um pequeno problema
hoje o meu pai chegou a casa com uma maternidade... sei que elas podem provocar stress as peixas, mas vou ter que a usar (terei que ter muito cuidado) ... mas como vou ter um aqua novo de 110 litros o problema da populaçao nao vai ser tao dificil, do que eu sempre gostei de peixes maiores, e com esta maternidade ja tou a ver que o meu aqua vai ser de guppies, sera que a algum peixe maiorzito que se de com guppies e que caiba num aqua de 110 litros?
Sim, vários. O meu conselho é que se dirija a uma loja de peixes em condições (cujos empregados saibam o que estão a vender) e se aconselhe sobre quais as especies que podem viver em aquários de condições de água semelhants à dos Guppies e que não sejam agressivos para os mesmos. Estou certo que encontrará bastantesgongax Escreveu:.... sera que há algum peixe maiorzito que se dê com guppies e que caiba num aqua de 110 litros?

<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
Ocorrem-me vários.
Quase todos os gouramis e colisas, molly velífera, espadas e platys, botia-palhaço, kribensis, peixe-vidro, escalares introduzidos pequenos, betta, viúva, dânios zebra, labeo bicolor, rasboras arlequim... todos esses peixes vivem bem num comunitário, embora sejam de origens diferentes.
Quase todos os gouramis e colisas, molly velífera, espadas e platys, botia-palhaço, kribensis, peixe-vidro, escalares introduzidos pequenos, betta, viúva, dânios zebra, labeo bicolor, rasboras arlequim... todos esses peixes vivem bem num comunitário, embora sejam de origens diferentes.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda dez 20, 2004 11:15 pm
Boas,gongax Escreveu:hoje o meu pai chegou a casa com uma maternidade... sei que elas podem provocar stress as peixas, mas vou ter que a usar (terei que ter muito cuidado) ... mas como vou ter um aqua novo de 110 litros o problema da populaçao nao vai ser tao dificil, do que eu sempre gostei de peixes maiores, e com esta maternidade ja tou a ver que o meu aqua vai ser de guppies, sera que a algum peixe maiorzito que se de com guppies e que caiba num aqua de 110 litros?
Juntamente com os gupys podes colocar, neons, danios zebra, platis, rodostomos ou "cabeças de bêbado" e outros tetras em geral do mesmo tamanho... Mas tem atenção com as quantidades, não vás cair no erro de colocar peixes a mais no aqua....
Cumps, e boa sorte
<strong>JC</strong>
Guaramis e colisas com guppies ? Eu não arriscaria, para escreveres isso é porque nunca tiveste peixes desta especie, quanto ao escalar são peixes que vão ficar mt grandes para esse aqua, já para não dizer que o mais certo é eles mordiscarem as caudas dos guppies !!!dinodane Escreveu:Ocorrem-me vários.
Tenho visto centenas de tópicos de aquarios, e acho que nunca vi guppies junto com escalares. Se puderes mostrar ai uma foto de um aquário comunitário com guppies e escalares era fixe.dinodane Escreveu:Adaptam-se perfeitamente e pode apreciá-los juntos em imensos aquas comunitários.
Olá, andamos na escola? é que não me recordo de si... E sim, já tive e tenho peixes de todas as espécies que referi alguns já há uns 20 anos talvez, já não sou propriamente "catraia" nisto...p-mota Escreveu:Guaramis e colisas com guppies ? Eu não arriscaria, para escreveres isso é porque nunca tiveste peixes desta especie, quanto ao escalar são peixes que vão ficar mt grandes para esse aqua, já para não dizer que o mais certo é eles mordiscarem as caudas dos guppies !!!dinodane Escreveu:Ocorrem-me vários.
Gouramis e colisas com guppys, sim senhor, qual é o espanto?

Escalares com guppys? Yup. Um aqua com 110 pode perfeitamente albergar um par de escalares, não sabia? Devem é ser adicionados pequenos, caso não saiba.

Ora bem, vamos lá documentar:
http://www.aqua-fish.net/show.php?h=tro ... tyaquarium aqui aconselham colisas com guppys
Aqui podem ver várias espécies compatíveis com escalares e gouramis:
http://www.elmersaquarium.com/c106community4angels.htm
Aqui podem ver guppys com gouramis:
http://www.elmersaquarium.com/c106community1.htm
Outro exemplo que combina escalaes com muitas espécies de peixes pequenos:
http://www.elmersaquarium.com/c106community1.htm
Podem ler aqui info sobre compatibilidade de espécies:
http://www.aquariumpros.com/articles/co ... lity.shtml
E finalmente:
Parto do princípio que saiba o que quer dizer "comunitário" quando se fala de aquariofilia...Angel Fish- they eat dry floating flakes or fruit flies and can be kept in a tank with other community fish. They can grow up to 15 cm. They are probably one of the most beautiful freshwater community fish out there.

