Ajuda para aquario com Guppys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ggama
Registado: domingo jun 08, 2008 12:04 pm

domingo jun 08, 2008 12:22 pm

Boa tarde

Tenho um aquario de 30l, fiz o ciclo da água e após 10 dias ofereceram-me 4 guppys. Passados 5 dias comprei 4 guppys e duas coridoras albinas, as quais morreram nas 24h seguintes juntamente com um guppy. Desloquei-me onde tinha comprado os peixes, comprei um teste de ph e tenho tido alguma dificuldade em baixar dos 7.6. Em 8 dias coloquei 3 medidas de redução de ph. Entretanto os guppys têm morrido. Hoje foram os ultimos 3. O ph hoje estava a 6.6.
Peço a quem me possa ajudar que me diga o que posso fazer e qual o valor ideal do ph para este tipo de peixes.
NOTA: Só tenho dentro do aquario plantas naturais e areão que não é alcalino.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo jun 08, 2008 12:32 pm

Boas,
Como fizeste o ciclo da água?
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo jun 08, 2008 12:35 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/guppy/108

Tens aqui alguma informação acerca dos guppies.

Quando introduzes novos peixes deves ter o cuidado de os colocar em quarenta pois podem ter doenças e infectar os outros ;)
Tilapia
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 12:37 pm

Boas,
Estou mais inclinado para um pico de amónia. A ver vamos como foi feito o ciclo. O pH de 7,6 estava bom.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ggama

domingo jun 08, 2008 12:41 pm

Tilapia Escreveu:Boas,
Como fizeste o ciclo da água?
Cumps.

Boas e obrigado por responderes

coloquei os liquidos:
aqua safe para o cloro
cicle suplemento biologico
waste control eliminador de residuo organicos
Cumps
ggama

domingo jun 08, 2008 12:42 pm

Megred Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/raca/guppy/108

Tens aqui alguma informação acerca dos guppies.

Quando introduzes novos peixes deves ter o cuidado de os colocar em quarenta pois podem ter doenças e infectar os outros ;)
Obrigado por responderes

Como é feita a querentena?
Cumps
Megred
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 12:46 pm

Colocas os peixes num outro aquário e só depois colocas no aquário principal.
Megred
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 12:48 pm

Tilapia quando falei na introdução de novas especies estava a dar uma dica ,não digo que seja essa a causa ;)
Tilapia
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 1:09 pm

Boas,
O Cycle é composto pelas bactérias que integram o ciclo do azoto. No entanto elas só sobrevivem se tiverem alimento.
Como só introduziste os peixes 10 dias depois, se bem percebi, e são os peixes que lhes proporcionam alimento (dejectos, urina, restos de comida), as bactérias desapareceram durante este período.

A não ser que tenhas introduzido bactérias todos os dias. Fizeste isso ou foi uma só vez?

Megred, desculpa não tinha entendido. Foi uma boa dica. Pôr os peixes noutro aquário, com o filtro ciclado, durante 4 ou 5 dias.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Megred
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 1:38 pm

Na boa tilapia ;)

Claro que o aquario de quarentena tem de ter boas condições ;) e também pode posteriormente ser usado como aquário hospital quer por vezes é necessário e não temos como arranja-lo.
ggama

domingo jun 08, 2008 2:10 pm

Tilapia Escreveu:Boas,
O Cycle é composto pelas bactérias que integram o ciclo do azoto. No entanto elas só sobrevivem se tiverem alimento.
Como só introduziste os peixes 10 dias depois, se bem percebi, e são os peixes que lhes proporcionam alimento (dejectos, urina, restos de comida), as bactérias desapareceram durante este período.

A não ser que tenhas introduzido bactérias todos os dias. Fizeste isso ou foi uma só vez?

Megred, desculpa não tinha entendido. Foi uma boa dica. Pôr os peixes noutro aquário, com o filtro ciclado, durante 4 ou 5 dias.
Cumps.
Coloque o cycle durante 7 dias e ao mesmo tempo ia colocando comida dos peixes
Tilapia
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 4:07 pm

Boas,
A decomposição dessa comida inicia o ciclo do azoto alimentando assim as bactérias que ias acrescentando.
No entanto, é sempre preciso cuidado aquando da introdução dos primeiros peixes. Afinal não se sabe quantas sobreviveram mesmo pondo comida. É preciso ficar de olho nos valores da amónia, 1ª substância do ciclo e que é tóxica.
Se não houver teste de amónia, pode-se sempre fazer TPAs de 20-30% da água de 3 em 3 ou 4 em 4 dias para manter esses níveis baixos.

