iluminaçao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda out 13, 2008 11:33 am

Boas.

As lampadas de iluminaçao de um aquario plantado,tb teem que ser mudadas de 6 em 6 meses, como acontece no caso dos repteis? :oops: :oops: (pode parecer parva a pergunta , mas eu nao sei mesmo). e tb nao podem ter nada entre a lampada e a agua nao é ?

obrigado
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

segunda out 13, 2008 1:52 pm

mudar nunca mudei..... so quando partem. E n nao devem ter nd entre a lampada e a agua
psylizart
Membro Veterano

segunda out 13, 2008 2:02 pm

eu estou a falar de lampadas proprias para plantas . Entao tas me a dizer que a eficacia de uma lampada dessas é igual quando a compro ate ela se partir ou algo do genero? Se for assim tenho mais duas lampadas que comprei estupidamente. :oops: :oops:
<p>&nbsp;</p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda out 13, 2008 3:01 pm

As lampadas para as plantas também devem ser mudadas de 6 em 6 ou 8 em meses.
psylizart
Membro Veterano

terça out 14, 2008 7:22 am

element Escreveu:As lampadas para as plantas também devem ser mudadas de 6 em 6 ou 8 em meses.[/quote

Sendo assim ja tem mais logica...Eu bem me queria parecer isso,mas como nao tinha a certeza. :| :|

obrigado
<p>&nbsp;</p>
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

terça out 14, 2008 12:35 pm

boas

as lampadas para aquario devem ser mudadas de 6 em 6 meses,

em relaçao a lampadas para plantas nao é nescessario ser de algumas marcas que aparecem mas podem ser lampadas normais pll, HQI ...etc tens que ver os watts e os kelvins da lampada tens que ter no minimo 0.5w por litro e os kelvins é a cor da lampada normalmente as lampadas devem ter no minimo de 4600kelvins mas depende de cada aquario
psylizart
Membro Veterano

terça out 14, 2008 12:57 pm

nazgull Escreveu:boas

as lampadas para aquario devem ser mudadas de 6 em 6 meses,

em relaçao a lampadas para plantas nao é nescessario ser de algumas marcas que aparecem mas podem ser lampadas normais pll, HQI ...etc tens que ver os watts e os kelvins da lampada tens que ter no minimo 0.5w por litro e os kelvins é a cor da lampada normalmente as lampadas devem ter no minimo de 4600kelvins mas depende de cada aquario
E esses kelvins veem la mencionados na caixa da lampada? E depende do aquario porque? Porque quanto maior mais kelvins ?

cumps
<p>&nbsp;</p>
element
Membro Veterano

terça out 14, 2008 1:30 pm

Boas

Os kelvins são a temperatura da cor, ou seja, se tiveres uma lampada de 3000 ou 4000 kelvins, vais ter uma luz amarelada, se tiveres entre 6500 e 10000 a luz é branca, se tiveres de 14000 para cima vai ser azulada.

Certas marcas trazem marcado na caixa ou na lampada outras não.
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

terça out 14, 2008 3:35 pm

boas

eu tenho um aqua de 35lt e tenho uma lampada pll de 36w e 4600k e nao tenho uma cor amarelo é branca mas se for a falar das melhores lampadas tens as HQI mas isso é para aquas maiores

mas tambem como nao sou nenhum expert na materia corrige-me se tou a dizer alguma coisa mal

cumps

boa aquariofilia
element
Membro Veterano

terça out 14, 2008 9:34 pm

Boas

Se tens apenas uma lampada penso que o ideial seria 6500K, é a chamada daylight. Quando se tem calhas com várias lampadas, aí já se joga com vários expectros de kelvins, por exemplo uma de 4500K outra de 6500K e outra de 10000K ou 12000K. A iluminação num aqua serve quase exclusivamente para as plantas e estética e consoante as plantas ou o queres do aqua assim são os kelvins.

