O meu Aquário (31 lts) c/ Fotos (Actualizado)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

segunda ago 31, 2009 11:00 pm

Boas.

Hoje decidi "apresentar-vos" o meu aquário. Ainda está na fase inicial de uma remodelação, motivo pelo qual gostaria que partilhassem comigo sugestões e/ou críticas.

Setup

Aquário - 50x25x25 (CxLxA) 31 litros
Filtro - AquaEl Filtro Interior Fan-mini plus
Iluminação - 25 Watts, aprox. 10/11 horas por dia
Termostato - Aquapor 75 Watts

Parametros

Temperatura - 28ºC/29ºC
Ph - 7.0 / 7.4
Amónia . 0.0
Nitritos - 0.0
Nitratos - 20

Decoração

Areia de rio (pequena e grande)
Rocha decorativa

Flora

Feto de java

Fauna

2 Platies (fêmeas)
2 Tetra Neon
2 alevins (maternidade)

Fotos
(desculpem a má qualidade)

Visão Geral (tirada do lado esquerdo)
Imagem

Tetra Neons
Imagem

Imagem

Imagem

Platy fêmea (azul)
Imagem

Imagem

Tal como já disse, aceito sugestões e críticas. :) Sei que o quário não é muito elaborado, mas também ainda é a minha primeira montagem.

Abraço.
Última edição por anim_a em segunda set 07, 2009 11:24 pm, editado 1 vez no total.
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

segunda ago 31, 2009 11:09 pm

1- a iluminação esta muito forte, deveria por entre 10 a 16w, 2- 2 tetras é pouco, eles apenas se sentem bem em cardumes de o minimo 5/6, e era boa ideia colocar um peixe limpa fundos, ou camarões dado o tamanhao o aquario... mas é so uma sugestão :wink:
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:16 pm

fcneto Escreveu:1- a iluminação esta muito forte, deveria por entre 10 a 16w, 2- 2 tetras é pouco, eles apenas se sentem bem em cardumes de o minimo 5/6, e era boa ideia colocar um peixe limpa fundos, ou camarões dado o tamanhao o aquario... mas é so uma sugestão :wink:
Obrigado pelas sugestões.

Vou tratar da iluminação. Quanto aos camarões, eu já coloquei um no meu aquário mas ele acabou por morrer. Eles são muito exigentes quanto aos parámetros da água?
fcneto
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:20 pm

pesso desculpa, nao reparei a unica exigencia é o nitrato, espere que baixe e depois coloque-os eu tenho e foi a minha melhor compra, reproduzem muito facilmente e deixam o aquario nem brinco... alimentam-se so de restos e algas
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:23 pm

Pelo que sei, existem algumas variedades. Sabes qual é a tua?
fcneto
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:28 pm

red cherry(vermelho) e green(verde), tambem conheço o fantasma(transparente) o bee(preto e amarelo) e o meu preferido red crystal(vermelho e branco) medem cerca de 2 cm em adulto, transportam os ovos no ventre, reproduzem cerca de 20 de cada vez, so reproduzem entre a mesma especie, e quando nascem ja vem camarões (não passam pela fase larval)
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:32 pm

Obrigado pela sugestão :)

Achas que, quando o adquirir, posso colocá-lo na maternidade por alguns instantes? É que no fundo da maternidade está a acumular-se restos de alimentos que os alevins simplesmente não consomem... estando a poluir a água... não sei como retirar estes resíduos.
fcneto
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:34 pm

sim pode, eles não são exigentes, mas optava por comprar mais 2 doque estava a pensar para poderem ficar algum tempo na maternidade. e os restantes iam para o aquario principal
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:39 pm

Obrigado mais uma vez :)

Eu é que fiquei com a ideia de que eles eram muito exigentes pois quando comprei um, ele morreu logo nos dois dias seguintes. Mas poderia vir doente da loja, ou algo do género.

Abraço, e obrigado pelas dicas.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 31, 2009 11:41 pm

Boas

O único reparo é realmente a iluminação um pouco forte para as plantas que lá estão. Reduza para uns 15/20 watts ou então reduza o tempo de iluminação para umas 8h. Porque com essa iluminação e nitratos a 20 daqui a pouco há aí um surto de algas.
Para reduzir os nitratos há que fazer tpa's mais frequentes.

Quanto aos camarões, atenção que os red cristal são exigentes, além de um bocado caros, não recomendo a inciantes. Red cherrys será o ideal, são bastante resistentes.

E colocar mais umas plantas seria óptimo, musgo de java os camarões vão adorar e umas anubias também ficam sempre bem e não são exigentes.
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:41 pm

Lembrei-me agora de outro assunto. As minhas platies, desde que as coloquei no aquário (cerca de 1 semana) rejeitam completamente os flocos, estando a alimentar-se exclusivamente das algas que se desenvolvem na rocha decorativa e nas pedras do fundo. Quando vêm um floco, tentam ingeri-lo mas rejeitam-no de seguida. O que será?
anim_a
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:45 pm

element Escreveu:Boas

O único reparo é realmente a iluminação um pouco forte para as plantas que lá estão. Reduza para uns 15/20 watts ou então reduza o tempo de iluminação para umas 8h. Porque com essa iluminação e nitratos a 20 daqui a pouco há aí um surto de algas.
Para reduzir os nitratos há que fazer tpa's mais frequentes.

Quanto aos camarões, atenção que os red cristal são exigentes, além de um bocado caros, não recomendo a inciantes. Red cherrys será o ideal, são bastante resistentes.

E colocar mais umas plantas seria óptimo, musgo de java os camarões vão adorar e umas anubias também ficam sempre bem e não são exigentes.
Obrigado.

Vou então reduzir o tempo de exposição da lâmpada, e quando esta fundir, irei adquirir uma de menor potência.

Relativamente aos camarões, vou perguntar na loja de aquariofilia que frequento pelos "Red Cherrys". Penso que o camarão que adquiri à algum tempo e que morreu era castanho (desconheço a espécie).

Quanto às plantas, vou tentar adquirir as espécies que mencionas.
fcneto
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:52 pm

os meus guppys faziam o mesmo desfaça os flocos para os tornar mais pequenos, isso acontece porque os flocos são demasiado grandes para a boca
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 31, 2009 11:52 pm

Não é quando essa se fundir... o efeito que se pretende das lampadas dura apenas uns 6 a 8 meses, mesmo continuando a dar luz depois não faz efeito nas plantas.
fcneto
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:54 pm

voce tem apenas uma lampada de 25w? que tipo de lampada é?
Responder

Voltar para “Peixes”