Reciclagem de aquário - o velho vira novo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

sexta ago 07, 2009 5:21 pm

Ora bem... depois de algumas pesquisas e até porque gostaria de ouvir a opinião de algumas pessoas que "conheço" da Arca venho expor a minha duvida.

Tenho um aquário velho. Velho porque já tem alguns 25 a 30 anos, nessa altura teve uso mas depois tem sobrevivido às tentativas de limpeza da minha mãe :evil: :evil: porque eu digo que um dia gostaria de o reciclar e voltar a ter peixes ou (penso eu agora) tartarugas.

Antes que me esqueça eu não tenho a certeza das medidas concretas do aquário mas 50x30x20, talvez :roll: :roll:

Ao fim destes anos todos o silicone deve estar ressequido e seria melhor muda-lo. Já comprei silicone varias vezes mas na hora de começar o trabalho fico sempre na duvida se conseguirei cumprir a minha tarefa... 8) 8)

Andei a pesquisar na net e encontro pelo menos duas maneiras de fazer a colagem:
Em - http://www.geocities.com/aquabrasilis/travas diz:
O primeiro vidro a ser colado será a traseira sobre a base. O silicone deve ser passado num cordão único por toda a extensão de uma das bordas mais longas do vidro da traseira.
O mesmo procedimento deve ser empregado nos vidros laterais, onde se aplicará o silicone tanto ao longo da extremidade que ficará em contato com a base (horizontalmente), como a lateral que ficará em contato com a traseira (verticalmente)

No entanto aqui - http://www.ultramix.com.br/aquarismo/construcao.php diz:
Inicie pelas laterais, colando-as uma a uma, formando um retângulo. Se preciso, utilize um esquadro (aparelho de madeira que tem um ângulo reto), para garantir que as paredes do aquário formem 90º entre si. Dependendo da cola, pode ser que seja necessário usar fita durex, para manter os vidros na posição. Aguarde secar um pouco. Depois da secagem, é a hora de colar o fundo.

Entretanto alguém na Arca fez como sugere o primeiro link...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=676051

E então como ficamos? :evil: :evil:
Qual a parte que colo primeiro?
Devo confessar que me parece mais fácil colar tudo ao fundo do que o contrário :roll: :roll: mas eu nunca tentei fazer uma coisa destas...

E uma ultima questão. Para testar se o trabalho ficou bem feito, depois do silicone seco, tenho de encher o aquário e deixa-lo a ver se vaza. Quanto tempo deve estar o aquário com agua? Se não vazar nessa altura já não vaza? Será que posso ter a certeza que se não vazar nessa altura já não vaza?

Claro, que também existe a hipótese de o levar ao vidraceiro mas preferia ser eu a fazer... :roll: :roll:

Desde já obrigada pelas opiniões.
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 07, 2009 5:59 pm

Eu faria no vidraceiro... mas isso sou eu que não tenho o mínimo jeito para DIY e se o fizesse ficava sempre à rasca com medo de que se desmanchasse.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bebelly
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 6:05 pm

Obrigada dinodane pela tua opinião. :D

Eu até tenho jeito para os trabalhos manuais e por isso gostava de tentar... :roll: :roll:
Calculo que DIY seja trabalhos manuais, estas novas designações deixam-me à nora... :lol: :lol:
Se não for bem sucedida e os vidros ficarem inteiros lá terei então de levar ao vidraceiro... 8) 8)

E quanto ao ficar «sempre à rasca com medo de que se desmanchasse» é que eu gostaria de saber se posso confiar quando não vazar de inicio.

Ou que pontos devo ter em atenção para que isso não aconteça e sinais que podem indicar que algo não está bem.
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
dinodane
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 6:21 pm

DIY = Do It Yourself :)

Não posso ajudar já que os meus aquas são todos de compra.

