Mega projecto para futuro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder

O que acha deste projecto?

Boa ideia
5
71%
Má ideia
0
Sem votos
Outro (diga qual)
2
29%
 
Total de votos: 7
Ianarosh
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm
Localização: 1 corcunda - piri

sábado jul 11, 2009 2:47 am

Boas a todos, ainda não conheço a comunidade "dos peixes" aqui do fórum, mas tenho lido alguns tópicos e vê-se que é tudo malta como deve de ser :D

Venho por este meio apresentar uma ideia que tive e pedir a vossa ajuda no processo (mesmo que seja a longo prazo)

.:.Introdução.:.
Sempre gostei de animais, infelizmente peixes nunca foram o meu forte porque não tinha condições para os manter, tinha um aquário rectangular dado pela minha prima, tinha umas pedras no fundo e mais nada, tive lá três peixes (peço desculpa desde já por não saber quais eram, alem de ser de agua fria), eu era "pequeno" com 15anos e nem ligava nenhuma (nem sabia) sobre condições de ph da água, condições para os próprios peixes, alimentava todos os dias com aquelas folhas multicolor que vendem em frascos nas lojas de animais.

Com a chegada da piri, tive que aprender [quase] tudo sobre a minha tartaruga e as corcundas do Mississípi (a piri pertence a esta espécie), bem com isto e com o seguimento de vários tópicos, maioritariamente aqui no arca tenho visto aquaterraquios lindos e foi então que a minha cabeça começou a pensar, isto deu fruto ao projecto que irá ser explicado de seguida.

.:.Projecto.:.
Mandar fazer um aquário a uns vidreiros que conheço, para que seja mais barato (nem que seja uns cêntimos para que possa gastar no setup do mesmo”), ainda não pensei nas dimensões do aquário mas algo que leve mais de 120Litros (maluquice? Gosto de pensar que sim! :D)
O aquário seria constituído por plantas verdadeiras, estava a pensar em corais também, queria colocar peixes (obvio), talvez camarões e caracóis aquáticos. Basicamente queria um vasto número de espécies mas que não sobrelote o aquário.

.:.Setup.:
Ainda não está pensado muito bem mas já vejo as cores na minha mente, relembro que é um esboço ainda, mas estou a pensar em colocar areia branca no fundo, muitas plantas, um ou dois troncos (depende do tamanho do aquário), esconderijos que penso em fazer com pedras do rio (aquelas redondas). Quero que seja o mais natural possível portanto ainda tenho que pensar e investigar mais.

.:.Problemática.:.
Aqui terão MESMO que me ajudar pois sou muito verde nisto (mas visto que este projecto é para ser começado, se tudo correr bem, em 2010-2011 tenho tempo para aprender).
  • Saber quais as espécies que podem conviver dentro do aquário
  • Se o facto de ter muitas plantas não irá matar os peixes e se sim qual a forma de mudar este aspecto (li que os caracóis ajudam?)
  • Peixes + camarões+caracóis+plantas são compatíveis?
  • Que agua utilizar? Quente, fria, salgada, doce
  • Se por acaso optar por agua doce será que é possível manter um tritão dentro do aquário sem que ele coma nada do aquário (peixes, plantas, etc)
  • Quais os materiais necessários para manter a vida dentro do aquário (filtro, termoestático no caso de agua quente, etc.)
Por agora é só, já é tarde e não me consigo lembrar de mais nada, caso aparece alguma questão aviso. Digam o que acham desta ideia, se irá resultar ou não, ajudem na problemática e no conceito em si :D
InHerSpace
Membro
Mensagens: 73
Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am

sábado jul 11, 2009 5:28 am

MEGA PROJECTO com 120 litros?????????!!!!!!!!!!!!!!
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

sábado jul 11, 2009 10:56 am

InHerSpace Escreveu:MEGA PROJECTO com 120 litros?????????!!!!!!!!!!!!!!
:lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 11, 2009 12:49 pm

Olá.

Antes do mais gostaria de dizer que 120 litros não é de modo algum um mega projecto, é um aquário de tamanho razoável com o qual já se consegue fazer alguma coisa de jeito.

