Ajuda URGENTE para peixe Betta combatente!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

domingo abr 06, 2008 2:00 am

Desde já as minhas desculpas pelo texto ser extenso, mas assim penso que me podem ajudar com mais precisão.

No passado sábado comprei numa loja de animais um Betta Azul (com cerca de 3 cm era dos mais pequenos da loja), que estava num aquário de água fria apenas com plantas que julgo serem naturais.

Desde aí a minha vida tem sido uma loucura a tentar fazer os possíveis para o peixe ter as melhores condições, pois parece que tudo me corre mal.

Já uma vez me tinham oferecido um betta, que viveu num aquário rectangular com cerca de 10l de água fria e tudo tinha corrido bem, resolvi ter outro.

Na loja mostraram-me um aquário quadrado com cerca de 12 cm de lado e explicaram-me que era mesmo para os bettas, que eles não precisavam de muita água e que se quisesse um betta que estava num aquário de água quente também podia trazer porque eles passado 30 minutos de estarem no saco a água ia arrefecedno e eles iam adaptando-se à temperatura.
Acabei por trazer um que estava em água fria com medo que não se adapta-se e comprei um aquário de 5 l que trazia bomba de ar incluída.

Quando cheguei a casa, coloquei o areão, a bomba de ar e uma planta artificial no aquário e 5l de água de garrafão (também me foi dito que assim a água não precisava de tratamento porque o aquário era pequeno) e logo de seguida o peixe.

Resultado: O animal ficou dois dias sem comer e pouco ou nada se mexia, Primeiro julguei que era normal mas depois fiquei preocupada e vi na net que afinal estes peixes vivem bem é em água quente e fui logo comprar um termoestato de 25watts.
Tirei o peixe do aquário e deixei-o numa terrina de vidro com cerca de 0,5l de água e aquecido com uma lâmpada, para adequar a temperatura da água do aquário com o termoestado, para meu azar o termoestado estava avariado e aqueceu a água até aos 35º durante dois dias. E o desgraçado sempre dentro da terrina.
A água do aquário ficou turva e tudo lá dentro estava pegajoso (penso que foi pela temperatura ter sido alta). Quando coloquei outro termoestato de 25 w, troquei o areão, pois parecia que este estava a largar cor e lavei bem a planta e o termometro e voltei a montar tudo com 5 litros de água do garrafão.
Na manhã seguinte (quinta-feira) a água estava a 25º e coloquei lá o peixe. Liquei a bomba de ar, mas provocava muito agitação na água e desliguei.

Na sexta feira de manhã já veio comer artémia congelada (acho que se chama assim) e de noite os flocos próprios para betta. Fiquei toda contente.

Pensei que tinha resolvido tudo mas hoje (sábado) volto a estar muito preocupada, porque agora a água ficou de novo turva em apenas 3 dias e o peixe continua sem grande movimento. Ainda liguei a bomba de ar externa, mas embora tenha vindo com o aquário, acho que tem muita força, porque quando a ligo agita a água toda do aquário, não deixando o peixe ficar sossegado ao de cima como tanto gosta e acabei por desligar.

Tentei obter mais informações aqui e noutros sites, mas cada vez fico mais baralhada, porque é dito muita coisa e normalmente falam em relação a aquários muitos grandes e não sei se o que dizem se aplica à minha situação.

Amanhã vou comprar mais água e mudar pelo menos 1,5l de água, porque nem sei se posso mudar tudo ou não por causa das colónias que se formam.

Por favor, orientem-me como devo fazer para que este peixe não passe por mais:

É normal a água ficar turva em 3 dias?
Devo ligar a bomba de ar?
Será que o areão não serve para a água quente (25º) ou a planta artificial?
A água do garrafão precisa na mesma de tratamento?
É normal ele não ser muito mexido? Precisa de companhia, mesmo tendo estado sozinho na loja?

A quem teve a peciência de ler isto tudo e me puder ajudar, o meu muito mas mesmo muito obrigada, porque estou mesmo nervosa sem saber o que devo de fazer e não queria ficar sem o Tailes (é o seu nome).
Última edição por wenxi em domingo abr 06, 2008 2:26 pm, editado 1 vez no total.
Megred
Membro Veterano
Mensagens: 424
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo abr 06, 2008 12:19 pm

Boas.


