Lago

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
tiago26
Membro
Mensagens: 139
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

sexta jun 12, 2009 4:41 pm

Sim, precebi mais ou menos, mas agora outra coisa...onde é que aranjas essas bombas a esse preço?
Cumps
Tiago Ferreira
tiago26
Membro
Mensagens: 139
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

sexta jun 12, 2009 5:08 pm

podia dizer-me já agora, se fosse para por filtro o que aconselharia?
Cumps
Tiago Ferreira
marciomarques
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: sexta dez 26, 2008 5:24 pm

domingo jun 14, 2009 10:00 pm

Filtro aconcelho a bomba de água que podes comprar da SunSun na Avipeixe de Carcavelos e Almada e quanto ao filtro é aquilo que mencionei a não ser que queiras começar a esbanjar montes de dinheiro em filtros grandes da fluval, sera ou eheim
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

sábado jul 11, 2009 8:11 pm

Se queres manter esse lago em condições precisas de 3 coisas.
Uma bomba com um bom caudal, eu diria pelo menos 5 vezes o volume do lago;
Um filtro mecanico e biologico;
Uma lampada UVC.


Para desfazer alguns mitos sobre o que foi dito:
"Boas

Se colocares bastantes plantas não precissas de filtro mecânico, talvez uma pequena bomba para ajudar a fazer oxigenação."


As plantas vão-te ajudar a eliminar nitratos e fosfatos, reduzindo assim o aparecimento de algas, basicamente o mesmo que a UVC. Necessitas na mesma de um filtro mecanico, caso contrario o chão do lago fica cheio de lodo e de detritos.


Marcio, isso é o recomendado num aqua, não num lago, não tás bem aver a força com que seria mandada a água com uma bomba dessa potência, passava a ser um lago de hidromassagem .
Já que referiste o outro forum, podes lá ver muitos lagos sem filtros.
Desde que haja muitas plantas para fazer filtragem biológica e oxigenação não é necessário filtro mecânico, já um filtro UV não diria o mesmo, porque vai haver muita alguita devido ao sol.

Tiago, podes sempre arranjar forma fazer uma cascata e de colocar uma bomba de uns vá lá 2 ou 3 mil litros hora, a passar por filtro DIY. Ia-te ajudar na filtragem e oxigenação


A regra é simples e identica à utilizada nos aquários, quanto à força com que a água é mandada, basta realizar várias saídas de água da bomba/filtro, entre as quais se quiser uma cascata.
Volto a frisar que as plantas têm uma função diferente do filtro mecanico, e não o substituem, a sua acção é a mesma da UVC, ou seja consumir nitratos e fosfatos de modo a minimizar o aparecimento de algas, a UVC não consome nitratos nem fosfatos, mas elimina os esporos das algas que se reproduzem dessa maneira (a vulgar água verde), no entanto a utilização das plantas com a UVC é benéfica pois há algas que não são eliminadas pela UVC, nomeadamente as filamentosas.
A bomba (em cascata ou não) por si só e com a ausência de um filtro não ajuda em nada na filtragem, pois não retem particulas.

Não confundas filtro com bomba de circulação.
Se procuras um filtro para a mesma função que num aqua esquece, seriam precissos vários e aí sim precissarias de um total á volta do que o Márcio disse.

Se pesquisares no forum que te foi inidcado vais encontrar montes de lagos, podes tirar ideias daí para o teu.
O ideal é pesquisares bastante sobre plantas para lagos.

Uma bomba de 1000 litros/h seria bom apenas para oxigenação por cascata por exemplo, se pretendes colocar algum tipo de filtragem mecânica teria de ser um bocado mais forte


Não são precisos vários filtros, existem filtros especificos para lagos, e é este tipo de material que deves adquirir.

eu queria que aguilo nao fica-se muito caro, mas o filtro serve mesmo so para "clarificar" a agua não é? umas das formas para evitar isso é por as plantas e também não ha peixes que fazem isso?

Se optares por material de qualidade vai ficar caro (acima dos 500€) como um aquário se utilizares produtos de qualidade, podes sempre poupar no filtro por exemplo construindo um em alvenaria por exemplo. O filtro vai-te fazer diferentes tipos de filtragem, consoante o material que adquirires, filtragem mecanica (retem as particulas em suspensão na agua, os lodos, fezes de peixes, etc), filtragem biologica (decompoe as fezes dos peixes que são tóxicas em produtos não tóxicos, vai-te dar origem a nitratos que é um macronutriente para plantas e algas) e filtragem quimica (eliminação de nitratos, fosfatos (isto pode ser conseguido com a ajuda de plantas), metais pesados, etc)

Um conselho que te dou é para não poupares em material, é um investimento inicial que te fica caro, mas é bastante diluido ao longo do tempo. As marcas mais conhecidas (Hagen por exemplo) costumam ter todo o tipo de peças de substituição caso se avarie alguma coisa ou sem quere partas alguma peça, fazendo com que não tenhas que adquirir o equipamento todo de novo.

Abraço
Luís Guerreiro
kariban
Mensagens: 3
Registado: quarta ago 12, 2009 12:51 pm

quarta ago 12, 2009 7:46 pm

hotrroder muito obrigado pela explicação.

Apenas queria perguntar se não há uma maneira de economizar um pouco mais, vá, digo até 100euros

eu tou a pensar fazer um lago em minha casa, á volta dos 1,5 a 2 metros de comprimento, 1 m de largura e 0,5 a 0,7 m de profundidade.

Mas não tenho material nenhum ainda, e dinheiro também não tenho muito para gastar não infelizmente.

Alguma sugestão?
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

sábado ago 15, 2009 11:34 pm

Podes optar por material em segunda mão, mas é sempre um risco. Quanto ao poupar, podes fazer um filtro em alvenaria, substituir a uvc por plantas, mas vais ter que gastar sempre na bomba, e nunca te deve ficar por menos de 200€. E não é a mesma coisa. Respondi no outro tópico


Luís Guerreiro
Responder

Voltar para “Peixes”