Desinf. aquario dp de morte de peixe? Resultados dos testes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
anamarialino
Membro Júnior
Registado: terça set 23, 2008 8:16 am

quarta out 22, 2008 8:44 am

Os meus peixes morreram todos.... com icticio, nem temperatura de agua, nem sal, nem medicamentos.... foi-se tudo...

Mas não vou desistir, como tenho um betta num aqua pequeno queria muda-lo para esse dos peixes +ou- 30 lts de agua.

Como desinfectar o aquario, e o que fazer ás plantas? visto que devem ter bacterias, das que levou á morte dos meus peixes.
o areão vou ferve-lo novamente, tenho que mudar o carvão do filtro e a esponja ou basta lava-los?

para os bettas tenho que fazer o ciclo do azoto????

Aguarda respostas?
Já agora, qual a temperatura preferida, e ph da agua dos bettas?
poderei a posterior juntar-lhe duas femeas?

OBRIGADO
Última edição por anamarialino em quinta nov 06, 2008 8:11 am, editado 2 vezes no total.
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

quarta out 22, 2008 11:55 am

Acho muito estranho terem morrido de ictio, isto se aumentas-te a temperatura e ainda medicamentos o tratamento é quase certo, não digo para todos mas para uma grande maioria, e diz uma coisa tinhas o carvão ao mesmo tempo que aplicas-te os medicamentos?? se sim esse pode ter sido o teu erro...

Em relação a voltar a ferver tudo, lavar aquário etc, sim claro que podes fazer, e se tens hipóteses para isso faz mesmo isso, não te esqueças é que antes de voltar a colocar os peixes, deixares o aquário fazer novamente o ciclo, pois como vais lavar tudo vai começar tudo do 0.

Qualquer duvida dispõem, o pessoal do fórum está aqui para ajudar...

P.S.: Em relação aos bettas não tenho grandes conhecimentos de temperaturas etc, alguém mais experiente te irá responder a isso senão uma pesquisa pela net deve também ajudar-te, em relação ao ciclo deves fazer para qualquer peixe, agua fria ou quente independentemente do tipo que seja e dos poucos cuidados que possa aparentemente precisar.

Um ciclo mal feito poderá ser a morte certa mesmo para peixes mais resistentes...
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
anamarialino
Membro Júnior

quarta out 22, 2008 12:34 pm

pois foi não tirei o carvão......
burra!!!!
:oops:

já lavei tudo vou começar tudo de novo.....
mrebelo
Membro

quarta out 22, 2008 1:40 pm

Nenhum de nós está livre de erros, aprendemos com eles...

Desejo-te melhor sorte desta vez e acima de tudo muita calma, para aquariofilia precisamos de ter sempre muita calma...
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quarta out 22, 2008 2:37 pm

o ciclo tem de ser feito com todos os aquarios.......
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

terça out 28, 2008 3:21 pm

Pois bem, antes de mais era essencial saberes e perceberes o porquê dos teus peixes terem morrido. Que quantidade de peixes, espécies e parametros de agua tinhas?
Quanto ao ciclo eu sou apologista que deve ser feito com peixes no aquário e fazendo medições cosntantes dos parametros da água. Num aquário com essa litragem, e apenas com um betta, a amónia e os nitritos não devem atingir valores tóxicos.

Abraço
Luís Guerreiro
mrebelo
Membro

quarta out 29, 2008 10:59 am

Acho que em relação a isso a anamarialino já chegou a conclusão que foi devido ao ictio, nomeadamente por não ter retirado o carvão do filtro o que originou que de nada servisse o remédio para o mesmo, Ictio é uma doença coravel mas precisa de algumas condições para o mesmo, condições que no caso em questão falharam...

Em relação a origem da mesma, acho que vêm sempre com os peixes dos fornecedores etc, pelo menos do pessoal que conheço que apanhou ou eu próprio quando apanhei no meu aquário foi em peixes recentemente adquiridos...