O betta consegue viver em aguas com baixo teor de oxigénio dissolvido , graças ao orgão externo que tem o labirinto , por isso acho que a bomba não é necessário pois o betta está bem adaptado.

2º A agua tem de estar sempre com o anticloro porque por mais pequeno que seja a quantidade de cloro é prejudicial ao betta.

3º O betta é um animal de sangue frio por isso quanto mais alta a temperatura mais ele se reproduz e mais ele come.

4º O pH do aquario como está ? 6.8 7.2 é o mais aconselhavel.

5º O betta é um peixe que não gosta muito da alimentação em flocos , deve ser acostumado desde nascença e como não é o caso acho eu não me parece uma boa alimentação para ele.

6º O betta é conhecido como o betta combatente por isso se queres um juntar um betta é um do sexo oposto . O betta dá-se bem com a maior parte das outras especies.

7º Quanto mais pequeno o aquario pior é para um iniciante pois é mais dificil controlares os valores da agua ( dH , pH ) por isso se fosse a ti colocava o betta num espaço maior pois é mais fácil para manteres e também o betta sentirse-a melhor.

8º O Betta vai chegar provavelmente aos 6 cm se tudo correr bem , o betta é capaz de viver num aquario de 2 litros ou isso mas vai sentir-se MUITO MELHOR num aquario maior pois tera maior liberdade , entre 20 e 40 litros é o melhor , quanto maior melhor no meu entender . Por isso 40 litros parece uma boa opção.

9º Na alimentação nunca dês a ração de bolinhas pois é péssimo para os bettas , por causa do sistema digestivo. A artemias deves dar entre 2 ou 3 vezes por semana .

10º Não é normal ele não ser muito mexido.

11º O areão pode ser usado como fundo ( agora falta-me o termo ) .

12 º Antes de teres um peixe deves deixar o aquario 1 semana a " trabalhar " para assim realizar o ciclo do azoto.

Desculpa isto não estar muito organizado mas foi escrevendo o que me vinha a cabeça .

Qualquer erro reportem se faz favor.

Alguma dúvida podes mandar por MP ou colocar aqui.
Cumprimentos.
Última edição por Megred em domingo abr 06, 2008 1:00 pm, editado 1 vez no total.
rcrlf
Membro
Mensagens: 129
Registado: sexta fev 29, 2008 9:31 pm

domingo abr 06, 2008 12:49 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
DEATHWARIOR
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 03, 2008 2:51 am

domingo abr 06, 2008 3:30 pm

Ola Wenxi

Como tu sou mt novo na aquariofilia, penso que ate mais novo que tu mas há algo que ja aprendi que tem mt importancia que é a ciclagem do aquario. Dá uma olhadela neste link iras entender mt coisa:
http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

Penso que o aquario que tens é bastante pequeno para o peixe que tens e se tiveres possibilidade de mudar para maior optimo.

Essas variações de temperatura nao ajudam mm nd o teu betta, pensa como te sentirias tu sendo de portugal com um clima ameno depois colocarem-te na Suecia frio e dp mandarem-te para o Sahara demasiado quente. Não morrerias se fosse por pouco tempo mas nao irias ficar bem. Penso que o melhor será pesquisares.
Dá uma vista de olhos neste link para conheceres melhor os betta:

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... opic=43816

Espero ter conseguido ajudar ;)
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo abr 06, 2008 11:57 pm

Boas,
Falta-te uma coisa indispensável num aquário qualquer que seja o seu tamanho: um filtro. De facto a colónia de bactérias de que falaste deposita-se em todas as superfícies onde haja oxigénio, nomeadamente as do filtro.

A decomposição dos dejectos dos peixes, comida e outros restos orgânicos transforma-se em amónia (tóxica), depois em nitritos (tóxicos) e finalmente nitratos (relativamente inofensivos). Isto é o ciclo do azoto. As bactérias instalam-se no filtro sobretudo, e alimentam-se destas substâncias. Para conseguires uma eliminação eficaz destas substâncias tóxicas tens forçosamente de ter um filtro.

Para além desta filtragem (a biológica), também fazes a mecânica (retenção de partículas). Actualmente não tens nada disso.

