É de alguma espécie ? (com fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Brinca
Membro
Registado: terça jul 08, 2008 7:38 pm

terça jan 06, 2009 9:59 pm

Boas pessoal,

Gostaria que algum entendido/a em cascudos que me indicasse se este é ou não umas das 100 espécies existentes chamados os "Limpa-Fundos". Se for de alguma espécie gostaria que indicassem qual ?!

Cá vão algumas fotos:

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Aqui está um outro habitante do aqua, guppy nascido e criado neste mesmo aqua. 20 L

Imagem
Imagem

Cumps.
<strong>Once Upon a time... A male and a Female&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; TUMBA: ALEVINS !!!!!&nbsp; hehehe

--> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64253

--> http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
</strong>
Diesel_Car
Membro
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

terça jan 06, 2009 10:09 pm

É uma corydora bronze (Corydora aeneus).

Nao leves a mal Brinca usar o teu tópico para isto...mas...

Desculpem o desabafo...mas que mania irritante de chamarem os peixes de limpa fundos ou limpa vidros!!!! Quando é que se vai perder esta mania irritante de chamar isto aos peixes?
Existem os nomes comuns (ja nem falo dos cientificos), custa assim tanto decorar os nomes do raio dos peixes?!?!?!!? :evil:
Mesmo o "comum" limpa-vidros (Gyrinocheilus aymonieri) tem outro nome simples e facil de decorar - Comedor de algas chinês - CAE.

Custa muito??

Cumps,
Nuno
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta jan 07, 2009 6:49 am

Olá :D . Na verdade não custa muito, mas quando uma pessoa chega a uma loja e pergunta o nome dos peixes, normalmente é sempre esses nomes que dão, limpa fundos e limpa vidros, depois claro, chamamos os mesmos nomes porque foi o primeiro a ouvir e ficou na cabeça e por esses nomes todos sabemos o que é... depois aqui no fórum há sempre quem nos diga realmente o nome deles etc e tal e começamos a pesquisar e aí familarizamo-nos com os nomes reais... até lá pessoal mais experiente e que nao gosta de determinados nomes dados aos peixes tem que ter paciência.Esses desabafos não adiantam nada vai sempre aparecer mais perguntas como esta :wink: Aliás o fórum é isto mesmo o tempo passa e as perguntas repetem-se
Diesel_Car
Membro

quarta jan 07, 2009 7:14 am

Na verdade não custa muito, mas quando uma pessoa chega a uma loja e pergunta o nome dos peixes, normalmente é sempre esses nomes que dão, limpa fundos e limpa vidros,
Não concordo.

Mesmo quem nunca teve peixes, quando chega a uma loja pergunta instintivamente "tem limpa fundos?" "existem limpa vidros de água fria?". Não porque o rapaz atrás do balcão sugeriu, mas porque vinha já de casa com essa ideia. Claro que na loja o funcionário é obrigado a responder da mesma forma, correndo o risco de não ser ouvido caso use demasiados nomes técnicos.
Creio que são nomes já enraizados e que deviam ser mudados. O forum devia ter um papel importante nesta mudança....
ouvir e ficou na cabeça e por esses nomes todos sabemos o que é...
Sabes que é um peixe que vive na parte mais baixa do aquário, e mais nada...limpa fundos e limpa vidros a mim não me informa de nada.

É bem diferente um otocinclus (5cm) e um plecostomus (30cm)....um Corydora pigmaeus (2cm) e um Synodontis angelicus (30cm). No entanto, os primeiros sao "limpa vidros" e os segundos "limpa fundos".
Esses desabafos não adiantam nada vai sempre aparecer mais perguntas como esta Wink Aliás o fórum é isto mesmo o tempo passa e as perguntas repetem-se
Repetem-se mas não deviam. Ou o trabalho do forum nao será informar correctamente as pessoas para que elas proprias possam informar as seguintes??
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta jan 07, 2009 7:23 am

Diesel_Car Escreveu:É uma corydora bronze (Corydora aeneus).