Em relação ao ciclo, eu aconcelho sem peixes muito mais para iniciados, eu no meu ultimo aquário coloquei 2 danio zebra, peixes muito resistentes depois de uma semana do aquário em ciclo sem nada, ambos sobreviveram até hoje bem de saúde, mas para iniciantes o meu concelho é mesmo ciclo sem nada, só colocação de alguma comida para criar detritos...
anamarialino
Membro Júnior

terça nov 04, 2008 9:35 am

boas, obrigado pelas dicas....
como já passou algum tempo, ja ciclei o aquario, e já tive alevinos de platys.... ( para iniciar) convem uns peixes mais fortes não acham?

Fiz assim, deixei uma semana a ciclar com bacterias vivas, depois coloquei dois peixes gatos(corydoras?), passado 4 dias comprei 5 platys 3 machos e 2 femeas.... ofereceram-me então um beta e como não o queria sozinho, coloquei junto, estão juntos há duas semanas e dão-se bem.

como disse em cima uma femea platy teve alevinos que estão na maternidade (10) e outra que os teve mortos mas ainda consegui que sobrevivesse 1, que está na maternidade junto com os outros, não os posso deixar no aquario, por causa dos peixes gato ( eles papam tudo).
fiz um tpa de 10% ontem, estou com receio de fazer mais por causa dos pequenos, o que aconselham.... eles estão todos muito activos ( expecto a femea que teve os alevinos mortos, já vinha gravida, está muito parada, mas come bem) hoje vou fazer os testes a agua e ponho aqui os resultados, ok?
obrigada a todos.
hotrodder
Membro Veterano

terça nov 04, 2008 3:26 pm

mrebelo Escreveu:Acho que em relação a isso a anamarialino já chegou a conclusão que foi devido ao ictio, nomeadamente por não ter retirado o carvão do filtro o que originou que de nada servisse o remédio para o mesmo, Ictio é uma doença coravel mas precisa de algumas condições para o mesmo, condições que no caso em questão falharam...

Pois, mas no caso de iniciantes o ictio passa a ser uma consequencia da má gestão dos parametros da água. Muitas vezes os peixes das lojas (más) vêm com doenças, mas é necessário que os nossos peixes não estejam em condições para essas doenças se propagarem a eles (algumas fazem-no com facilidade, outras não)

Em relação a origem da mesma, acho que vêm sempre com os peixes dos fornecedores etc, pelo menos do pessoal que conheço que apanhou ou eu próprio quando apanhei no meu aquário foi em peixes recentemente adquiridos...

Ou de falta de mudas de água, ou de água com parametros inacitáveis, ou de peixes incompativeis, ou de......

Em relação ao ciclo, eu aconcelho sem peixes muito mais para iniciados, eu no meu ultimo aquário coloquei 2 danio zebra, peixes muito resistentes depois de uma semana do aquário em ciclo sem nada, ambos sobreviveram até hoje bem de saúde, mas para iniciantes o meu concelho é mesmo ciclo sem nada, só colocação de alguma comida para criar detritos...

A colocação ou não de peixes no ciclo daria pano para mangas, no entanto desde que não se coloquem muitos peixes no ínicio (1 ou 2) o ciclo faz-se sem que os níveis de amónia e nitritos atinjam valores tóxicos para os peixes. Caso optes por fazer o ciclo apenas a deitar comida terás que medir os parametros frequentemente e respeitar o tempo do ciclo, cerca de 5 semanas até poderes colocar peixes.

Abraço
Luís Guerreiro
hotrodder
Membro Veterano

terça nov 04, 2008 3:48 pm

anamarialino Escreveu:boas, obrigado pelas dicas....
como já passou algum tempo, ja ciclei o aquario, e já tive alevinos de platys.... ( para iniciar) convem uns peixes mais fortes não acham?

