Ajuda URGENTE para peixe Betta combatente!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 21, 2008 11:44 pm

Boas,
Sim é bem possível. Os peixes não são animais que se comportem baseados exclusivamente no instinto. Têm inteligência e memória.
Tens aí uma bela amizade a nascer.
A Iara quer é a comida dele: cheira a peixe :lol: . Isso passa-lhe :wink:
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça abr 22, 2008 12:03 am

Boas Tilapia

Espero mesmo que seja uma amizade, pois ter de fechar as portas à Iara ia ser um grande tormento para ela e assim o Tailes tem companhia o dia todo :)

E eu a pensar que ela tava com ciúmes por causa de ter de dividir a minha atenção... afinal é só do cheiro do peixe! Ganda gulosa :evil:

Vou dando noticias do Tailes ou da dupla maravilha (Iara - Tailes)

Quando tiver noticias do Velvet, também pode nos pode contar, que eu e o Tailes vamos gostar de saber... e talvez a Iara também eheheh

Cumprimentos
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quarta abr 23, 2008 11:24 pm

Boas

Vim dar noticias do Tailes...

Hoje quando cheguei a casa já estava escuro e como é costume fui ver o Tailes, acender-lhe a luz e dar-lhe a segunda dose de comida.

Quando cheguei perto dele, ele estava de barbatanas todas abertas e começou a nadar à volta do aquário rente aos vidros. Depois abria e fechava a boca à superficie da água, fazia bolhinhas de ar e ia atrás das próprias bolhinhas. E até me abocanhou o dedo com os operculos abertos Parecia-me mesmo zangado :evil:

Já reparei que se colocar a comida logo que acendo a luz , ele n come. Só come passado algum tempo. Mas pensei que quando escurece ele ficasse mais quieto e depois quando acendo a luz precisasse de tempo para despertar ehehe

Mas depois de hoje, fiquei a pensar que se calhar faço mal em acender a luz depois de escurecer, porque é como se tivesse duas noites e dois dias num só dia. N sei como é o comportamento deles no escuro, mas penso que tenha pouca actividade, então isto deve incomodá-lo :P

Espero ter conseguido explicar-me, porque gostava de saber qual a vossa opinião sobre isto.

Cumprimentos
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quarta abr 23, 2008 11:32 pm

Olá wenxi,

Na minha opnião o melhor a fazer é vc colocar uma luminaria no aqua controlada por um timer

Assim vc pode regular a hora que a luz acende e que apaga, com isso simulando o que é dia e o que é noite, sempre que o mais indicado é 10horas de iluminação

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quarta abr 23, 2008 11:36 pm

Boas,
Pois é bem possível que lhe estejas a alterar o ciclo circadiano (do sono e da vigília) e isso não lhe agrade.

Não há nada como um aquário com luz própria, ligada a um temporizador (relógio que se liga à corrente e programa) para simular o dia e a noite, tendo o cuidado de não ultrapassar as 10 horas de luz por dia para não esverdeares a água.

Espero que continue a correr tudo bem. O Velvet há-de mandar umas fotos dentro em breve.
Cumps.

Agora é que vejo: DUDU1 adiantou-se a mim :D .
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quarta abr 23, 2008 11:38 pm

Boas Dudu1

Ele deve ter cerca de 10h de luz do dia, porque na divisão onde ele está tem janela para a rua, mas como só lhe dou de comer quando saio, aproveito quando chego por volta das 23h, para lhe dar outra vez comida e daí acender a luz. Depois deixo estar ligada umas 2 horas e volto a desligar.

É preferível dar de comer só uma vez e deixá-lo sossegar depois de escurecer ou quando falava em 10h de iluminação, referia-se a iluminação artificial?

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quarta abr 23, 2008 11:44 pm

wenxi Escreveu:Boas Dudu1

Ele deve ter cerca de 10h de luz do dia, porque na divisão onde ele está tem janela para a rua, mas como só lhe dou de comer quando saio, aproveito quando chego por volta das 23h, para lhe dar outra vez comida e daí acender a luz. Depois deixo estar ligada umas 2 horas e volto a desligar.

É preferível dar de comer só uma vez e deixá-lo sossegar depois de escurecer ou quando falava em 10h de iluminação, referia-se a iluminação artificial?

Cumprimentos
Eu referia-me a iluminação artificial e aposto que o DUDU1 também. É a luz mais forte que ele recebe e sobrepõe-se à luz natural da janela.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quinta abr 24, 2008 12:06 am

Boas Tilapia

Vou ficar à espera dessas fotos :wink:

Desculpe, não tinha visto a sua resposta anterior... deve ter enviado enquanto respondia ao Dudu1 e depois já n vi :P
Tilapia Escreveu:Boas,
Pois é bem possível que lhe estejas a alterar o ciclo circadiano (do sono e da vigília) e isso não lhe agrade.
Então até ter o aquário novo com iluminação é preferivel só lhe dar comer quando saio e n acender a luz depois, do que lhe estar a provocar estas alterações :P

Quanto às 10h de iluminação... elas devem coincidir com as horas de claridade ou posso programar para ligar da 13h à 1 hora da manhã, por exemplo?
Isto para poder ter tempo de lhe dar comida pelo menos 2x ao dia... que como me explicaram é melhor que só uma.

