas gostava mesmo de ver fotos dos diversos tipos de algas que pelos vossos aqua já apareceram. É que por mais tentativas que faça, não consigo fotos de jeito, e detesto ver a anubia neste estado.

Já agora, falaram-me em aranjar comedores de algas siameses ou cascudos"Pitbull", será que resulta??? Tentei pesquisar e descobri que muitas lojas vendem Parotocinclus spilosoma por Parotocinclus jumbo, também vi fotos mas sinceramente acho que não conseguiria destinguir um do outro.
Visto o meu aqua ter só 60x30x30, o que me aconselham ?
1) Arranjar esses peixes
2) Despachar o meu botia e arranjar red cherry's ou red Chrystal

Devido ao aqua ser pequeno preferia os camarões (e também porque são giros) mas sinceramente não sei.

Por fvr ponham cá fotos.

Obrigada
Isabel "Zabou"
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo abr 06, 2008 10:12 pm

Em relação a colocares camarões se gostas acho bem, eu nos meus aquarios tenho camarões, corys e CAC ( comedoures de algas chineses ) e fazem todos um excelente serviço.

Agora um reparo falas-te nos Red Crystal, tens ideia de quanto é que são cada um?

Tenta ter sempre atenção aos peixes que metes no aquario porque tem de ser limitado :wink:

De quanto em quanto tempo fazes TPA's?

Que tipo de fotos desejas?
Porque é que não pesquisas na net, encontras lá fotos maravilhosas :wink:
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda abr 07, 2008 8:37 am

Gostei da mudança de localização do aquecimento, ficou melhor.
As eledeas são uma praga linda, mas que necessitam sempre de uma poda.
AS anubias estão a ficar lindas.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 10:34 am

Aquapet, ainda bem que gostou, mas eu não mudei o termostate de sitio, tirei foi o autocolante prateado demasiado vistoso e pus elodeas a frente. Também acho que fica melhor. De facto estou a ficar um pouco farta das elodeas, como estou a pensar em pôr camarões acho que vou tentar arranjar musgo de java e prender ao tronco, as elodeas crescem de mais e ocupam muito espaço que eu prefiro guardar livre para os peixes nadarem a vontade.

Xaves, eu estou a pensar em pôr camarões justamente para não exagerar na quantidade de peixes. Eu costumava fazer TPA's 1xpor semana, mas ultimamente faço 2. A luz passei de 10h para 8h. sobre as algas, já procurei na net, mas não encontro fotos, apenas textos a falarem dos diferentes tipos de algas que existem e os tratamentos. Continuo sem saber que algas são., mas também não é nada de exagero, apenas não gosto de ver aquilo nas anubias. Já vi o preço dos Red crystal :o , vou começar pelos red cherry. Até vi um site onde al´guém vendia baratinho.VOu tentar, a não ser que alguém por cá tenha para me vender/ofereçer (quero evitar ao máximo comprar nas lojas)
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 07, 2008 8:16 pm

Boas,
Para fotos experimenta aqui:

http://www.guitarfish.org/algae

Cumps.

P.S.: é em inglês mas é o melhor que consegui. :?
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 08, 2008 8:44 am

Não concordo em evitar as lojas pois se não fosse a PetFish os red´s não eram tão conhecidos como são. Infelizmente essa loja fechou e uma grande ajuda foi o comercio entre particulares.

No caso dos red´s eles são muito mais barato em particulares, isso é verdade. Esperemos que as coisas se alterem.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”