Os produtos contendo bactérias permitem acelerar a introdução de peixes mas sempre sem abusos e sobretudo nunca sem controle.

Pareceu-me que não fizeste nenhuma Troca Parcial de Água neste tempo todo.

Por outro lado, esses produtos para baixar o pH eram desnecessários dado que 7,6 de pH é bom para guppies e a baixa para 6,6 pode também ter sido prejudicial.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

domingo jun 08, 2008 4:13 pm

Tu ainda nem a siclagem tens feita, em menos de 15 ou 20 dias ninguém sicla um aqua por mais pequeno que ele seja !!!

Tu deves ter os nitritos e tb os nitratos boe de altos, diria mesmo altíssimos, para os peixes morrerem assim tão subitamente, pq ainda estas no pico da siclagem.

Deixa de meter essas porcarias químicas para subir e descer o PH, e deixa o aqua siclar em paz.

Se quiseres aceitar um conselho, mete se tiveres um pouco de Cycle ou de sera nitrivec, que são colónias de bactérias (dose recomendada) de 3 em 3 dias e todos os dias vai metendo um pouquinho de comida, mesmo que não tenhas peixes, daqui a uma ou duas semanas então faz os testes aos nitritos e o ph.

Quando tiveres a siclagem feita se precisares de subir um pouco o PH usa pedras calcarias, ou mineral salt da sera, se precisares de descer mete um pouco de turfa no filtro, ou usa um pouco de água da compra que geralmente teem o ph boe de baixo !!!!

Ainda em questão aos gupies e as corys, o aqua do meu puto e de vivíparos e tem 2 corys e o PH esta constante nos 7.3, e eles não morrem, agora oxilações dessas como te aconteceu de 7.5 para 6.6 isso é fatal para os peixes, mais vale alto ou baixo e constante do que essas oxidações maradas !!!

Porta-te !!
Tilapia
Membro Veterano

domingo jun 08, 2008 4:31 pm

O que ele fez foi a ciclagem. Acrescentar bactérias é a ciclagem. Estás a dizer-lhe para repetir tudo o que já fez.

O que deveria ter feito era controlar os níveis de amónia (1º) e de nitritos (2º) quer com testes e TPAs quer apenas com TPAs frequentes como lhe indiquei acima.

Deixar o aquário a ciclar só com bactérias e comida para peixes não nos leva a lado nenhum: mais cedo ou mais tarde teremos de acrescentar peixes e aí a porca torce o rabo. Testes e mais testes e/ou TPAs e mais TPAs.

Com bactérias tipo cycle ou JBL Filterstart, a introdução de peixes é mais rápida, sem isso é mais lenta.

Os controles e cuidados são os mesmos.

O ciclo só fica completo de 4 a 6 semanas depois da introdução dos primeiros peixes.

Quanto aos químicos pH plus e pH minus são feitos propositadamente para aquariofilia e são inofensivos se usados com pés e cabeça.
Por uma questão de prudência deixam-se para pessoas com mais experiência e aí altera-se o pH conforme o p-mota te disse.
Cumps.
Última edição por Tilapia em domingo jun 08, 2008 4:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

domingo jun 08, 2008 4:34 pm

Tilapia Escreveu:O que ele fez foi a ciclagem. Acrescentar bactérias é a ciclagem. Estás a dizer-lhe para repetir tudo o que já fez.

Uma siclagem em 10 dias ????

Achas que uma siclagem para um aquario, por mais pequeno que seja se faz em 10 dias ???

O aqua deve estar neste momento no pico de siclagem, esses nitritos e nitratos devem estar boe de altos, pq em 10 dias nimguem sicla um aquario !!!

Então que quer que ele lhe faça ???

Que meta mais peixes ???
ggama Escreveu:Boa tarde

Tenho um aquario de 30l, fiz o ciclo da água e após 10 dias ofereceram-me 4 guppys......
Última edição por p-mota em domingo jun 08, 2008 4:40 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Peixes”