Mas estou com ideias de mandar fazer o próximo no vidraceiro... ando maluca para fazer um aqua de mbunas, assim com areia e calhauzada.

opakito
Membro Júnior
Registado: domingo mar 01, 2009 6:51 pm
Bino oscar albino red
Kinguios,platys e bettas

sexta ago 07, 2009 8:03 pm

Oi Amiga,na minha opinião voce deveria tentar,porém não esqqueça que existe um silicone próprio para aquario que não é tóxico,e outro detalhe importante é sempre que colar uma das partes deve-se colocar uma fita crepe prendendo as partes coladas. Bom qdo fiz o meu coloquei o fundo sobre a mesa,colei o fundo primeiro,depois as laterais e a frente por ultimo. E até hoje como vê nos meus pet eles não vazaram. Um único trincou-se pelo fato da manutenção.No resto tudo normal.
Boa Sorte .
<p><strong>Amo meus peixinhos</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
opakito
Membro Júnior
Registado: domingo mar 01, 2009 6:51 pm
Bino oscar albino red
Kinguios,platys e bettas

sexta ago 07, 2009 8:06 pm

CUIDADO AO PEDIR VIDRAÇEIROS PARA FAZER AQUARIO,POIS ELES NÃO COSTUMAM USAR O SILICONE ADEGUADO. O CERTO SERIA FAZE-LO NA PRÓPRIA LOJA DE PEIXES,O COM ALGUÉM QUE TRABALHE SÓ COM AQUARIOS. PARA CADA ESPECIE DE PEIXE EXISTE UMA ESPESSURA DE VIDRO CORRETA.
<p><strong>Amo meus peixinhos</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta ago 07, 2009 8:21 pm

opakito Escreveu:CUIDADO AO PEDIR VIDRAÇEIROS PARA FAZER AQUARIO,POIS ELES NÃO COSTUMAM USAR O SILICONE ADEGUADO. O CERTO SERIA FAZE-LO NA PRÓPRIA LOJA DE PEIXES,O COM ALGUÉM QUE TRABALHE SÓ COM AQUARIOS. PARA CADA ESPECIE DE PEIXE EXISTE UMA ESPESSURA DE VIDRO CORRETA.
Existe oficinas de vidro que se especializaram em fazer aquarios... certamente era de uma dessas que a dinodane falou...
quanto às lojas fazerem aquarios.... bem algumas especializadas em aquariofilia podem fazer, mas serão poucas as que o fazem

Quanto a essa de cada espécie ter uma espessura de vidro correcta, para mim é nova... sempre pensei que a espessura do vidro fosse usada com base na pressão que a agua exerce sobre as paredes internas do aquario 8)
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta ago 07, 2009 8:37 pm

dinodane Escreveu:DIY = Do It Yourself :)

Não posso ajudar já que os meus aquas são todos de compra.

Mas estou com ideias de mandar fazer o próximo no vidraceiro... ando maluca para fazer um aqua de mbunas, assim com areia e calhauzada.
so um off topic pequenito...

Imagem
Imagem
Imagem
à procura de um novo lar...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
dinodane
Membro Veterano

sexta ago 07, 2009 9:17 pm

Eu acolhia-oss mas não tenho onde...

SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sábado ago 08, 2009 12:36 am

dinodane Escreveu:Eu acolhia-oss mas não tenho onde...
Já éramos duas :wink:
Mas também não tenho onde..São muito lindos,mesmo :D
Bebelly
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 6:42 am

Obrigada pelas participações! :D :D

Ora bem, respostas... :D

Amiga dinodane, obrigada pelo esclarecimento. Conheço a expressão mas não conhecia as iniciais assim...

Amiga tarasofia, não sei se perdoou o off-topic!!! :twisted: :twisted: :lol: :lol:
Pena tenho do aquário ainda não estar colado :cry: :cry: além de que provavelmente seria muito pequeno para acolher uns peixinhos tão lindos... :wink: :wink:

Amiga opakito, o silicone que comprei foi sempre esse para aquário. :wink: :wink:
Até agora essa forma de montagem é a que faz mais sentido...
Se me sair bem na montagem acho que o próximo vai ser um aquário alternativo... Já vi a minha ideia aqui na Arca...