Penso que deves ler muito sobre aquariofilia pois denoto que ainda não estás bem por dentro do assunto pelo que escreveste e vamos lá por partes:
O aquário seria constituído por plantas verdadeiras, estava a pensar em corais também...
Falas de corais vivos ou mortos (só o esqueleto)? é que se tiveres a falar de corais vivos queres montar um reef, um aqua de água salgada tropical e esse projecto exige equipamento específico e algum expertise que ainda não dominas. Um habitat de água salgada tropical não é para principiantes e exige um investimento avultado a nível do equipamento e das espécies.
Se o qque referes sãp corais decorativos, mortos, só os podes usar num tanque de ciclídeos africanos, por estes peixes exigem um pH alcalino (8.0) e os corais são calcários. Num tanque de ciclídeos africanos (pesquisa por "malawi" ou "mbunas") não convém nada ter plantas porque os peixes destroem-nas num instante.

Agora as tuas questões directas:

:arrow:
Saber quais as espécies que podem conviver dentro do aquário
Isto depende. Deves escolher qual o biótopo que queres recriar.
A maior parte dos aquariofilistas já fica satisfeito com um bom comunitário. Um comunitário é um aquário onde misturas espécies de vários biótopos mas que têm a particularidade de se adaptarem bem uns com os outros nas mesmas condições.
A água deve estar por volta dos 24º e com um pH naa ordem dos 7 a 7.6 no máximo e há imensas espécies compatíveis entre si, por exemplo, dânio zebra, coridoras, olho de fogo, guppy, platy, molly, arlequim, colisas, espada, barbos, kribensis, labeo bicolor, tetra cardina, peixe arco-iris, peixe-vidro, etc. Talvez seja o melhor para quem começa, podes também ter camarões caridina e ampulárias neste biótopo.

Podes preferir um amazónico que já te exige outros cuidados e mais pesquisa, temperatura 28 a 30º, pH 6 a 6.8, TPA frequentes, muitas plantas, onde podes ter discus, escalares, néons, coridoras. Os escalares fazem bons peixes para comunitário se forem introduzidos pequenos e se tiverem boa litragem pois exigem muito espaço.

Ou um aquário do sudoeste asiático, com espécies como betta (um macho apenas), gouramis, colisaas, barbos tigre, temperatura 26º, pH baixo entre 6 e 6.5.

Ou o tal Malawi, que a meu ver é o que mais se pode aproximar da beleza de um marinho pelaas cores dos peixes, onde só colocarás areia e pedras como decoração, temperatura 26º, pH 8.6 a 9.2 e iluminação forte, onde podes ter todo um elenco de ciclídeos africaanos lindíssimos e de colorido espectacular como os labido yellow, tropheus duboisi, lamprologus e neolamprologus, julidochromis, etc, etc.

E há mais montagens que podes fazer com um aqua de 120 litros, não escrevo mais sobre este tema, pesquisa e vê que plantas são compatíveis, qual a melhor decoração e iluminação...

:arrow:
de ter muitas plantas não irá matar os peixes
:
Claro que não, as plantas são essenciais aos peixes, oxigenam a água, facultam esconderijo e sombra e até local para postura, se queres ter um habitat como deve ser tens de ter plantas naturais!

:arrow:
Peixes + camarões+caracóis+plantas são compatíveis
Claro que sim! Contudo não convém misturar caracóis com botiass-palhaço, que os comem, e cuidado com os exemplares muito grandes que poderão comer os camarões se os conseguirem apanhar.

:arrow:
Que agua utilizar? Quente, fria, salgada, doce
Óbviamente quente e doce. Os aquas de água fria são complicados de manter porque as espécies crescem muito e precisam de muito espaço e de uma filtragem muito boa, são peixes de lago...
O salgado já te expliquei, não penses nisso agora.

:arrow:
é possível manter um tritão
Um tritão exige um aquaterrário sem peixes... um aquaterrário não é um aquário, tira isto da ideia, os peixes seriam comidos pelo tritão.

