AREÃO BRANCO PROVOCA STRESS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quinta nov 20, 2008 12:17 pm

Olá :D . O meu aquário tem pedrinhas brancas com diâmetro de mais ou menos 1cm a 1,5cm e são de cores de tons muito claros havendo algumas que são mesmo brancas. Li num guia da SERA que o fundo branco faz mal aos peixes pois provoca-lhes stress e que o melhor é pedras mais escuras, até porque faz subressair mais os peixes. Eu estou a pensar em comprar aquelas pedrinhas pequeninas que há á venda na loja de animais própria para os aquários, queria perguntar já que há uma variedade de cores imensa se posso comprar azuis, acho muito bonitas o que me aconselham?
Outra questão é o aspirador de areão. Como as minhas pedras são maiores não entram no tubo do aspirador de areão, mas estas novas vão ser sugadas, como é que é na prática? O areão é sugado e torna a cair no aquário ou tenho que o "desentupir" ? Todas as semanas devo revolver o areão ou limpo só a superficie evitando que o areão seja sugado?
Desde já agradeço a ajuda.
Dudu se esiver por aí eu agradeço também a sua opinião, sem ofender ninguem,(todas as opiniões são bem vindas desde que sejam construtivas) mas o Dudu é uma pessoa que ajuda sem criticar, por isso a sua ajuda é sempre bem vinda.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta nov 20, 2008 12:21 pm

Independentemente do gosto estético de cada um, a minha opinião é que as coisas num aquário devem ser o mais proximo da naturalidade possível. Só um ambiente próximo do que têm na natureza poderá dar um minimo de segurança e conforto aos peixes, já assim submetidos ao ambiente que está longe de ser o natural. Neste pressuposto, pedras azuis, pedras vermelhas ou com quaisquer outras cores que não se encontram no ambiente natural, para mim estão fora de questão.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 20, 2008 1:00 pm

Faço minhas as palavras do Paulo, para mim o pior que se pode colocar num aquário são mesmo esses areões de cores vivas e outras decorações artificiais.
É uma questão de gosto, para mim um aqua realmente decorativo é um onde se vejam materiais naturais e plantas vivas como seria expectável encontrar no habitat natural dos peixes e para que eles se "sintam" bem.
No entanto, já tive um areão negro num aqua de néons, com um fundo a simular rocha cinzenta e montes de feto de java e o efeito era muito bonito e nada artificial.

Quanto ao aspirador, o meu areão também é de grão fino mas o meu tem uma rede que impede a passagem do mesmo, só passa mesmo a água e os detritos / restos de comida, portanto o que é sugado cai no fundo, por vezes tenho de dar uma ajuda para desentupir a tal rede, sacudindo o tubo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quinta nov 20, 2008 3:45 pm

Está bem vou fazer o que me aconselham, mas o areão azul que vi era escuro. De qualquer maneira vou para o mais natural.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo nov 23, 2008 7:51 pm

Disseram-me que areão preto ficava muito bem, esteticamente claro, e que realçava mais a cor dos peixes. isto é verdade?
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

domingo nov 23, 2008 8:39 pm

e verdade
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo nov 23, 2008 8:41 pm

lprm Escreveu:e verdade
e para os peixes é indiferente?
lprm
Membro Veterano

domingo nov 23, 2008 8:50 pm

acho que eles ate gostam
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quarta nov 26, 2008 2:52 pm

Olá a todos .....

Tanytany obrigado por confiar nas minhas palavras..... :P

Sobre o melhor substrato depende do tipo de aqua que vc vai montar .....

Explico, se vc for montar um aqua para colocar Kinguios vc vai colocar um substrato que deixe a água do aqua levemente alcalina ou netra....

Já se for montar um aqua para colocar peixes amazonicos por exemplo vc colocaria um susbtrato neutro e coloca decoração de troncos para deixar a água do aqua levemente acida...

Já colocar substrato colorido eu acho um risco pois ... estes substratos são colorido artificialmente e pode com o tempo soltar alguma quimica na água do aqua , coisa que não desejamos pois poderiamos matar todos nossos peixes sem saber o que causou isso ...

Agora eu tenho aqua com areia de filtro de piscina que eu acho o mais natural ... e tenho tbm com basalto preto ...... só para vc ter ideia eu tenho apenas 1 aqua com basalto e 6 com areia de filtro de piscina....

Para fazer sinfonagem eu prefiro os de areia eu acho mto mais facil de visualizar as fezes/resto de comida....mais tem que tomar cuidado para não enfiar o sifão na areia que a areia vai ser toda sugada ... o que vc pode fazer é colocar uma redinha assim como a nossa amiga dinodane mais com o tempo vc pega a pratica ... é só fazer uma sinfonagem superficial ... pois neste tipo de substrato a sujeira não entrar no meio dos grãos... como acontece no caso de cascalho grosso ....

se quizer o meu msn é [email protected] pois nem sempre estou no forum ....

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
lprm
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 3:22 pm

tambem utilizo areia para filtro de piscina e nunca precisei de limpar mantenho 3 cory's que fazem o trabalho por mim
Responder

Voltar para “Peixes”