Sobre as HQI, depende... Num aqua pequeno não faz sentido ter uma HQI. As HQI usam-se em aquas grandes e com grande coluna de água por uma razão, têm uma grande potência. Imagina um agua de 500 litros densamente plantado, iria ser precisso uns 400w, tinhas de ter umas 11 ou 12 T5 de 36w (ficava uma calha enorme e desproporcional), com HQI 2 projectores de 200w.

Já agora uma PLL de 36w em 35 litros, ou tens isso muito bem plantado e controlado ou tens praí algas a farta :wink:
psylizart
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 9:40 am

element Escreveu:Boas

Se tens apenas uma lampada penso que o ideial seria 6500K, é a chamada daylight. Quando se tem calhas com várias lampadas, aí já se joga com vários expectros de kelvins, por exemplo uma de 4500K outra de 6500K e outra de 10000K ou 12000K. A iluminação num aqua serve quase exclusivamente para as plantas e estética e consoante as plantas ou o queres do aqua assim são os kelvins.

Sobre as HQI, depende... Num aqua pequeno não faz sentido ter uma HQI. As HQI usam-se em aquas grandes e com grande coluna de água por uma razão, têm uma grande potência. Imagina um agua de 500 litros densamente plantado, iria ser precisso uns 400w, tinhas de ter umas 11 ou 12 T5 de 36w (ficava uma calha enorme e desproporcional), com HQI 2 projectores de 200w.

Já agora uma PLL de 36w em 35 litros, ou tens isso muito bem plantado e controlado ou tens praí algas a farta :wink:
entao mas pode ser uma lampada qualquer ou tem que ser mesmo propria para plantas. eu usei sempre proprias p plantas.

eu tenho um aqua de 200 lts, o que é que me aconselhas a nivel de iluminaçao? tenho calhas para 2 lampadas.

obrigado
<p>&nbsp;</p>
element
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 9:54 am

Boas

Depende das plantas, mas com apenas duas lampadas não consegues chegar pelo menos aos 150 watts, o que seria o minimo para um plantado de 200litros.

Que plantas tens no aqua?
Qual a altura da coluna de água?
Tens substracto fertil?
Fazes fertelizações?

Há muitas condicionantes para a iluminação. Que lampadas tens usado?
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

quarta out 15, 2008 12:57 pm

boas

element nao tive problemas com algas apesar de saber o risco, mas tenho plantas de rapido crescimento que conseguem controlar as algas e tambem tenho co2 a bombar que diminui as algas :D

como ja tinha dito nao sou muito experiente em electricidade mas se calhar para um aqua de 200ltr uma HQI serve existem de 150W, 200W, etc

cumps

boa aquariofilia
element
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 6:08 pm

Boas

O co2 não te diminui a algas directamente, faz é com que as plantas se desenvolvam melhor e mais rapidamente e consequentemente deixam pouco espaço de manobra para as algas.

Para 200 litros não sei se compensaria, tanto monetáriamente como na eficiência.
Porque as HQI são usadas em projectores, o foco de luz é mais concentrado e para iluminar uniformemente todo o comprimento dos 200 litros terias de a afastar e desta forma perder eficiência.
psylizart
Membro Veterano

quinta out 16, 2008 7:19 am

element Escreveu:Boas

Depende das plantas, mas com apenas duas lampadas não consegues chegar pelo menos aos 150 watts, o que seria o minimo para um plantado de 200litros.

Que plantas tens no aqua?
Qual a altura da coluna de água?
Tens substracto fertil?
Fazes fertelizações?

Há muitas condicionantes para a iluminação. Que lampadas tens usado?
os nomes das plantas nao sei,mas sao de crescimento lento.
A altura de coluna de agua é a alturta do aquario? se for é mais ou menos 50cm,nao tenho substrato fertil e faco fertilizaçoes liquidas. Tenho usado lampadas fluorescentes de 36 wts proprias p plantas,

cumps
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”