è normal??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Hikas
Registado: sexta jun 20, 2008 12:00 pm

sexta jun 20, 2008 12:11 pm

Boas pessoal
Eu na reprodução de betas sou novo e estou agora a tentar pela primeira vez, e queria que me tirassem umas duvidas:
É normal o macho andar sempre atrás da fêmea exibindo as guelras a fêmea?
Como consigo ver que a fêmea está pronta para se reproduzir?
Se alguém me poder ajudar agradecia
Fiquem bem
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

sexta jun 20, 2008 12:28 pm

Tens a certeza que são um casal? Eles estão em aquarios separados?
Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
tpfernandes
Membro
Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm

sexta jun 20, 2008 12:43 pm

Se bem me lembro quando li qualquer coisa sobre a reproduçao de betas, eles tem que estar em aquas separados durante uns tempos mas tem que se ver, so depois junta-los.. corrijam-me se tiver enganado..

Tiago Fernandes
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jun 20, 2008 7:39 pm

Boas

A info mais completa que encontrei sobre reprodução de betas foi isto:
Not hard to breed if done properly. The male Siamese Fighting Fish builds a nest of small bubbles on the surface of the water, usually under a floating leaf or something similar. Any strong current in the water can destroy the bubble nest, so surface agitation should be minimal.
The pair need to be conditioned prior to placing them together, with the male in the breeding tank. This conditioning should be done for 7 to 14 days with as much live food as possible including live bloodworm and brine shrimp.
When the conditioning is complete, place the female in the tank, separated from the male, but still visible, using a fish bag or breeding trap. The male will dance around the female and try to attack her as he builds a bubble nest. Once the bubble nest is built up, release the female.
The male will wrap himself around the female and squeeze the eggs out while fertilising them. Once the male is done remove the female to a recovery tank. The male will care for the eggs.
There should be no substrate in the breeding tank. When the female is releasing the eggs the male takes them to the nest. The temperature should be around 80F.
Once the fry are free swimming, remove the male and feed them baby brine shrimp.
ps. se por acaso tiveres dificuldades com o inglês apita.

cumprimentos.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sexta jun 20, 2008 7:44 pm

a femea esta pronta quando fika um bokado preta, e com uma bola, parecida com um ovo branco por debaixo dela, sim e normal o macho andar atras dela, por isso é que é recomendado ter sempre mais qwue uma no aquario senao ele mata-a
areisdeus
Membro Júnior
Registado: sexta jun 06, 2008 11:07 pm

sábado jun 21, 2008 8:48 pm

É boa ideia que o aquário tenha muitas plantas e esconderijos para que a fêmea possa se refugiar do macho que é extremamente agressivo se ela não corresponde aos avanços dele.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

sábado jun 21, 2008 9:39 pm

e queres fazer criaçao e nao sabes as atitudes do macho e os rituais, pá separa os e pesquisa bastante, criaçao de betas nao e como os gupies e muito exigente,
pesquisa e depois fazes,
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

domingo jun 22, 2008 1:45 am

ola já fiz várias vezes criaçao de bettas e, se já os tens juntos há mais de um dia e ainda nao tiveres um ninho de bolhas grande e ovos lá esquece, é porque a fêmea nao está pronta.

Já disseram aqui que a fêmea está pronta quando tiver o pontinho branco. não é bem assim, isso significa que ela tem la algum ovo.. mas elas só vão ao macho quando têm bastantes, ou seja tens que guiar pelo aspecto da barriga dela. Elas quando estão prontas costumam ficar com riscas na vertical, mas hoje em dia, com as cores novas que aparecem já existem algumas, nomeadamente as mais claras que é impossivel aparecer as riscas.

deixo-te aqui umas fotos da minha criaçao espero que te ajude :wink:

Imagem

Os ovos no ninho são assim (sao os pontinhos mais brancos):
Imagem

Imagem

Se a tua fêmea nao está pronta para o acasalamento, coloca-a num local separada do macho mas a verem-se e assim ela forma ovos muito mais depressa do que se nao o vir. Em regra, quando prontas, estão bem gordinhas, apresentam as ditas riscas verticais e seguem o macho para todo o lado (quando estão separadas mas a vê-lo).
depois é só pores o macho num aquario com a temperatura, altura de agua indicada, metes a femea numa coisa qualquer transparente e deixas assim durante um dia. se ao fim do dia o macho tiver formado o ninho de bolhas soltas a fêmea e se passado outro dia nao tiverem acasalado esquece.. separa de novo e passado uns meses tenta de novo.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quinta jun 26, 2008 1:03 am

Tenho uma revista virtual que explica passo por passo se quiseres PM
Responder

Voltar para “Peixes”