E podia continuar aqui a colar links e citações, podia scanear páginas de livros... sabe, eu normalmente falo por experiência própria, não por "ouvir dizer" ou pelo que li em fóruns da net.
Se quiser "atestar" veja o petsite do meu aqua de 240 litros, lá pode ver escalares, gouramis e guppys entre outras espécies. Quando introduzi os discus decidi retirar os gouramis, guppys e outros para um outro aqua para criar biótopos diferentes e baixar o pH.
Neste momento tenho lá 3 escalares adultos com cerca de 12 cm cada e convivem pacificamente com tetras pequenos...
Cumprimentos.
Quando venho aqui a este forum, ou mesmo a outros venho com o intuito de ajudar a ser ajudado, e pensava tambem que este forum era como uma comunidade onde podessemos trocar ideias e tentar tirar algum partido das ideias diferentes das nossas.dinodane Escreveu:
Olá, andamos na escola? é que não me recordo de si... E sim, já tive e tenho peixes de todas as espécies que referi alguns já há uns 20 anos talvez, já não sou propriamente "catraia" nisto...
Podia-te trazer tambem alguns links desses como tu aí meteste, em que explicam que os escalares em adultos não estão bem em 100 litros, porque ficam muito grandes, claro que se lá os meteres que remédio teem eles se não sobreviver, e tambem que os guaramis são bastantes territuriais, e podem atacar o guppies, mas não me vou dar ao trabalho, pq já vi que não vale a pena, pois parece-me que és daquele tipo de pessoas que não aceitas que outro menbro discorde das tuas ideias.
Pensei que ia sair daqui um tópico onde se iria trocar bastantes opiniões e relatos de especies em comunidade,~pelos menos era a minha intensão, e por isso te pedi os links, mas enganeri-me, se soubesse que era para ler esta resposta da tua parte, nem sequer tinha respondido.
Quanto ao andar na escola, penso que não te faltei ao respeito, e não percebo o pq destas palavras. Corro mt foruns, inclusivé sou moderador num forum com mais de 10000 user"s registrados activos, e numca vi apresentarem um argumento destes, por discordar da sua ideia.
Quanto á palavra comunidade, se parece que alguem não sabe o que é não sou eu !!!!!
Olá
sabes o que o dinodane queria dizer com assa treta da escola foi por o tratares por "tu", costuma-se dizer: por acaso andaste comigo na escola quando alguem que não conhecemos nos trata por "tu". Mas não percebeste e continuas a tratá-lo por "tu", quanto a mim estás á vontade com o " tu, você, Sra, ou Exma Dona
. Estou a brincar, não leves a mal o Dinodane ao que tenho visto é do pessoal mais baril qua anda por cá e provavelmente disse-te isso na brincadeira e não percebeste. Força aí que o pessoal vai te dar mais informações sem teres que ler esses sites todos. 

P-mota, sabe o que me irrita solenemente neste sub-fórum?
É constatar diariamente que a maioria das pessoas que responde às dúvidas colocadas não têm qualquer experiência empírica de aquariofilia, a maior parte são catraios curiosos que por terem lido uns fórunzecos acham que sabem tudo. Acredite que nunca comentei um tópico sem ter experiência do assunto e sempre aceitei uma correcção desde que fundamentada.
Quanto à forma de tratamento a minha educação não me permite tratar ninguém por tu que eu não conheça pessoalmente. Não sei quem está do outro lado do pc, se é mais novo se é mais velho e achei que se dirigiu a mim de uma forma muito petulante e infantil, desgostei particularmente da frase "se dizes isso é porque nunca tiveste peixes destes", pois bem apetece puxar dos "galões" e responder algo como "ainda andava o menino de fraldas já eu tinha todas essas espécies em comunitários" mas isso parece arrogante, não será? É como diz, o p-mota já "viu centenas de TÓPICOS de aquários"...
Bom, está esclarecido.
Quanto ao assunto principal, vamos lá então dismistificar as coisas:
Os escalares em adultos não estão bem em 100 litros.
"It can be said that the general rule of thumb is that 1 fully grown angelfish requires at least 10 gallons of water. Now in saying that, the number of angels you can keep will depend on variables like how often and how many gallons of water you change, how much you feed your angelfish, and what size angelfish you plan on introducing to your tank. Although these variables are important, try and stick to the rule of 1 fully grown angelfish to 10 gallons of water."
Faça as continhas e veja a quantos litros corresponde um galão. Fonte, entre várias, squidoo.com
Os escalares não podem estar com guppys:
"What are some suitable tankmates if I wanted to include Angel fish in a community tank?
Because they are usually very peaceful, there are quite a few freshwater tropical fish you could keep with them. However, they will become territorial if they have formed pairs and are ready to spawn.
Some that would work well: Corydoras, Gouramis, Plecos, Guppies, Silver Dollars, Platies, Swordtails and Bala Sharks. Freshwater fish that may not do well with your Angels would be the notorious fin nippers, such as Tiger Barbs and some of the tetras if not kept in schools. Keeping only one or two barbs or tetras may bring out the fin nipping behavior.
Angelfish will generally make good community tank mates with mollies and guppies if you just want to add some angels to your tank"
(Se precisar de tradução esteja à vontade), fonte fishlore.com
Os gouramis são territoriais e não podem estar com guppys:
Amigo, os gouramis são territoriais com membros da sua própria espécie e os gouramis anões e as colisas são do mais pacífico que se pode ter em comunitários...
Definição de "aquário comunitário":
Trata-se de juntar uma série de peixes e plantas que se conseguem desenvolver em companhia uns dos outros embora não seja obrigatório compartilharem das mesmas origens. A grande atracção de arranjar tal aquário é poder misturar espécies de todo o mundo. As espécies de peixes encontradas na maioria de aquas comunitários são criadas comercialmente no Sudoeste asiático (Tailândia e Singapura). A maior parte dessas explorações criam peixes que se adaptam às condições do aquário "médio". Portanto, os tetras escalares e outras espécies tropicais são capazes de se sentirem mais comodamente com a água da torneira da Tailândia do que com a do Amazonas. Para o aquariofilo a vantagem é que tais peixes são bastante versáteis para vingar em qualquyer água que não seja nem dura nem mole demais, o que os torna ideais para principiantes.
Fonte. O Grande Livro do Aquário de Peter W Scott
E agora vou dar-me ao trabalho de scanear uma ficha desse mesmo livro, precisamente espécies recomendadas para um bom comunitário.

