Aquário comunitário em mau estado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nimm
Membro Júnior
Registado: sábado jun 06, 2009 9:19 pm

quarta jun 24, 2009 8:37 am

Boas.
Passa-se o seguinte, eu "herdei" um aquário de um amigo meu que mudou de casa e diz que já não quer os peixes.
O problema é que o aquário vem em muito mau estado. Eu nunca tive um aquário de água quente, ando há mais de meio ano a ponderar sobre o assunto mas até agora tenho-me ficado apenas por pesquisas sobre o assunto e já sei algumas coisas mas sei que não o suficiente para este caso.
Há uma sobrepopulação de caracóis, só tem três peixes, há musgo Christmas (?) por todo lado e os peixes quase nem têm espaço para nadar e o que vêem nas fotos já foi depois e ter retirado metade - penso que seja musgo Christmas, estou a recorrer ao que aprendi com as pesquisas. Sei que não são feitas TPA há meses porque o antigo dono informou-me do mesmo.

Comprei testes de pH mas sei que ainda tenho de ir comprar pelo menos o de NH3/NH4 e o de NO3 e vou faze-lo ainda hoje, só ainda não tive tempo de ir à loja de animais.
Em relação ao resto, não sei o que fazer primeiro.
E por favor, corrijam-me se estiver errada, ou se estiver a fazer alguma coisa mal porque como disse, até agora tenho-me mantido pela literatura sobre o assunto e não tenho qualquer experiência prática.
Quanto à fauna, penso que seja um Molly, um tubarão azul e o outro não consigo identificar. O tubarão na foto parece ter pintinhas brancas mas não têm, é dos reflexos do aquário.

Aquário:
medidas: 62x31x33 (só medi a parte com vidro, não sei se é assim que se mede o aquário :oops: )
pH:9 (medido com aqueles testes da tetra em que se identifica o pH pelas cores)
Filtro: tetractec in400plus (400L/hora)
iluminação: 15W - 11H/dia (aqui em casa, antes não sei)
temperatura: 26cº

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta jun 24, 2009 9:37 am

Isso são 60 l de água... ja dá para fazer alguma coisa.

Esse pH está mesmo a 9??? tem de haver algo de errado... faz o teste novamente... 9 é mesmo demais. isto, é o mais importante, bem como comprar os testes e fazer. Primeiro está a qualidade da agua e depois de acordo com o pH pode-se começar a pensar nas especies que se pode introduzir.

Se fosse meu começava por pegar nesse musgo ( n percebi pelas fotos se é christmas ou java ) e atava-o a essa pedra vulcanica o resto do musgo saia. Vejo vasos no aquario... também os retirava e colocava as plantas directamente no areao ( que pessoalmente tb mudava para um areao uniforme em tons de castanho). Futuramente a melhor opção são as plantas como as anubias, que se aguentam bem com pouca luz e não precisam de substractos férteis. Ficam lindas presas a um tronco.

Os caracois são planorbis corneus, até são beneficos... existe muitos porque certamente há sobrealimentação dos peixes, mas são faceis de caçar... basta por uma garrafa de agua sem tampa e com uma folha de alface la dentro no aquario à noite e depois retira-la de manhã.

O tubarão também devia procurar uma casa nova...

Há tantas possibilidades para um aquario como a nossa imaginação ;)
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
TMLP
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

quarta jun 24, 2009 10:07 am

Boas,
Quanto à praga de caracóis se não se quiser desfazer deles, deia ou venda a maioria a uma loja de animais, as algas ou plantas em excesso é porcausa da iluminação, reduza a iluminação para 8 horas por dia ou, se for caso disso mude o aquário para um sítio onde a luz não incida directamente. Esse peixe que não sabe o que é, é um dânio zebra. É obrigatório fazer TPA semanalmente ou quinzenalmente dependendo do tamanho do aquário, em relação ao pH está um pouco elevado para essas espécies de peixes, devia de estar a 7.0 ou 7.5, para tal, tem várias hipóteses:
- colocar um tronco
- se o areão for da areia de praia trocá-lo por areão comercial
- reduza o pH utilizando um produto a 3€ e pouco que é o SERA pH Minus
- ou então opte por ciclídeos africanos que estão adaptados a essas condições de pH.

Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 24, 2009 10:41 am

Bom dia.

SE o aquário fosse meu, começava do zero. Começava por alojar noutro local o dânio zebra e a molly e por dar o tubarão martelo cujas dimensões não são adequadas a aquas dessa dimensão.

Esvaziava o aqua completamente e limpava tudo, vidros, areão, filtro. Desfazia-me da maior parte das plantas e substituia esse areão por um de grão mais fino. Aproveitava parte do musgo, plantava novas plantas, talvez anubias anãs e metia mais elementos de decoração, xisto, tufo vulcânico ou madeira.

Ciclava o aqua e reintroduzia os peixes. Em 60 litros pode ter mais quantidade e variedade, atenção ao tamanho em adulto ao fazer essa escolha, os zebras são peixe de cardume, as mollys podem estar em casal ou trio, pode introduzir outros vivíparos como espadas, platys e guppys sempre na proporção de um macho para 2 ou mais fêmeas, pode povoar o nível inferior do aqua com camarões e coridoras.
Como disse a Tarasofia em 60 litros já se podem fazer coisas bem bonitas e há muitas espécies de peixes pequenos de cardume que fazem aquários lindos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nimm
Membro Júnior

sexta jun 26, 2009 10:52 pm

obrigada a todos pelas respostas.
Infelizmente, o areão está tão sujo, os valores de NH3/NH4 estão tão altos que vou mesmo optar por limpar tudo e ciclar o aqua como disse a Dinodane (muito obrigada!).
Depois estava a pensar em colocar um cardume de neons, seis guppys (2 femeas, 4 machos),um casal de Mollys e camarões red cherry.
É muito? Faltam-me peixes para o fundo do aquário ou é só impressão minha?
Ainda não decidi a flora porque ainda não tenho a certeza de que peixes.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta jun 26, 2009 11:30 pm

os guppys devem ser em proporções contrarias... sempre mais fêmeas que machos... umas 3 por cada macho. de resto em 60 l podem estar esses peixinhos.

eu pessoalmente não gosto de ver neons com guppys... existem muitas outras espécies pequenitas de cardume... como os falsos narizes de bebado que fazem cardumes muito coesos e bonitos, tem a barbatana caudal xadrez ( sou suspeita pk estes são dos meus favoritos)
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Nimm
Membro Júnior

sábado jun 27, 2009 12:10 am

oh, era isso que queria dizer, 2 machos e 4 fêmeas. Mas ainda não tinha pensado que se calhar estéticamente não é muito agradável... Talvez um trio de espadas em vez dos guppys então.
Os falsos narizes de bêbado são bonitos também, é uma questão a ponderar.

Posso ter um casal de Colisa Lalia ou Chuna já estou a viajar com 60 litros?

Bolas para o aquário... tanto tempo para ter um e agora que tenho, quero um fluviário :oops:
Responder

Voltar para “Peixes”