Os meus charcos de água

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda mai 05, 2008 8:01 pm

Boas,
Aqui vão, para apreciarem (ou talvez não), dois dos meus charcozinhos de água.

O maiorzito de 300 litros reais, comunitário não específico:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Especial atenção à Clarias Batrachus, peixe-gato com 15 meses e 30 cms, a caminho dos 40 cms.

Esta poça é de apenas 240 litros e foi começada há dois meses:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aquário de ciclídeos africanos com 2 bottias palhaços, tubarão bala entre outros. Ainda por terminar.
A decoração não ficou só a meu cargo. Essa a "justificação" para uma discrepância na paisagem: qual? Conseguem ver? É fácil.

Espero que apreciem :) . Se não gostarem, paciência :oops: , eu gosto :D
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça mai 06, 2008 12:41 am

Boas Tilapia

A palavra charcos parece que tem uma conotação negativa e os seus aquários (mansões comparadas com a minha moradia) estão bem bonitos, bem como os seus habitantes :)

Adorei o peixe gato... cresce é que se farta! Que comprimento pode atingir? :o

Também gostei muito dos ciclideos africanos, têm cores bonitas (acho que n me estou a enganar nos peixinhos)

Quanto à decoração... acho que estão os dois aquários bonitos. Quer dedicar-se à decoração de aquas? Eu contrato-o para me ajudar eheheh

Fiquei curiosa por saber da tal discrepância que fala... vou arriscar no papel de fundo ( n sei se é assim que se chama). Acertei?

Eu tinha uma ideia errada desses papéis, que julgo que esteja a usar. Se n for diga :oops:
Parecia-me que os aquários ficavam mais artificiais. Na volta n estavam adequados aos aquas que vi... mas gostei muito de ver nos seus. (tinha escrito outros, mas referia-me aos seus)

Espero que venham aqui os experts ver e apreciar os seus meninos, que eu como sou muito novata nisto, só sei dizer se gosto ou n. E neste caso... gostei muito. Parabéns!

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 12:58 am

Obrigado Wenxi.
Finalmente uma alma caridosa para dizer bem dos meus charcos. Chamo-lhes assim porque a casa fica encharcada depois das manutenções. Se tem algo de negativo é a minha azelhice.

O peixe-gato, pelo que li vai até aos 40 cms. É inofensivo, não se mete com ninguém, pena é que "confunda" os peixes que lhe cabem na boca com comida: peixes pequenos ali é mentira.
Cumps.

P.S: não se envergonhem. Se for para bater, batam.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

terça mai 06, 2008 1:40 am

N precisa de agradecer.. gostei mesmo.

Quanto à casa encharcada... deve ser o defeito da aquariofilia :lol:

E esse seu menino peixe-gato, cá para mim faz-se de desentendido e faz é a boca aos amiguitos pequenos que sempre serão mais saborosos que os flocos 8)

E depois n se mete com os outros para salvaguardar os bigodes :lol:

Cumprimentos
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça mai 06, 2008 8:09 am

Infelizmente o Clarias ainda de vai trazer supresas.
E no segundo aquário ficava bem um cenário de fundo preto.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

terça mai 06, 2008 9:07 am

Boas Tilapia,

Partilho da opinião do Aquapet, prefiro os fundos pretos, também tinha um desses no meu aqua e quando troquei fez uma grande diferença.

O peixe-gato é mesmo original, de que tipo de surpresas está a falar Aquapet????

Com aquas desses tamanhos imagino as poças d'agua, eu uso garafões de agua vazios mas estou a pensar em tentar arranjar algo maior, como é que fazer TPA's em aquas tão grandes?

Parabens pelos aquas, vai postando actualizações.

Isabel "Zabou"
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 9:24 am

Boas,
Suponho que as surpresas a que o Aquapet se refira sejam a de saltar para fora do aquário (?). Pelo menos foi-me dito isso por alguém que já teve uma. Se houver mais alguma avisa p.f.
Esta veio parar às minhas mãos porque alguém conhecido de um amigo comprou uma para um aquário de 60 cms e ninguém o avisou que esta espécie cresce rápido e desenfreadamente. Chegou com 3 cms.
Os outros peixes deste aquário de 300 litros são todos grandes demais para ele os comer ou mesmo pensar nisso.
A ver vamos.

Vou ver se consigo tirar umas fotos duns peixes-gato do aquário de ciclídeos.
O fundo como está não é da minha responsabilidade. :? Não sou o único a mandar aqui :roll:

Obrigado pelos coments.
Cumps.

P.S.: para aspirar uso um sifão para ligar directamente à torneira. Dá para aspirar e fazer a TPA ao mesmo tempo. Não deveria entornar nada. Mas comigo... :oops:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 11:42 am

Tilapia Escreveu: P.S.: para aspirar uso um sifão para ligar directamente à torneira. Dá para aspirar e fazer a TPA ao mesmo tempo. Não deveria entornar nada. Mas comigo... :oops:
Quando dizes ligada à torneira queres dizer que vai do aqua até ao lavatório e torneira??? É algum tipo de mangueira??? Eu tenho um aspirador manual (metes uma ponta do tubo plástico no aqua a outra ponta no garafão espremes algumas vezes uma bombinha de plástico e a água é aspirada) mas como os garafões são só de 5L ao passar de um para o outro, molho sempre um pouco o chão. Dái eu querer arranjar algo com uma capacidade maior, mas que possa levantar uma vez cheio.
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 12:22 pm

Boas ZABOU,
O que eu uso é a puxar para o carote (custou-me € 65,00) mas desde que não lhe ponhas um pé em cima dura uma vida.

