Ajuda aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
wesleyboy
Membro Júnior
Registado: segunda nov 24, 2008 10:20 am

segunda nov 24, 2008 10:47 am

ola..
Antes de mais queria dar os parabens ao forum..ta muito bem,e tambem já aprendi algumas coisa que desconhecia :D .

Tenho um problema que não consigo mesmo resolver no meu aquario :cry: .

É assim, o meu aquario tem 1 m comprimento, 46cm altura,30cm de largura, tem filtro interior, e mais um pequeno de "ajuda" , tem um termostato (agua a 26º 27º), e tem uma lampada AQUA GLO 25W...
Faco alguma mudanças parciais de agua, tento ter os filtros sempre "limpos".. tenho uma bomba de oxigenio de 200L / H, com regulador (está quaze sempre no minimo)... mas o problema continua a presistir... :oops: :cry: , o fundo do meu aquario,fica sempre " sujo".. com algas castanhas, tal como toda a decoração, e plantas "falsas".

Já não sei que mais poderei fazer para tentar combater isso ou resolver de uma vez este problema.

Se alguem puder dar uma ajuda ou umas dicas agradeço desde já....

Obrigado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 24, 2008 11:22 am

Olá.

Invista num filtro externo. Os filtros que tem não têm capacidade para filtrar esse volume de água em condições.
Faça uma TPA de 20% da água semanalmente. Introduza plantas naturais, elas também ajudam a manter a química da água.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

wesleyboy
Membro Júnior

segunda nov 24, 2008 12:13 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Invista num filtro externo. Os filtros que tem não têm capacidade para filtrar esse volume de água em condições.
Faça uma TPA de 20% da água semanalmente. Introduza plantas naturais, elas também ajudam a manter a química da água.

Cumprimentos.
Ola, obrigad pela ajuda.

Pensava que o filtro que tenho seria suficiente :(
Disseram me q este tipo de filtro (uma caixa, onde se coloca as materias filtrantes) era suficiente... :oops:

Será que o motor q faz circular a agua é pequeno e não tem capacidade para "fazer a agua" passar o suficiente pelas materias filtrantes? :?
Realmente, as plantas, ja tinha pensado nisso, mas antes queria tentar resolver este problema...

Obrigado
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

segunda nov 24, 2008 1:13 pm

Olá :D Uma coisa que tambem deves ter em consideração (não sei se sabes nem sei se tens, mas...) é que não deves ter o aquário perto de janelas, isso faz criar mais algas. E senão te conseguires ver livre delas deves apagar a luz do aquário ao fim de 8 horas de luz, sabes que devemos ter 12 né? baixa para 8 horas. E claro o filtro provavelmente mais potente resolve o problema, mas não descures o resto, caso tenhas, o aquário perto de uma janela... boa sorte :D
wesleyboy
Membro Júnior

segunda nov 24, 2008 4:46 pm

Tanytany Escreveu:Olá :D Uma coisa que tambem deves ter em consideração (não sei se sabes nem sei se tens, mas...) é que não deves ter o aquário perto de janelas, isso faz criar mais algas. E senão te conseguires ver livre delas deves apagar a luz do aquário ao fim de 8 horas de luz, sabes que devemos ter 12 né? baixa para 8 horas. E claro o filtro provavelmente mais potente resolve o problema, mas não descures o resto, caso tenhas, o aquário perto de uma janela... boa sorte :D
Ola...

Realmente o aquario não está perto da janela...não tem luz directa nem nada.. :cry: ...
Provavelmente terei que colocar menos horas.. de luz..
eu tenho cerca de 12h como sempre me explicaram..
Menos que 12h não terá problemas? :wink:
Tenho que ver entao um motor talvez mais potente,que consiga fazer circular mais vezes a agua..