:arrow:
materiais necessários
Para começar a montar:
- Aquário;
- Termóstato / aquecedor;
- Filtro de preferência externo;
- Iluminação;
- Substracto (areão, cascalho, areia de rio);
- Decoração (troncos, xisto, granito, tufo vulcâanico, pedras calcárias e areia de coral APENAS para cíclideos africanos);
- Substracto fértil para plantas;
- Massas filtrantes para colocar no filtro, cerâmicas para fixação das batérias nitrificantes, carvão activado, etc.
- Anti-cloro para tratar a água da torneira.
- Limpador magnético para limpar intrior do vidro do aqua.
- Plantas: elódea, anúbia, valisnéria, cabomba, feto de java, musgo de java, etc.
- Testes pH, amónia e nitritos para aferir quando o aqua está preparado para receber a fauna.

Depois do CICLO DO AZOTO estar completo e só, os peixes e invertebrados.

Lê sobre a ciclagem e como fazer a montagem e depois qual a manutenção a fazer, frequência de limpeza do filtro, TPA, como limpar o filtro, etc, etc.

Podia escrever muito mais mas já tens aqui boas dicas sobre o que pesquisar. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ianarosh
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm
Localização: 1 corcunda - piri

sábado jul 11, 2009 2:51 pm

Antes de mais eu nao disse que queria um com 120Litros disse algo que levasse mais do que 120litros la esta e diferente lol.

dinodane sim nao sei muito mas tenho imenso tempo para ir lendo e ficar informando porque nao e uma coisa para ja, ate porque isto de financas ta mau haha mas ja deste uma boa ajuda e ja conseguiste fazer com que tenha uma ideia mais elaborada com a ajuda do setup e quais os peixes a por :D

Vou continuar a pesquizar e o topico fica em aberto caso surjam duvidas mais uma vez muito obrigado dinodane :D
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

sábado jul 11, 2009 7:03 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Antes do mais gostaria de dizer que 120 litros não é de modo algum um mega projecto, é um aquário de tamanho razoável com o qual já se consegue fazer alguma coisa de jeito.

Penso que deves ler muito sobre aquariofilia pois denoto que ainda não estás bem por dentro do assunto pelo que escreveste e vamos lá por partes:
O aquário seria constituído por plantas verdadeiras, estava a pensar em corais também...
Falas de corais vivos ou mortos (só o esqueleto)? é que se tiveres a falar de corais vivos queres montar um reef, um aqua de água salgada tropical e esse projecto exige equipamento específico e algum expertise que ainda não dominas. Um habitat de água salgada tropical não é para principiantes e exige um investimento avultado a nível do equipamento e das espécies.
Se o qque referes sãp corais decorativos, mortos, só os podes usar num tanque de ciclídeos africanos, por estes peixes exigem um pH alcalino (8.0) e os corais são calcários. Num tanque de ciclídeos africanos (pesquisa por "malawi" ou "mbunas") não convém nada ter plantas porque os peixes destroem-nas num instante.

Na verdade ha ciclideos africanos que nao comem as plantas, os mbunas comem, mas do lago malawi tens varios que nao comem e do lago tanganyica poucos sao os que comem


Agora as tuas questões directas:

:arrow:
Saber quais as espécies que podem conviver dentro do aquário
Isto depende. Deves escolher qual o biótopo que queres recriar.
A maior parte dos aquariofilistas já fica satisfeito com um bom comunitário. Um comunitário é um aquário onde misturas espécies de vários biótopos mas que têm a particularidade de se adaptarem bem uns com os outros nas mesmas condições.
A água deve estar por volta dos 24º e com um pH naa ordem dos 7 a 7.6 no máximo e há imensas espécies compatíveis entre si, por exemplo, dânio zebra, coridoras, olho de fogo, guppy, platy, molly, arlequim, colisas, espada, barbos, kribensis, labeo bicolor, tetra cardina, peixe arco-iris, peixe-vidro, etc. Talvez seja o melhor para quem começa, podes também ter camarões caridina e ampulárias neste biótopo.