Onde diz "No spill" é o sifão que julgo ser como o teu. Seguem-se 7,5 metros de tubo com umas peças para prolongamento (que eu não tenho) e finalmente a peça verde com ponta dourada em forma de T.
A ponta dourada é uma peça metálica que serve de adaptador para enroscar na torneira caso a peça verde de plástico não enrosque directamente.
A água sai da torneira pela peça verde saindo dela pela parte mais larga. Ao passar pela junção com o tubo dá-se um fenómeno de aspiração (sistema Venturi). O ar primeiro, e a água do aquário depois, saiem em conjunto com a água da torneira.
A torneira serve de "motor": quanto maior o débito, mais força de aspiração. Se estiver abaixo do nível do aquário melhor ainda.

Esta não é marca que eu tenho mas é igualzinha.
Imagem

Espero ter sido claro. :wink:
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 2:21 pm

Lamento ser chata, isso parece jeitoso mas tenho uma dúvida.

Dizes que a água do aqua saí junto com a agua da torneira. Ok, entendi o sistema, mas e depois de começar a sair a água do aqua, fechas a torneira e a água do aqua continua, ou deves deixar a torneira aberta até tirar a água do aqua??? É que nesse caso gastas o dobro da água necessária.

Quer dizer também que deitas a água directamente da torneira para o aqua e depois é que deitas o anti-cloro??? E para ter a certeza de que a nova água está a temperatura certa????

Suponho que molhas tudo porque alguma água escorre pelo tubo fora, não é??
Tilapia
Membro Veterano

terça mai 06, 2008 2:41 pm

ZABOU Escreveu:Lamento ser chata, isso parece jeitoso mas tenho uma dúvida.

Dizes que a água do aqua saí junto com a agua da torneira. Ok, entendi o sistema, mas e depois de começar a sair a água do aqua, fechas a torneira e a água do aqua continua, ou deves deixar a torneira aberta até tirar a água do aqua??? É que nesse caso gastas o dobro da água necessária.
Se a torneira estiver abaixo do nível do aquário, a saída de água continua sózinha mas com menos força. Eu uso sempre com a torneira ligada e não é por isso que noto diferença na conta da água. 8)
ZABOU Escreveu: Quer dizer também que deitas a água directamente da torneira para o aqua e depois é que deitas o anti-cloro??? E para ter a certeza de que a nova água está a temperatura certa????
Exacto. A diferença de temperatura não incomoda os peixes. Registo quanto muito 1,5 graus de temperatura a menos. Não há íctio por causa disso.
Alguns, e não são sempre os mesmos, vêm nadar para a entrada de água nova e fria.
Quanto ao anti-cloro, acrescento-o logo de seguida uma vez que o seu efeito é práticamente instantâneo.
ZABOU Escreveu: Suponho que molhas tudo porque alguma água escorre pelo tubo fora, não é??
Não :D . Eu é que entorno sempre alguma água que fica nos tubos :x . O pior é mesmo quando lavo os filtros e limpo os seus tubos.
Seja na cozinha, seja na casa de banho (um está em Lisboa e o outro lá na "terra") inundo e salpico sempre tudo :o . Aí é que a porca torce o rabo.

Esqueci-me de dizer que a peça em T tem 2 posições. 1 para aspiração e outra em que fecha e a água vai directamente para o aquário.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

terça mai 06, 2008 9:58 pm

Muito bonitos sem dúvida alguma , gosto mesmo muito dos bótias :D as minhas paixões juntamente com corys e oscares :p

Bom trabalho tilapia :p cuidado é com a casa XD
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta mai 07, 2008 8:24 am

O clarias é predador. Tenho duas na loja que vieram de um aqua-terário pois não deixavam as tartarugas comer.
Quando começaram a atacar as tartarugas vieram para a loja.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tilapia
Membro Veterano

quarta mai 07, 2008 8:48 am

Boas,
Ainda bem que avisas. Pelo que vi aqui, é dito que é seguro ter peixes de porte já razoável como tubarões (tenho 1 martelo (pangasius) 17-18 cms, 1 cauda vermelha 20-22 cms, 1 labeo bicolor 5-6 cms em crescimento há 3 meses. 2 Gibbiceps 25 cms, 6 gouramis diversos com 7-8 cms, 2 pequenos peixes-gato quase sempre escondidos e com tendência a crescerem (synodontis Eupterus e Leopardo).
Os mais pequenos preocupam-me mais, embora parecendo que a Clarias já se tenha habituado a eles não é de excluir uma investida a qualquer momento.
Vou ficar mais de olho nela.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 08, 2008 12:58 pm

Esse peixe gato é o máximo.

Quanto aos aquas eu também me inclino para os fundos negros ou azuis. O que tem o papel com motivo reef destoa francamente do feto de java e dos habitantes.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”