Não existem peixes mais fortes ou mais fracos, existem peixes que sentem mais ou menos as nossas asneiras :oops:

Fiz assim, deixei uma semana a ciclar com bacterias vivas, depois coloquei dois peixes gatos(corydoras?), passado 4 dias comprei 5 platys 3 machos e 2 femeas.... ofereceram-me então um beta e como não o queria sozinho, coloquei junto, estão juntos há duas semanas e dão-se bem.

Como escrevi em cima o ciclo demora cerca de 5 semanas a completar-se, ou seja até que a amónia se transforme em nitritos e os nitritos em nitratos. E tu não esperaste as 5 semanas....Poderia até pensar que estás a levar em linha de conta a minha opinião quando digo que o ciclo deve ser feito com peixes, mas eu digo 1 a 2 peixes por semana, e tu na 2ª semana já lá tens 8. Deverias monotorizar os parametros da água para ver os valores de amónia e nitritos

como disse em cima uma femea platy teve alevinos que estão na maternidade (10) e outra que os teve mortos mas ainda consegui que sobrevivesse 1, que está na maternidade junto com os outros, não os posso deixar no aquario, por causa dos peixes gato ( eles papam tudo).
fiz um tpa de 10% ontem, estou com receio de fazer mais por causa dos pequenos, o que aconselham.... eles estão todos muito activos ( expecto a femea que teve os alevinos mortos, já vinha gravida, está muito parada, mas come bem) hoje vou fazer os testes a agua e ponho aqui os resultados, ok?
obrigada a todos.

Bem, também não sou apologista de maternidades, mas os teus peixes-gato devem ser botias, por isso se calhar é melhor deixares os alevins onde estão. E sim, deves mudar a água mais vezes, podes mudar 10% todos os dias se tiveres vagar, vais ver que num instante ficam grandes.

Não me leves a mal, mas, beijinhos
Luís Guerreiro
anamarialino
Membro Júnior

quarta nov 05, 2008 8:08 am

boas hotrodder....
:oops: estou a ficar perita em fazer asneira :oops:
como tinha posto bactérias achava , que podia ir mais depressa....

não fico nada chateada, se há coisa que gosto é de aprender....
não há problema.... :D

vou fazer os tpa 10% todos os dias e fazer os testes, falta-me só o da amónia, que assim que tiver oportunidade compro.
obrigada pela atenção.... vou dando noticias
Cumprimentos
Ana Lino
anamarialino
Membro Júnior

quinta nov 06, 2008 8:10 am

Resultados dos testes ( testes de kit)
Dia 05/11/08 ás 21 h
GH - 60
KH - 80
pH - 7 ( fiz o teste com gotas deu 7.5)
NO2 - 3
NO3 -40 ( quase 80) algumas duvidas

Depois fiz um tpa de +ou- 10%

Hoje ás 08.30 da manha ( dia 06/11/2008)
GH - 30
KH - 40
pH - 7
NO2 - 3
NO3 -40

O que acham? da agua?
Vou continuar a fazer tpa todos os dias de 10%?!
é melhor?
Obrigado
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta nov 06, 2008 8:43 am

Boas

Mantem as TPAS a diárias a 10% mas de 2 em 2 dias faz uma de 30%, é precisso não deixar esse NO2 subir e de preferência desce-lo.
O problema foi teres colocado 5 peixes de uma vez, mesmo em aquas já ciclados pode haver um picozito de amonia.
Fiz assim, deixei uma semana a ciclar com bacterias vivas, depois coloquei dois peixes gatos
Aqui tá outro erro comum, teu e de muita gente.

As bacterias que se adiciona para acelarar o ciclo precissam de se alimentar senão morrem e não ajudam em nada. Para alimenta-las podemos fazer de várias formas, ou deitamos um pouco de comida dia sim dia não ou colocamos um ou dois peixes resistentes (eu costumo usar phisas).
anamarialino
Membro Júnior

quinta nov 06, 2008 1:27 pm

obrigada pela ajuda element......

e a todos os outros também......

se houver novidades eu dou
hotrodder
Membro Veterano

quinta nov 06, 2008 4:08 pm

Está a faltar aí os valores de amónia.