Novo aquário + oscar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

quinta jun 12, 2008 2:00 pm

Boas

estou a pensar em adquirir um aquario que o meu tio tem na loja, não sei a capacidade do aquario, pq sinceramente n me lembre de ver. o aquario já traz filtro, termometro, oxigenador, luz e aquecedor.

a minha duvida é a seguinte: preciso de mais alguma coisa para manter um oscar?

Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

quinta jun 12, 2008 2:30 pm

Em 1º lugar o oscar precisa de um aquário com 200 litros no minimo para se desenvolver decentemente . É necessário um bom filtro já que é um ciclideo que suja muito a agua . Bomba de ar como é óbvio e o termostato para regular a temperatura entre outras coisas como é óbvio . É um peixe carnivoro mas aceita rações , extremamente inteligente ;)

Boa escolha sem dúvida alguma .
Boa sorte .
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 12, 2008 5:32 pm

Como o Megred disse, se o aquário tiver o tamanho suficiente, tens tudo o que é necessário para manter um Oscar.

Quando era pequena tive um que viveu imensos anos sózinho no seu aqua e era um peixe verdadeiramente espectacular, vinha comer à mão, deixava-se afagar e reconhecia o pessoal da casa.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

foker
Membro Veterano

quinta jun 12, 2008 7:49 pm

ja fui confirmar e o aquario tem 190 litros. penso que esses 10 litros não vao fazer muita diferença, ate pq quero um oscar pequeno. mas n sei, estou errado?

ja agora, ouvi dizer que é preciso trocar 30% da agua ou assim uma coisa, como é isso exactamente?
:wink:

Megred
Membro Veterano

quinta jun 12, 2008 8:44 pm

Queres um oscar pequeno como assim ? Ultrapassam os 30 cm por vezes ;)

As trocas parciais da agua são muito ao criterio do aquarista . Eu se bem me lembro trocava sempre uns 20% por semana algo do genero .
areisdeus
Membro Júnior
Registado: sexta jun 06, 2008 11:07 pm

quinta jun 12, 2008 9:19 pm

Muita atenção à qualidade da água, pois apesar de serem peixes robustos, produzem muita porcaria e ficam susceptíveis a doenças como a "buraco na cabeça".

Para além disse, alimentação deficiente pode provocar problemas na bexiga natatória.
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

quinta jun 12, 2008 10:03 pm

O aquário tem 190 litros, e o filtro que debito faz ?

Não imaginas o esterqueiro q os oscares fazem!

A filtragem é das cenas mais importantes para os oscares, tenho um aquário com 2 tigres um preto e um albino, num áqua de 240 litros, e o meu filtro debita 1250 L/hora, acompanhado de UV e mesmo assim agua límpida é mentira !

E as TPA"s tb são importantes, como te disse os oscares são uns verdadeiros javardos, eu todas as semanas renovo á volta de 80 litros de água !

Se quiseres dar uma olhada, aqui fica um video dos meus oscares !!

http://videos.sapo.pt/8ZNQ2TDwoDw3GSVDJtaZ
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

quinta jun 12, 2008 11:46 pm

p-mota, o meu oscar tinha 33 cm e vivou 8 anso num aquário d 60 litros.
Acreditas ? Apesar d saber q foi bastante errado, mas n tinha conhecimentos quando o adquiri
Megred
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:54 am

Claro que acredito , há pessoas que vivem em condições miseraveis e estão vivas não estão ? mas não é por isso que vivem bem ;)
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

sexta jun 13, 2008 11:01 am

Megred, eu sei q fiz mal eu mantê.lo naquele aqua., mas n tinha melhor, e quando adquiri o oscar ele tenho 5 cm, nunca pensei q chega.se a 33 lol.
Sempre é melhor nzquele aqua. do que fora d água :lol:
foker
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 12:50 pm

obrigado pelas dicas...

:wink:

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jun 13, 2008 7:43 pm

Boas

Não querendo desencorajar-te, se não tens experiência com peixes, não adquiras um oscar.

Se quiseres mesmo tê-lo tem atenção ao seguinte:

- essa litragem é mesmo o minimo,
- para essa litragem deves usar sump,
- não te esqueças do ciclo do azoto,
- dos parametros da agua que ele precissa,
- e que podes esquecer outras espécies dentro do aquário,
- tenta informar-te num forum especifico de aquariofilia,

cumprimentos.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jun 16, 2008 8:58 am

foker Escreveu:Boas

estou a pensar em adquirir um aquario que o meu tio tem na loja, não sei a capacidade do aquario, pq sinceramente n me lembre de ver. o aquario já traz filtro, termometro, oxigenador, luz e aquecedor.

a minha duvida é a seguinte: preciso de mais alguma coisa para manter um oscar?
Se o aquário esta na loja do teu TIO não é necessário fazeres perguntas no forum e sim ao teu TIO.
Se ele não sabe, peço desculpa pela frase anterior.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jun 16, 2008 2:10 pm

Não, o tio dele não sabe. o tio dele apenas trabalha numa loja de rações dos seus pais que não percebem nada disso- :lol:

quando ao oscar, tenh um colega meu que tem um num aquário menor que 200l e conseguimos que ele salte.
O peixe consegue ter todo o corpo fora de agua e sue salto máximo registado foi de 1 palmo e meio aproximadamente. os meus palmos medem 20.5cm +-. a minha pergunta é a seguite. acham que se o oscar tiver um aquario de maior capacidade e maior profundidade conseguirá superar essa altura?
POSTAREI UM VIDEO ASSIM QUE POSSÌVEL
cumprimentos.
Megred
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 2:22 pm

Provavelmente vai conseguir saltar ainda mais , já que para alem de ter um maior espaço para a impulsão vai ter cada vez maior treino e maior facilidade.

190 Litros no meu entender já está bom mas também vai depender do que o oscar cresce ;)

Depois mostra o video estou curioso.
Responder

Voltar para “Peixes”