Boas,
Desde sempre que amo animais incondicionalmente, há quem diga que gosto mais de animais do que gosto das pessoas à minha volta (o que é bem provável), e à duas semanas numa bela tarde de calor quando fui à loja de animais habitual comprar alpista para os meus 4 mandarins deparei-me com uma pequena tartaruguinha sozinha num enorme aquário. Não resisti... comprei-a e comprei um daqueles mini aquários com a palmeira (eu sei que não é coisa digna de um animal mas era só provisório pois andava a pesquisar de como fazer um aqua-terrário para ela). Até aqui tudo bem... até ontem quando cheguei a casa e me preparava para ir tratar de toda a minha "bixarada" me deparei com a minha tartaruguinha morta fora de àgua... devo de confessar que estou mesmo triste pois detesto ver animais sofrer e sinto que parte se deve à minha ignorância de como tratar devidamente répteis.
Ela quando a comprei já vinha, no entanto com a carapaça mole ( o que eu pensei que fosse de ser nova e de ir crescer, mas agora após algumas horas de pesquisa sei que se deve à falta de raios uv e cálcio).
O que eu gostava mesmo desde à uns anos é fazer um aquaterrário para várias espécies de animais diferentes como por exemplo: tartarugas, alguns anfibios, peixes, crustáceos etc...
Agora passando à parte dos conselhos:
1- Será possivel ter um habitat conjunto para tanta variedade de animais?
2- Não sendo possivel eu queria mesmo era tartarugas ( terrestres ou aquaticas), o que é que é necessário ter para o seu bem estar?
3- Tanto na zona da grande Lisboa como a de Santarém, quais as casas que conhecem de maior nome em termos de repteis?
4- Aconselham algum livro em concreto? Tanto sobre terrários/aquaterrários como do animal em particular.
Obrigado a todos, desejo-vos um óptimo dia.
Grande abraço,
Adolfo Caldeira