Ajuda - PH Inconstante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mfaria
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Localização: Pastor Alemão - Tysson
Aquario 250 L
Aquario 600 L

segunda fev 09, 2009 3:38 pm

Boa tarde a todos :wink:

Sou um novato na aquariofilia por isso por vezes faço algumas perguntas um tanto ou quanto absurdas :oops: para quem já é um expert na matéria, mas têm sido de uma grande ajuda por isso o meu obrigado.

Caros amigos ando-me a deparar com um pequeno problema no meu aqua, o PH anda muito inconstante tem tendencia a subir ando sempre a controlar com PH- mas penso que isso não deveria estar a acontecer :? .

Agora é assim, muito recentemente plantei uma grande quantidade de plantas (lista abaixo) no aqua, será que pode ser disso?

Agradecia imenso que se souberem como travar essa inconstante alteração do PH que me ajudem.



AQUA
- 250 L
- 10 Kg Substrato
- 35 Kg Areão Grado Rio
- 10 Kg Areão Fino do Rio
- 2 Troncos
- Pedras Grandes (vermelhas)

FAUNA
- 1 Corydora Albina
- 2 Coryda Panda
- 1 Coryda Leopardo
- 2 Tetra Viúva Negra
- 4 Tetra Viúva Colorida
- 2 Plecostomus
- 3 Rasboras Arlequim
- 3 Tetra Santa Filomena

FLORA
- 2 Cabomba caroliniana (verde e vermelha)
- 2 Vallisneria spiralis
- 1 Echinodorus amazonicus
- 2 Egeria densa
- 2 Anúbias anã
- 1 Vesicularia dubyana
- 1 Riccia fluitans
- 1 Eusteralis stellata
- 3 Eleocharis acicularis
- 1 Alternanthera reineckii lilacina
- 1 Alternanthera reineckii roseafolia
- 1 Anubias barteri
- 1 Limnophilla aromática
- 2 Vallisneria americana biwaensis

Muito obrigado a todos
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

segunda fev 09, 2009 7:20 pm

Boas

Era importante que nos dissesse quais os niveis de Ph, tanto á saída da torneira como o ph no aqua. É importante também saber se as pedras que tem dentro do aqua são de origem calcária. Para saberes se são calcárias faz o teste do limão, expreme umas gotas de sumo de limão (mesmo do limão) para cima da pedra, se fizer reacção é calcária.
ceres
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta mai 02, 2007 4:41 am

terça fev 10, 2009 10:40 pm

A quantidade de plantas pode influenciar o pH do aquario indirectamente através do Dioxido de Carbono. Quando o aquario está muito plantado (tipo selva :lol: ), as plantas consomem todo o CO2 disponivel fazendo alterar o pH.
Testar a água da torneira, sempre antes de a colocar no aquario, é uma boa ideia.

Se houver alguma concha, areao ou pedra de origem calcarea, dentro do aquario esta pode contribuir para aumentar o pH. Se não perceberes nada de geologia, podes testar o areão e as pedras com sumo de limão, como disse o Element, ou com Vinagre. Qualquer destas substancias é acida e em contacto com uma pedra calcarea, reage borbulhando.

Se nada disto te der resposta, experimenta tirar a madeira. Pessoalmente nunca me aconteceu ter problemas com os troncos, mas um conhecido meu, teve uma situação semelhante e afirma que a causa do aumento do pH era a madeira. Não sei, mas como há varios tipos de madeira...

Já agora, que substrato (10kg) é que estás a falar? .

Agora, um aparte, cuidado com os plecostomos, podem ser devastadores para a flora do aquario... e depois de "crescidos" também para a fauna mais pequena como as rasboras.

Boa sorte
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

quarta fev 11, 2009 12:59 am

O tronco fazia subir o ph :o :lol: , costuma ser ao contrário.
Tanytany
Membro
Mensagens: 137
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta fev 11, 2009 8:51 am

O teu aquário deve estar o máximo, mete fotos :D
TMLP
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

sábado mai 30, 2009 3:20 pm

A melhor solução é comprares um produto que há à venda nas lojas de animais que é o SERA PH Minus, reduz verdadeiramente o Ph.

Boa Sorte!!!!
Contantino
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 30, 2008 2:08 pm

domingo mai 31, 2009 6:21 am

TMLP Escreveu:A melhor solução é comprares um produto que há à venda nas lojas de animais que é o SERA PH Minus, reduz verdadeiramente o Ph.

Boa Sorte!!!!

O TMLP tem razão, também utilizo no meu aqua e resulta verdadeiramente, é 13% ácido sulfúrico.
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

sábado jul 11, 2009 8:21 pm

TMLP Escreveu:A melhor solução é comprares um produto que há à venda nas lojas de animais que é o SERA PH Minus, reduz verdadeiramente o Ph.

Boa Sorte!!!!
A melhor solução nunca é comprar produtos à base de ácidos.
A melhor solução é preceber porque é que ele sobe. Tens que medir o pH à saída da torneira e ver se há diferença, tens também que nos dizer qual é o teu pH, quanto é que sobe, e porque é que o queres manter baixo, ou em que valor o queres e porquê, só assim te podemos ajudar.

Os produtos à base de ácidos são isso mesmo, ácidos diluídos, fazendo baixar o pH no momento. Mas são de dificil afinação pois a dureza da água vai influenciar o seu desempenho. Após responderes às perguntas acima, e se mesmo assim quiseres manter o pH numa determinada faixa diferente da da torneira aconselho-te um buffer (os da waterlife para mim são dos melhores), pois mantém o pH na faixa exacta que se pretende, existem 3 diferentes, 6.5, 7.2 e 8.3. Custam algum dinheiro, mas dão-te para muito tempo e são exactos. Não tes esqueças que os peixes sofrem mais com as alterações de pH, principalmente repentinas (daí um dos defeitos dos ácidos que fazem o efeito no momento mas que depois devido à dureza o pH pode voltar ao mesmo).

Abraço
Luís Guerreiro
Responder

Voltar para “Peixes”