Obrigado pela ajuda tambem. :lol:
p-mota
Membro Júnior
Registado: sábado ago 19, 2006 5:28 pm

segunda nov 24, 2008 11:37 pm

Essas algas castanhas costumam aparecer bastante em montagens recentes, não sei se é o teu caso se não, e a melhor forma de controlares isso na minha opinião é fazer bastantes TPA"s, pelo menos foi assim qu eu resolvi quando tive esse problema.
wesleyboy
Membro Júnior

segunda nov 24, 2008 11:59 pm

Boas...

O meu aquario, já tem bastante tempo... :cry: , mas sempre tive este problema ao fim de alguns tempos...

tenho que ir por partes ou assim... vou tentar fazr varios TPAs a ver se há algumas melhoras.
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça nov 25, 2008 9:04 am

Costumas aspirar o fundo com frequencia?

Se não tens plantas, é normal que tenhas algumas algas. O problema é que de facto tens pouca iluminação o que dificultará manter plantas (tenho quase a certeza que já tentaste, e não correu bem...certo? :wink:).

Faz uma boa aspiração do fundo - compra um aspirador decente - e segue os conselhos já aqui dados: melhora a filtragem, reduz o fotoperiodo e aumenta as mudanças de água.

Podes também testar a água e verificar quais os niveis de nitratos e fosfatos - sem plantas, só eliminas estes compostos com mudanças de água....ou com as algas que te estão a aparecer, que se "alimentam" deles.

Também devias melhorar a iluminação - suponho que o sistema de iluminação seja uma tampa única, o que impossibilita remover - comprando uma calha nova preferencialmente com duas lâmpadas.

Com essa iluminação, consegues manter apenas plantas de crescimento lento (musgo, fetos e anubias), mas podes tentar arriscar e colocar valisneria, elodea (egeria densa ou najas), lagarosiphon, sagittaria e eventualmente cryptocorynes.

Cumps,
Nuno
wesleyboy
Membro Júnior

terça nov 25, 2008 9:38 am

Diesel_Car, obrigado pelas ajudas...

Costumo aspirar com alguma frequencia o fundo..
Realmente,a tampa do meu aquario,só tem uma calha.. :cry: ,e já tentei comprar em varios sitios,mas não consigo. Qual seria o melhor sitio para tentar resolver o problema das calhas? conheces onde consiga fazer isso?
Relativamente as plantas, nunca tentei colocar plantas vivas, com medo de realmente nunca as conseguir manter.. :oops: .

Que tipo de aspirador aconselhas? se é que há uns melhores que outros.. :roll:
Vou ver essas plantas que me falas a ver se consigo alguma coisa.. :lol:
E vou seguir alguns conselhos deixado por aqui..

P.S. Sou de Lisboa, se indicares alguma loja por aqui,ou lojas on line agradecia.

Obrigado mais uma vez.. a todos os que me tentar ajudar.
Diesel_Car
Membro

terça nov 25, 2008 10:02 am

Qual seria o melhor sitio para tentar resolver o problema das calhas? conheces onde consiga fazer isso?
Vai a uma loja de animais e pede uma calha com 1m e duas lampadas. Vais ter de retirar a tampa do teu aquário se fôr uma peça única (tampa + calha de encastrar) e provavelmente terás de ficar com o aquário destapado.
A altura do teu aquário (46cm) também dificulta a manutenção de plantas com tão pouca luz...
Que tipo de aspirador aconselhas? se é que há uns melhores que outros..
Em aquariofilia...quanto mais simples melhor! :lol:

Gosto muito destes dois modelos, simples e eficazes. O único senão é que tens de retirar água do aquário para aspirar:

Encontras este em qualquer loja de animais
http://newt150.tripod.com/infopic/small ... 2small.jpg

Este...compras nas lojas de chinês
http://www.aqualifetropicals.co.uk/imag ... leaner.jpg

Existem muitos modelos a pilhas (fracos....fracos..não aspiram nada) e outros movidos a ar (ligas a bomba de ar na base do aspirador), mas pessoalmente não gosto de nenhum. Têm a vantagem de não precisares de retirar água do aquário.
P.S. Sou de Lisboa, se indicares alguma loja por aqui,ou lojas on line agradecia.
Existem dezenas de lojas em lisboa, é proibido pelas regras do forum aconselhar uma.
Na maioria encontras tudo o que precisas, mas é sempre bom visitares meia duzia.

