Boa tarde
Já há algum tempo que tenho um aquário de cerca de 60 litros( +- 60x40x30).
Já tive de tudo, desde uma comunidade diversa de peixes até um colónia exclusiva de guppis e platys em reprodução.
Como nunca fui um expert nunca tive os peixes por largos periodos de tempo e acabavam por mais tarde ou mais cedo morrer.
Decidi, agora, apostar mais a sério no aquário pelo que já li vários tópicos aqui no forum, bem como tutoriais.
A minha intenção é povoar o aquário com 1 escalar e depois tentar ver que outras especies se dão bem com os escalares e juntá-los. Não pretendo ter um aquário exclusivo de uma espécie mas também não quero juntar especies "incompatíveis".
Assim sendo, que peixes podem conviver amigavelmente com escalares e que cuidados devo mesmo ter com estes peixes? O aquário é pequeno demais para escalares? Estou disposto a abdicar do escalar caso venha a restringir-me muito nos outros peixes a colocar, em quantidade e diversidade.
Um outra dúvida tem a ver com a necessidade de plantas no aquário. Não queria de todo introduzir plantas no aquário, mas até que ponto posso mesmo abdicar delas? Julgo que sem plantas terei que fazer TPA com mais frequência. E algum produto para aumentar a oxigenação?
A lâmpada que tenho não sei bem qual é, mas que tipo de lâmpada aconselham dado o tamanho do tanque? A água neste momento (sem qualquer peixe ainda, o aquário foi remontado há uns dias) apresenta-se algo baça/turva. Eu julgo que seja da lâmpada e da luz que emite, que não será muito boa mas não tenho a certeza.
E qual o tempo em média que a luz deverá estar acesa? Luz solar directa tem alguma, embora eu tenha cuidados para que seja o menos possível.
A colocação de uma moonlight básica é prejudicial ou posso fazer sem problema?
De momento não estou em casa, pelo que não poderei especificar com precisão as caracteristicas do aquário e do equipamento. Assim que possível indicarei aqui o que efectivamente tenho.
Contudo, se me pudessem esclarecer as minhas dúvidas agradecia. Já andei plo forum a pesquisar e a ler vários tópicos, mesmo assim peço desculpa caso esteja a repetir dúvidas.
Pedro
Algumas dúvidas - remontagem aquário
Bem vindo ao fórum.
Vou tentar responder a alguma coisa mediante a minha experiência.
Para já é tudo a que posso responder. Espero ter sido útil.
Vou tentar responder a alguma coisa mediante a minha experiência.
E o restante set-up? Que filtro usa, costuma medir pH, amónia, que substracto e iluminação tem? A que temperatura mantinha o aqua?tenho um aquário de cerca de 60 litros( +- 60x40x30).
Nessa litragem e altura de aquário não é bom ter escalares. Um escalar adulto tem de 15 a 20 cm de altura e gostam de aquários fundos e espaçosos. Se a um escalar juntar outras espécies mais pequenas logo ele será o peixe maior e dominante no aquário, recomendo escalares em comunidade mas em aquários muito maiores. Geralmente introduz-se os escalares pequenos com a restante fauna e não o inverso.A minha intenção é povoar o aquário com 1 escalar e depois tentar ver que outras especies se dão bem com os escalares e juntá-los.
As plantas fazem parte do ecossistema, para além de ajudarem no ciclo do aquário, oxigenam a água devido à fotossintese. Não vale a pena fazer bicho de sete cabeçaas com as plantas, uma anúbia ou um feto de java são fáceis de manter, embelezam o aquário e os peixes são mais "felizes".Não queria de todo introduzir plantas no aquário, mas até que ponto posso mesmo abdicar delas?
A manutenção básica de um aquário exige TPA. Devia trocar 1/5 semanalmente se os parâmetros da água estiverem bem. Com que frequência costuma fazer e que quantidade de áagua retira? Como faz a limpeza do filtro?Julgo que sem plantas terei que fazer TPA com mais frequência
Produto não há, pode instalar uma bombaa e uma pedra difusora.algum produto para aumentar a oxigenação?
provavelmente o substracto ainda não assentou, iso nada tem a ver com a iluminação.A água neste momento (sem qualquer peixe ainda, o aquário foi remontado há uns dias) apresenta-se algo baça/turva.
Deve simular o ciclo da noite / dia, 8/10 horas de luz.E qual o tempo em média que a luz deverá estar acesa?
Não devia estar exposto à luz solar porque isso faculta a proliferação de algas.Luz solar directa tem alguma, embora eu tenha cuidados para que seja o menos possível
Para já é tudo a que posso responder. Espero ter sido útil.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo