Olá a todos .....
Tanytany obrigado por confiar nas minhas palavras.....
Sobre o melhor substrato depende do tipo de aqua que vc vai montar .....
Explico, se vc for montar um aqua para colocar Kinguios vc vai colocar um substrato que deixe a água do aqua levemente alcalina ou netra....
Já se for montar um aqua para colocar peixes amazonicos por exemplo vc colocaria um susbtrato neutro e coloca decoração de troncos para deixar a água do aqua levemente acida...
Já colocar substrato colorido eu acho um risco pois ... estes substratos são colorido artificialmente e pode com o tempo soltar alguma quimica na água do aqua , coisa que não desejamos pois poderiamos matar todos nossos peixes sem saber o que causou isso ...
Agora eu tenho aqua com areia de filtro de piscina que eu acho o mais natural ... e tenho tbm com basalto preto ...... só para vc ter ideia eu tenho apenas 1 aqua com basalto e 6 com areia de filtro de piscina....
Para fazer sinfonagem eu prefiro os de areia eu acho mto mais facil de visualizar as fezes/resto de comida....mais tem que tomar cuidado para não enfiar o sifão na areia que a areia vai ser toda sugada ... o que vc pode fazer é colocar uma redinha assim como a nossa amiga dinodane mais com o tempo vc pega a pratica ... é só fazer uma sinfonagem superficial ... pois neste tipo de substrato a sujeira não entrar no meio dos grãos... como acontece no caso de cascalho grosso ....
se quizer o meu msn é
[email protected] pois nem sempre estou no forum ....
Abraços
Du