Uma das razões porque não quero ir a um vidraceiro é porque não sei que tipo de silicone irão colocar, ainda que me digam que é para aquários, quem me garante? É uma coisa de responsabilidade, pois se o silicone for tóxico...
Em tempos um senhor de uma loja disse que me fazia isso gratuito e eu hesitei pois calculei que depois iria querer que eu comprasse lá todos os acessórios e isso é coisa que eu quero fazer com calma. Até porque tenho coisas do aquário que talvez se possam aproveitar. Mas se calhar não foi inteligente da minha parte não ter aproveitado... :roll: :roll:

Mas gostaria de ouvir mais opiniões e gostaria de saber, depois do silicone seco, quanto tempo devo ter o aquário cheio de água a ver se não vaza. Basta um dia? Uma tarde?
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
dinodane
Membro Veterano

sábado ago 08, 2009 12:41 pm

Bebelly, eu se fosse a si mantinha isso cheio durante um mês, just in case...

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado ago 08, 2009 12:47 pm

Boas

Se os vidros ja estavam colados só tens de os colar como estavam. Eu pessoalmente colo a frente e traseira por fora da base e as laterais em cima da base, mas as medidas que peço são para essa forma de colar.

Colar um aqua não tem nada de especial, a não ser que sejam um aqua já com umas grandes dimensões.

Material que vais precissar:

silicone :lol: ,
fita cola de papel,
nivel,
algo pesado, para encontares os vidros ao colar,
rolo de papel.

Aconselho-te a colocar fita de papel para delimitares o silicone, assim fica com um fio de silicone perfeito.

Começas a colar pela traseira (ou frente), depois uma lateral, depois a frente e depois a outra lateral. Depois podes com muito cuidado por bocado de fita cola para ajudar a segurar os vidros.

Deixa secar durante uns dois dias.

Se durante a colagem borrares os vidros com bocados de silicone não te preocupes, não tentes limpar, depois de seco com uma lamina antiga de barbear (daquelas quadradas com lamina dos dois lados) tirasse bem e não risca.

Para testares, coloca papel de cozinha por baixo, aconselho-te a ir enchendo aos poucos, por exemplo 10cm de água de cada vez e esperas umas horas até voltares a encher mais 10cm, desta forma é mais fácil de detectar alguma possivel fuga na colagem. Depois de tar todo cheio, deixa-o estar uns 2 dias.

Para ficar depois com um melhor acabamento, podes comprar umas cantoneiras de platico e cola-las nas quinas.

Boa sorte com isso.
Bebelly
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 6:18 am

Estive desaparecida porque esta coisa não dá avisos e pensei que ninguém queria saber das minha duvidas... :roll: :roll:

Obrigada dinodane e element pelas vossas sugestões! :wink: :wink:

Quanto ao tempo do teste de resistência penso que não vai haver problema, pois mesmo que eu consiga colar agora provavelmente não vai ficar a ciclar e como só volto a casa no Natal... Haja tempo... :roll: :roll: E paciência...

Então antes de o desmanchar tenho de prestar muita atenção a como está colado, certo? Já entendi que as medidas dos vidros não são todas iguais, por isso talvez seja melhor colocar umas notas nos vidros ao desmanchar, tipo: topo/fundo, esq/dir e claro como eles estão assentes uns aos outros. Desculpem estas perguntas que podem parecer patetas (ou até ser... :twisted: :twisted: ) mas eu não vejo o aquário há pelo menos dois anos e estou longe de casa, quando lá chegar já não tenho esta possibilidade de vir à net, de forma que todas as duvidas que possa ter é melhor que surjam agora... :? :?

Pois desta lista a única coisa que sempre comprei foi o silicone... :lol: :lol: O resto nunca fez parte da lista... :oops: :oops:
«silicone :lol:,
fita cola de papel,
nivel,
algo pesado, para encontares os vidros ao colar,
rolo de papel. »

Grande dica!! Obrigada! :wink:
«Aconselho-te a colocar fita de papel para delimitares o silicone, assim fica com um fio de silicone perfeito.»

Só mais uma pergunta, pelo menos por agora... :oops: :oops:
Onde compro estas «cantoneiras de plástico»? Ou seja, isto encontra-se numa dessas lojas de bricolage, tipo Aki ou Izzi? Ou é mesmo material para aquários?
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta ago 19, 2009 7:33 am

As cantoneiras há em qualquer grande superficie do tipo aki ou leroy.
Responder

Voltar para “Peixes”