Espero ter ensinado algo útil. Senão, paciência.
Cumprimentos a todos.
É constatar diariamente que a maioria das pessoas que responde às dúvidas colocadas não têm qualquer experiência empírica de aquariofilia, a maior parte são catraios curiosos que por terem lido uns fórunzecos acham que sabem tudo. Acredite que nunca comentei um tópico sem ter experiência do assunto e sempre aceitei uma correcção desde que fundamentada.
Quanto à forma de tratamento a minha educação não me permite tratar ninguém por tu que eu não conheça pessoalmente. Não sei quem está do outro lado do pc, se é mais novo se é mais velho e achei que se dirigiu a mim de uma forma muito petulante e infantil, desgostei particularmente da frase "se dizes isso é porque nunca tiveste peixes destes", pois bem apetece puxar dos "galões" e responder algo como "ainda andava o menino de fraldas já eu tinha todas essas espécies em comunitários" mas isso parece arrogante, não será? É como diz, o p-mota já "viu centenas de TÓPICOS de aquários"...

Bom, está esclarecido.
Quanto ao assunto principal, vamos lá então dismistificar as coisas:

"It can be said that the general rule of thumb is that 1 fully grown angelfish requires at least 10 gallons of water. Now in saying that, the number of angels you can keep will depend on variables like how often and how many gallons of water you change, how much you feed your angelfish, and what size angelfish you plan on introducing to your tank. Although these variables are important, try and stick to the rule of 1 fully grown angelfish to 10 gallons of water."
Faça as continhas e veja a quantos litros corresponde um galão. Fonte, entre várias, squidoo.com

"What are some suitable tankmates if I wanted to include Angel fish in a community tank?
Because they are usually very peaceful, there are quite a few freshwater tropical fish you could keep with them. However, they will become territorial if they have formed pairs and are ready to spawn.
Some that would work well: Corydoras, Gouramis, Plecos, Guppies, Silver Dollars, Platies, Swordtails and Bala Sharks. Freshwater fish that may not do well with your Angels would be the notorious fin nippers, such as Tiger Barbs and some of the tetras if not kept in schools. Keeping only one or two barbs or tetras may bring out the fin nipping behavior.
Angelfish will generally make good community tank mates with mollies and guppies if you just want to add some angels to your tank"
(Se precisar de tradução esteja à vontade), fonte fishlore.com

Amigo, os gouramis são territoriais com membros da sua própria espécie e os gouramis anões e as colisas são do mais pacífico que se pode ter em comunitários...

Trata-se de juntar uma série de peixes e plantas que se conseguem desenvolver em companhia uns dos outros embora não seja obrigatório compartilharem das mesmas origens. A grande atracção de arranjar tal aquário é poder misturar espécies de todo o mundo. As espécies de peixes encontradas na maioria de aquas comunitários são criadas comercialmente no Sudoeste asiático (Tailândia e Singapura). A maior parte dessas explorações criam peixes que se adaptam às condições do aquário "médio". Portanto, os tetras escalares e outras espécies tropicais são capazes de se sentirem mais comodamente com a água da torneira da Tailândia do que com a do Amazonas. Para o aquariofilo a vantagem é que tais peixes são bastante versáteis para vingar em qualquyer água que não seja nem dura nem mole demais, o que os torna ideais para principiantes.
Fonte. O Grande Livro do Aquário de Peter W Scott
E agora vou dar-me ao trabalho de scanear uma ficha desse mesmo livro, precisamente espécies recomendadas para um bom comunitário.

Espero ter ensinado algo útil. Senão, paciência.

Cumprimentos a todos.