Cumps,
Nuno
wesleyboy
Membro Júnior

terça nov 25, 2008 10:11 am

Pois..

Realmente, nunca tinha pensado em deixar o aquario destapado... :oops:
Não tem mal? :?
Preferia, mesmo uma tampa com 2 calhas,mas se calhar va sr muito dificil encontrar..
Vou tentar entender como funcona esses aspiradores que me falas..
O meu é ligado a bomba de ar...
Desculpa,mas nõa tinha reparado que é proibido pelas regras do Forum.

Acho tambem que o fundo do meu aquario, não é o melhor... :cry: , mas sabes como são as mulheres... tem que ficar bonito.. :lol: :lol: , e colocamos umas " pedras" pequenas que dificulta bastante o aspirar..

Obrigado.
dinodane
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 12:08 pm

Olá.

As plantas naturais não são complicadas de manter, há é que escolher espécies pouco exigentes. Aconselho as anúbias, as valisnérias e o feto de java. Para além de serem muito bonitas, são muito fáceis de encontrar, não são caras e são muito fáceis de manter, podem plantar-se sem substracto directamente no areão, não precisam de injecção de CO2, basta podá-las e retirar as folhas mortas.
Para além de embelezarem o aquário e de o tornarem mais natural vão ajudá-lo a combater as algas castanhas, vão oxigenar o aqua tornando o habitat muito melhor para os peixes, como vê só vantagens.

Cumprimentos.

Diesel_Car
Membro

terça nov 25, 2008 12:23 pm

Desculpa dinodane, deixa só corrigir algo com o qual não concordo:
Aconselho as anúbias, as valisnérias e o feto de java
....
podem plantar-se sem substracto directamente no areão,
Tanto os fetos como as anúbias devem ser plantados agarrados a troncos ou pedras e nunca no areão. O rizoma apodrece com facilidade quando colocado enterrado.
Para plantar basta colocar a planta por cima de um tronco ou pedra e atar com fio de costura (ou fio de pesca - grosso de preferencia - ou elásticos).

Nesta foto ve-se bem a tecnica usada num feto-de-java windelov
http://www.fishyfriendsaquatics.co.uk/s ... nds007.jpg

Cumps,
Nuno
dinodane
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 12:30 pm

Tem razão no que diz respeito ao feto de java, no entanto permita-me discordar no caso das anúbias. O último aqua que montei para um casal de bettas tem só anúbias e um pé de feto de java plantados directamente no areão e estão a vicejar perfeitamente já há 3 meses. Como o areão é grosso já vejo rizomas a aderir aos mesmos e já brotaram pequenos fetos desde que plantei.
Mas de facto, bem feito é como recomenda e não é difícil, tanto uma planta como outra depressa se fixam aos troncos, permitindo retirar os fios.

Cumprimentos.

wesleyboy
Membro Júnior

terça nov 25, 2008 10:44 pm

Bem... desde já quero agradecer a todos vos...
Já aprendi mais neste curto espaço, que em varios tempos de aquarios.. :lol:

E todas as ajudas são bem vindas.. :lol: tenho é que apontar num papel todos os nomes para ver se não me baralho.. :D

Já agora que tipo de fundo, mais aconsellham? ... Gosto de ver com aquela areia fina... acho que fica muito bonito... mas ao mesmo tempo tenho um certo receio, se será boa ideia...
Uma pergunta mais... :oops:

Qual a melhor maneira de fazer o fundo... ?
Colocar algum areao grosso no fundo e cobrir com areia? Ou só areao? ... :roll: :oops:

Desculpem a minha "ignorancia" relativamente a isso..

Obrigado.
Responder

Voltar para “Peixes”