Podes preferir um amazónico que já te exige outros cuidados e mais pesquisa, temperatura 28 a 30º, pH 6 a 6.8, TPA frequentes, muitas plantas, onde podes ter discus, escalares, néons, coridoras. Os escalares fazem bons peixes para comunitário se forem introduzidos pequenos e se tiverem boa litragem pois exigem muito espaço.

Ou um aquário do sudoeste asiático, com espécies como betta (um macho apenas), gouramis, colisaas, barbos tigre, temperatura 26º, pH baixo entre 6 e 6.5.

Ou o tal Malawi, que a meu ver é o que mais se pode aproximar da beleza de um marinho pelaas cores dos peixes, onde só colocarás areia e pedras como decoração, temperatura 26º, pH 8.6 a 9.2 e iluminação forte, onde podes ter todo um elenco de ciclídeos africaanos lindíssimos e de colorido espectacular como os labido yellow, tropheus duboisi, lamprologus e neolamprologus, julidochromis, etc, etc.

De ciclideos africanos podes optar alem dos malawi que o Dinodane bem referiu, pelos tanganyicas ou victorias, ha outros lagos, mas estes sao os mais faceis de encontrar.7,3 a 8,6, embora haja esp]ecies que aguentem pHs mais altos ou mais baixos. Os tropheus duboisi, os lamprologus, julidochromis s\ao belos exemplos de especies do lago tanganyica. A iluminacao intensa tambem e desaconselhavel pois vai originar algas
Os valores de pH normalmente rondam os

E há mais montagens que podes fazer com um aqua de 120 litros, não escrevo mais sobre este tema, pesquisa e vê que plantas são compatíveis, qual a melhor decoração e iluminação...

:arrow:
de ter muitas plantas não irá matar os peixes
:
Claro que não, as plantas são essenciais aos peixes, oxigenam a água, facultam esconderijo e sombra e até local para postura, se queres ter um habitat como deve ser tens de ter plantas naturais!

:arrow:
Peixes + camarões+caracóis+plantas são compatíveis
Claro que sim! Contudo não convém misturar caracóis com botiass-palhaço, que os comem, e cuidado com os exemplares muito grandes que poderão comer os camarões se os conseguirem apanhar.

:arrow:
Que agua utilizar? Quente, fria, salgada, doce
Óbviamente quente e doce. Os aquas de água fria são complicados de manter porque as espécies crescem muito e precisam de muito espaço e de uma filtragem muito boa, são peixes de lago...
O salgado já te expliquei, não penses nisso agora.

:arrow:
é possível manter um tritão
Um tritão exige um aquaterrário sem peixes... um aquaterrário não é um aquário, tira isto da ideia, os peixes seriam comidos pelo tritão.

:arrow:
materiais necessários
Para começar a montar:
- Aquário;
- Termóstato / aquecedor;
- Filtro de preferência externo;
- Iluminação;
- Substracto (areão, cascalho, areia de rio);
- Decoração (troncos, xisto, granito, tufo vulcâanico, pedras calcárias e areia de coral APENAS para cíclideos africanos);
- Substracto fértil para plantas;
- Massas filtrantes para colocar no filtro, cerâmicas para fixação das batérias nitrificantes, carvão activado, etc.
- Anti-cloro para tratar a água da torneira.
- Limpador magnético para limpar intrior do vidro do aqua.
- Plantas: elódea, anúbia, valisnéria, cabomba, feto de java, musgo de java, etc.
- Testes pH, amónia e nitritos para aferir quando o aqua está preparado para receber a fauna.

Depois do CICLO DO AZOTO estar completo e só, os peixes e invertebrados.

Lê sobre a ciclagem e como fazer a montagem e depois qual a manutenção a fazer, frequência de limpeza do filtro, TPA, como limpar o filtro, etc, etc.

Podia escrever muito mais mas já tens aqui boas dicas sobre o que pesquisar. :wink:
De resto creio que o Dinodane ja disse muito do que havia a dizer, pesquisa mais, se tiveres duvidas coloca aqui.

Abraco
Luis Guerreiro

P.s peco desculpa pela falta de acentos, mas o computador esta marado
Responder

Voltar para “Peixes”