Nao leves a mal Brinca usar o teu tópico para isto...mas...

Desculpem o desabafo...mas que mania irritante de chamarem os peixes de limpa fundos ou limpa vidros!!!! Quando é que se vai perder esta mania irritante de chamar isto aos peixes?
Existem os nomes comuns (ja nem falo dos cientificos), custa assim tanto decorar os nomes do raio dos peixes?!?!?!!? :evil:
Mesmo o "comum" limpa-vidros (Gyrinocheilus aymonieri) tem outro nome simples e facil de decorar - Comedor de algas chinês - CAE.

Custa muito??

Cumps,
Nuno

Boas

Tens razão no teu desabafo, mas o "comum" limpa-vidros é o Otocinclus affinis que não cresce mais que 5/6 cm. O CAE é parecido e muitas vezes vendido como comum limpa vidros mas depois cresce aos até aos 30cm.
Brinca
Membro

quarta jan 07, 2009 10:52 am

Diesel_Car é na boa em teres utilizado o meu tópico para o teu exelente desabafo. Bem dito !! :lol: então portanto tenho uma corydora Bronze (Corydora aeneus) .

Cumps.
<strong>Once Upon a time... A male and a Female&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; TUMBA: ALEVINS !!!!!&nbsp; hehehe

</strong>
Brinca
Membro

quarta jan 07, 2009 11:09 am

uma outra pergunta dá para notar o dimorfismo sexual da cory, é um femea ou macho ?!

</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 07, 2009 11:45 am

Olá.
Não há dimorfismo sexual evidente nas coridoras.
Se for de alguma espécie gostaria que indicassem qual ?!
Qualquer peixe pertence a uma espécie distinta. Em peixes, répteis, exóticos, insectos não existem raças, existem espécies, sub-espécies e, eventualmente, variedades. Só existem raças de animais domesticados (cães, gatos, cavalos, cabras, porcos, vacas, etc).

Cumprimentos

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gongax
Membro
Registado: quarta fev 06, 2008 7:47 pm

quarta jan 07, 2009 4:13 pm

olha pelas fotos parece me que so tem uma cory nesse aqua (se estiver errado corrija me pf) e elas sao peixes de cardume. por isso se ela estiver so arranje lhe uns amiguinhos
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 07, 2009 5:50 pm

Bem visto.

lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quarta jan 07, 2009 6:59 pm

o diferença entre as cory´s macho e femea e que os macho sao mais largos, mas é um método incerto. muitos criadores com experiencia podem dizer o sexo dessa cory, pesquisa um bocado
Diesel_Car
Membro

quarta jan 07, 2009 7:39 pm

o diferença entre as cory´s macho e femea e que os macho sao mais largos, mas é um método incerto. muitos criadores com experiencia podem dizer o sexo dessa cory, pesquisa um bocado
Não será o oposto...as femeas serem mais roliças e cabeçudas :roll: :?:
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 07, 2009 8:40 pm

Vocês conseguem distinguir? Eu não. :?

Brinca
Membro

quarta jan 07, 2009 9:13 pm

É isso pessoal eu só tenho mesmo só esta cory mas vou comprar mais umas 2, a minha questão é se todas as especies se dão bem !?
- A nivel da distinção de sexos pelo que li a femea é um pouco maior que o macho e que a barbatana dorsal da femea é um pouco mais redonda e no macho é um pouco pontiaguda.

Cumps.

</strong>
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 07, 2009 9:21 pm

Eu tenho várias corys no meu aqua, é um dos meus peixes favoritos. Embora todas se juntem e se dêem bem, noto que se juntam ás da mesma espécie. Neste momento tenho 2 pandas, 3 julii, 4 aeneus, 5 paleatus e 5 schwartzii. As pandas andam sempre juntas, as paleatus também e assim sucessivamente. :wink:

Responder

Voltar para “Peixes”