Plano para novo aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Ricardo456
Membro
Registado: sábado mar 22, 2008 3:37 pm

sábado abr 25, 2009 6:35 pm

Caros foristas, adquiri recentemente um aquario com as seguintes dimensões: 50x25x25cm ou seja +/- 30l.
Gostaria de o povoar com a seguinte fauna e flora:

Flora:

*Samanbaia de Java (Microsorum pteropus)
*Frontinalis (Frontinalis antipyretica)

Fauna:

*6xNeon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)
*3xCamarão Red Cherry (Neocaridina heteropoda "Red")
*3xCoridora Albina (Corydoras spp.)

Não tenho experiência com aquários plantados e gostaria que me informassem sobre tratamento, requesitos, tipo de iluminação...
Também agradecia que dessem a vossa opinião sobre a fauna e flora de maneira que pudesse melhorar o meu aqauário.
O aquário já está completamente montado e equipado e já realizei o ciclo de azoto.

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 25, 2009 6:50 pm

Olá.

Colocou substrato fértil sob o areão?

Ambas as plantas são muito boas para plantados, o feto de java e o musgo frontinalis crescem muito rapidamente com boa iluminação, encontra lâmpadas específicas para plantados como o flora glow, nas boas casas de aquariofilia.

Quanto à fauna, nada a dizer da escolha. Os red se vingaram vão reproduzir-se rapidamente, talvez acrescentasse uma ampulária ou duas (caracol dourado) e pessoalmente não optaria por néosn negros e sim por néons normais, acho que as suas cores ficam maravilhosamente num aqua muito verde, de preferência com areão miúdo de basalto, negro.

Depois poste fotos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado abr 25, 2009 7:02 pm

Boas

Se não tens experiência em aquas não aconselho um "verdadeiro" plantado, onde é requerido substratos férteis, fertelizações e "grande" iluminação. Há uma boa variedade de plantas fáceis de manter.

Sobre a fauna, acrescentava mais uns reds, a fazer um total de uns 6/8, mais uns neos, no máximo 10.

Mete umas fotos :wink:
Ricardo456
Membro

sábado abr 25, 2009 7:20 pm

Mas os neons negros não são mais resistentes do que os normais? E quanto aos camarões que espécie me aconselhariam? Eu gastava mesmo de ter uns camarões mas não queria que se reproduzissem, pois tenho medo de lhe não fornecer as condições ideais; apesar de eu ter um aquário de menores dimensões onde poderia colocar os camarões que iam nascendo.
Não chamaria a isto um verdadeiro plantado, porque a flora é constituída por apenas duas espécies de fácil manutenção.
Quando o aquário estiver preparado postarei com certeza umas fotos.

Muito obrigado pelas dicas! :D :D :D

Pessoalmente não sou grande amante de ampulárias.
Quanto ao substrato fértil ainda não coloquei.
dinodane
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 11:41 am

Olá Ricardo,

O substrato fértil coloca-se durante a montagem do aqua, geralmente como 1ª camada antes de colocar o areão.

Quanto aos camarões, os caridinas não se reproduzem nos nossos aquas e são maiores que os red.

Quanto aos néons, ambos são igualmente resistentes, se bem que os néons verdadeiros sejam susceptíveis a certas doenças que não afectam os negros.

Ficamos a aguardar as fotos. :)

Ricardo456
Membro

quinta abr 30, 2009 5:48 pm

Já coloquei o substrato fértil, debaixo do areão.
O meu único problema até agora foi encontrar o musgo fontinalis, aqui na região de Aveiro.
Se alguém tiver ou souber onde adquirir, agradecia que me disse-se.
Quanto à fauna realizei umas pequenas mudanças; em vez de coridoras albinas, optei por coridoras pimenta e em vez de camarões red cherry, camarões red crystal. Quanto aos neons vou optar pelos verdadeiros.

Obrigado a todos os que me ajudaram :)
dinodane
Membro Veterano

quinta abr 30, 2009 5:57 pm

Não tem de quê, ficamos a aguardar as fotos da montagem. :)

Responder

Voltar para “Peixes”