A turvação são micro-algas que surgem rápidamente por libertação de fosfatos da comida e dos nitratos, ambos alimentos para essas algas. Com tudo isto junto é normal a água turvar em 3 dias mas não é nada saudável.

Tanto quanto sei, os bettas dão-se melhor em água quente.

Tem muito cuidado com a água de garrafão: verifica sempre o pH. Normalmente é abaixo de 5,8 a 6,0 o que é manifestamente baixo para os bettas.

Quanto à alimentação, eu tanto dou flocos como granulado, sem problemas até agora, e já lá vai bastante tempo.

A bomba de ar é apenas para criar efeitos decorativos. A oxigenação da água dá-se pelo movimento da superfície em contacto com o ar.
Cumps.

P.S.: tartarugueiras para bettas? Nem tartarugueiras, nem qualquer aquário de qualquer forma se não tiver filtro.
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

segunda abr 07, 2008 1:40 am

Boas Tilapia:

Obrigada pela dica, pois julgava que pelo aquário ser pequeno n necessitasse de filtro. Amanhã vou tratar disso.

Por hoje resolvi o problema da água, substituíndo 1,5L de água do aquário por água limpa. Segundo li, acho que a água ficou turva devido ao excesso de alimentação. Eu estava a dar-lhe comida 2x ao dia (de manhã artemia e de noite flocos) e no primeiro dia n comeu nada e nos dois dias a seguir de noite n tocava nos flocos.

Já agora deixo aqui novas questões....

Quando troquei a água verifiquei que tinha muitos restos da comida depositados. Agora n sei se deva fazer pequenas trocas diárias (por causa do ciclo) para a água ficar o mais limpa possível ou trocar a água toda de uma x?

Como já lhe dei durante 3 dias seguidos artemia, agora nos próximos estava a pensar dar-lhe só flocos (Tetra Betta). Penso que ao principio n lhes irá mexer mas depois com a fome que vai acabar por comer. Faço bem? Como posso variar mais a comida?

Por último, já li que para calcular a capacidade que um aquário tem para um determinado número de peixes faz-se a conta a 1 cm de peixe para cada litro de água, o que quer dizer que um peixe adulto de 5 cm precisa para viver de 5 litros de água. Pergunto: o meu Betta com 3 cm está bem no aquário de 5 L ou está a "sobreviver"? (ele está sozinho e vai permanecer assim)

A questão do tamanho do aquário é compreensivel que seja quanto maior melhor, mas já li também que os Bettas n nadam por todo um aquário grande, que escolhem um canto e ficam por lá, sendo assim preferivel um aquário mais pequeno. Mas n sei a que tamanho se referem quando falam em pequeno :P

Obrigada pela atenção,
cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 07, 2008 11:34 am

Boas wenxi,
É verdade que os bettas tendem a permanecer num canto dos aquários maiores. Na natureza eles vivem nos arrozais, na Ásia, em pequenas quantidades de água. É bem possível que se adapte a 5 l. Eu pessoalmente tenho o meu num de 17 l com 6 neons.

Quanto ao filtro, para não tirares muito espaço ao aquário de 5 l podes optar por um de mochila (fica pendurado no rebordo do aquário do lado de fora) com fraca potência. O meu é de 190 l/h. Pode ser que haja de menor débito.

Todo o tipo de comida contém fosfatos que servem de alimento para as plantas e as micro-algas (que também são plantas :) ). Ao pormos comida na água estes fosfatos começam imediatamente a libertar-se causando um aumento das micro-algas em suspensão (que esverdeiam a água) e das que se depositam nas superfícies. É preciso ter cuidado com a quantidade para evitar essa coloração da água que é pouco estética mas inofensiva. Esses restos de comida estavam a alimentar as micro-algas em permanência e assim continuariam durante semanas. Retira os excessos quando os houver até te habituares a dar a quantidade certa para ele comer sem deixar (quase) nada de restos.
A comida congelada contém uma quantidade enorme de fosfatos. Convém sempre descongelar essa comida primeiro e há mesmo quem passe por água antes de dar aos peixes.
Podes variar à vontade que ele agradece. Dá-lhe tempo para se ambientar à nova casa.