Cumprimentos
DUDU1
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta abr 24, 2008 12:58 am

wenxi...

Eu alimento os meus peixes só uma vez por dia e nunca tive problemas com isso, só nos fins de semana que alimentos eles, tres vezes ao dia variando o maximo que consigo no tipo de alimento....

Mais voltando no assunto da iluminação vc poderia programar para ligar por voltas das 14:00hs e desligar as 24:00hs

Sempre lembrando que se vc não tiver plantas no aqua, vc não precisa de mta iluminação apenas uma iluminação que permita que vc consiga observar o peixe para ver se esta comendo, se está com algum sinal de doença.... e até mesmo para vc disfrutar do seu aqua adimirando-o.....

Tilapia...

Quase que respondemos juntos... :D
e ainda bem que falamos a mesma coisa...8)


Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

quinta abr 24, 2008 2:15 am

Boas Dudu1

Só agora verifiquei que dei um exemplo com 12h de iluminação.. parece que hoje n sai uma certa :oops:

Então se podemos controlar assim as horas, dá para alimentá-lo as 2 x. Como ainda me estou a habituar a ele e o Tailes devora toda a comida que lhe ponho, prefiro dar mais de uma x, para o caso dele ficar com fome :P

Obrigada pela ajuda.

Vou deixando noticias do Tailes.

Cumprimentos
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

sexta abr 25, 2008 9:40 pm

Boas a todos

Comprei hj o aquário novo para o Tailes :)

É o aquário Junior 40 que está neste site:

http://www.aquarioreef.com/produtos.php ... am=7&gpo=2

Os outros 2 modelos têm mais capacidade, mas só havia o arredondado e embora fosse mais alto, parecia que se tornava mais pequeno ... n gostei :P

Só tenho duas questões:

:arrow: O sistema de iluminação está colocado na tampa do aquário na parte oval, é uma lâmpada de 11W daquelas pequenas, de cor amarela. Na semana passada tinha visto em aquários maiores com lâmpadas fluorescentes (acho que se chama assim), que teriam luz branca.
A cor da luz é indiferente?

:arrow: O aquário trouxe outro filtro... o antigo que tenho só tinha lá dentro uma esponja, mas este novo tem a esponja e umas pedras. Sei que o filtro antigo já tem o ciclo feito, mas este novo n será melhor?

Amanhã vou comprar o temporizador para a luz e algo para a decoração, depois coloco fotos da casa nova do Tailes :)

Cumprimentos
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

sábado abr 26, 2008 8:11 pm

Boas a todos

Surgiu-me outra dúvida...

Se a resposta à minha anterior dúvida for usar o Filtro antigo, que já fez o ciclo, como devo proceder para o limpar quando tiro do aquário antigo ou n deve ser limpo?

cumprimentos
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

segunda abr 28, 2008 8:18 am

Imagem

Se a ideia é ter apenas o betta é uma boa solução pois pode ter uma pequena iluminação, filtro interior e aquecimento.

Já fiz alteração a um que vendi colocando um filtro de cascata, funciona melhor que os interiores.
Noutro para ter plantas, retirei a tampa e coloquei iluminção suspensa com uma lâmpada flurescente PL.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça abr 29, 2008 12:21 am

Boas Aquapet

Este aquário é só para o Tailes :!:

Se um já me dá que fazer, n sei o que faria com mais :P

Pelo que percebi, então a lâmpada fluorescente só seria necessário para pôr plantas naturais, mas como vou usar tudo artificial está ok :wink:

Mas já sei que se precisar de engenhocas é para falar consigo :)

Já agora, espero que n seja despropositado... mas vi que era dono de petshop e como n consigo encontrar na minha zona os testes para a água da JBL, se vender, pode-me mandar uma MP com a direcção da sua loja?

Obrigada

Cumprimentos
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

terça abr 29, 2008 8:32 am

Sou dono de uma petshop, mas estou aqui como particular e agradecia que as perguntas comerciais sejam feitas por MP ou por e-mail (para respeitar as regras do forum).

Em relação a questão que pergunta, envia-me a tua localização que envio-te indicação de lojas na tua zona onde podes adequirir esses testes da referida marca. Também existem outras marcas que também funcionam bem, pensa no assunto.
Se as lojas em questão não servirem ou se preferires fazer-me uma visita terei muito gosto. Se quizeres o meu contacto, ele está na net, pesquisa em "aquapet".

Sobre o teu tópico: Um aquário com plantas naturais funciona melhor e na minha opinião é mais bonito.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”