Para já, e sem filtro, muda toda a água de 2 em 2 dias para evitar ficar tóxica (amónia e nitritos). Quando tiveres filtros muda 1/3 a 1/2 aquário semanalmente, mas sempre com o mesmo tipo de água para evitar oscilações de pH. E mais uma vez cuidado com o pH da água mineral.
Cumps.

P.S.: 1 cm por litro de água não se adapta a todos os tipos de peixes. Os ciclídeos, nomeadamente os africanos, são extremamente territoriais e essa regra seria desastrosa. Tenho 8 em 240 l. Cada um crescerá até 10 cms. 80 cms/240 l. Foi só uma curiosidade. O comportamento animal não é matemático. :wink:
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça abr 08, 2008 12:00 am

Boas noites Tilapia:

Mais uma vez obrigada pelas dicas. Aquariofilia para mim está a ser como ter visto a ponta de um iceberg... cada vez há mais coisas para saber e novas questões.

Ainda n comprei o filtro, porque estou indecisa se vou ou n comprar o aquário maior. Vou dar-lhe mais uns dias a ver se ele se habitua ou n, porque n tenho intensão de juntar mais peixes ao aquário e tenho receio de comprar outro aquário e depois ele fique na mesma.

Desta vez a questão é sobre a variação da alimentação... eu sei que eles gostam de variar e já tive a ler algumas coisas... mas n sei como variar.

Por exemplo a artemia só deve ser dada 2 ou 3 x por semana n é?

Se também quiser dar larvas de mosquito vermelho congelado, para além da artemia, também poso dar 2 a 3 x por semana ou esta quantidade já é para as duas coisas juntas?

Já li sobre a comida viva, mas onde arranjo sem ter de criar?

Depois, para além dos flocos que posso mais dar?

Já agora gostava de colocar uma foto dele no aquário aqui no forum mas n sei como fazer :? Será que também me podiam ajudar?

Aguardo noticias :)

cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

terça abr 08, 2008 12:19 am

Também podes dar granulado. Tudo o que mencionaste se encontra em lojas de animais, se bem que a comida viva seja mais difícil.
Quanto à variedade, não te esforces mais, há poucos peixes com um cardápio tão variado como esse sortudo betta.
Cumps.

P.S.: as quantidades de artémia que mencionaste estão bem e podem ser somadas às larvas de mosquito.
wenxi
Membro
Mensagens: 94
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça abr 08, 2008 11:56 pm

Quero agradecer a todos os que me ajudar, em especial ao Tilapia e partilhar convosco que o Tailes (o meu Betta), já passeia por todo o aquário, o que me deixou muito contente :D

Foi assim... hoje de manhã quando fui dar-lhe de comer, ele já estava ao de cima do aquário à minha espera...que é como quem diz da artemia, mas eu enganei-o e dei-lhe os flocos. O safado passou por eles como se fosse a comer e mergulhou, deixei-me ficar a vê-lo e ele andou lá às voltinhas. Agora à noite lá anda ele... Ora mais à superficie ora mais ao fundo. Contudo, n come os flocos :?

Não anda com as barbatanas muito abertas, mas também já não anda com elas junto ao corpo.

Parece que está a habituar-se à sua nova casa. Para já vou manter a casa dele como está, só acrescentando o filtro.

Mais uma vez muito obrigada.
Dentro em breve vou fazer-lhe um petsite e vou dando noticias dele.

Cumprimentos
Tioayres
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm
Localização: Carpas, kinguios, tilápias, espadas, guppys, etc.

quarta abr 09, 2008 2:49 pm

wenxi Escreveu: Parece que está a habituar-se à sua nova casa. Para já vou manter a casa dele como está, só acrescentando o filtro.
O aquarismo realmente é um novo mundo que estamos a descobrir, o fator relevante é que estaremos lidando com "vidas" e isso é responsabilidades. :wink:

O seu Betta atualmente é um sobrevivente, passou por maus momentos até agora e finalmente inicia a sua vida pacata e prazerosa junto ao dono, você. :lol:

Sugiro que vá "devagarinho" com a criação esse peixe. Troque 10% a 20% da água do aquario diariamente, enquanto não tivere filtro e diminua a alimentação ao mínimo. (Dê somente o que ele comer) Dias depois estará sabendo quantos grãos/flocos, etc que ele comerá em cada refeição que poedrá ser 2 vezes ao dia.
Atente para a reposição da água com níveis próximos a que retirar. A oxigenação da água não é de extrema necessidade pois eles respiram "ar puro" quando vão à superficie.
Dê a você um prazo de uns 30 dias ciando-o como está para depois optares por quais novidades irá oferecer ao seu novo bichinho de estimação, o Betta. :D
No futuro pensará se haverá comanhia ou não no aqua e até uma acasalamento mas, aí será outra história. :roll:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

quarta abr 09, 2008 3:39 pm

Sugiro que vá "devagarinho" com a criação esse peixe. Troque 10% a 20% da água do aquario diariamente, enquanto não tivere filtro e diminua a alimentação ao mínimo.
Permite-me discordar Tioayres, mas sem filtro, a decomposição dos dejectos do betta rápidamente se transformam em amónia e em horas ou poucos dias máx. 2, sobretudo nessa litragem pode subir catastróficamente. Aconselhei e reitero TTA de 2 em 2 dias.
(Dê somente o que ele comer) Dias depois estará sabendo quantos grãos/flocos, etc que ele comerá em cada refeição que poedrá ser 2 vezes ao dia.
Exacto. Comida en excesso também se decompõe em tóxicos para além de esverdear a água pela libertação de fosfatos como já indiquei.
Atente para a reposição da água com níveis próximos a que retirar.
Certíssimo. A ter em consideração o melhor que conseguires.
A oxigenação da água não é de extrema necessidade pois eles respiram "ar puro" quando vão à superficie.
Mais uma vez certo.
Cumps e Boa Sorte.
Tioayres
Membro
Mensagens: 137
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm
Localização: Carpas, kinguios, tilápias, espadas, guppys, etc.

quarta abr 09, 2008 5:57 pm

Tilapia Escreveu:
Tioayres Escreveu: Sugiro que vá "devagarinho" com a criação esse peixe. Troque 10% a 20% da água do aquario diariamente, enquanto não tivere filtro e diminua a alimentação ao mínimo.
Permite-me discordar Tioayres, mas sem filtro, a decomposição dos dejectos do betta rápidamente se transformam em amónia e em horas ou poucos dias máx. 2, sobretudo nessa litragem pode subir catastróficamente. Aconselhei e reitero TTA de 2 em 2 dias.

Opa!!! A redação/escrita feita por mim está mal explicada e dúbia. Desculpem!

A minha sugestão é para fazeres diariamente as TPAs para evitar uma elevação acentuada dos níveis de amônia, nitrito e etc. que além de serem nocivos, estressaria o peixe favorecendo as chamadas "doenças oportunistas".
Essa sugestão antecede o período sugerido de TTAs de 2 em 2 dias conforme orientado pelo colega, ok?

Para complementar digo que tais considerações são EMERGENCIAIS e a adequação do ambiente aquático deve ser providenciado urgentemente.
Última edição por Tioayres em quarta abr 09, 2008 7:20 pm, editado 1 vez no total.
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Megred
Membro Veterano
Mensagens: 424
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

quarta abr 09, 2008 6:26 pm

Ainda bem que ele se está a ambientar , tem sido complicado falar contigo devido à divergência de hórarios .
Em relação à alimentação como te disse acho que está bom assim em relação ao aquário eu preferia manter num aquario de 25 litros + - parece-me o ideal mas também o betta irá adaptar-se .

Força com o resistente em vez de combatente :p
gangstar
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Localização: K.F. GECKOS

quarta abr 09, 2008 7:40 pm

Megred Escreveu:

3º O betta é um animal de sangue frio por isso quanto mais alta a temperatura mais ele se reproduz e mais ele come.
Megred atenção, quem lê isto pode cometer varios erros, para uma pessoa que não esteja informada chega a casa e pensa: "Quanto mais quente tiver a água, mais ele cresce, vou por o aqueçedor no maximo!" o que está errado, ou então o poupadinho: " Vou meter a água fria porque assim come menos! Depois que sofre ou morre e o Combatente

Abraços
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Responder

Voltar para “Peixes”