iniciar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
gomes20
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 2:29 pm

terça out 13, 2009 11:54 am

ola . eu tenho um aquario com 40x25x25 (cm) e gostava d adoptar alguns amigos nadadores , para estas condiçoes q peixes posso adquirir , q equipamento , essas coisas q m possam ajudar , é uma coisa pequena é mm para iniciar , pq mais la pa frent quero ter um aquario digno desse nome , gosto muito de peixes e como disse gostava d iniciar , mas com uma coisa pequena primeiro .
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 13, 2009 12:44 pm

Pois na aquariofilia quanto maior melhor e mais fácil!

Com esse tamanho de aqua, pode começar por ter um betta, uma ampulária (caracol aquático) e uns poucos camarões (caridinas), já faz um habitat engraçado.

Tem de adquirir um termostato e um filtro adequados a esse volume de água. Deve adicionar plantas naturais tais como anúbias anãs, musgo e feto de java. Pode colocar decorações tais como troncos tratados e pedras adequadas (basalto, xisto, granito, tufo vulcânico, nada de calcário).

Deve preparar o aquário, colocar o areão, as plantas e as decorações, montar todo o equipamento e deixar a ciclar (leia sobre o ciclo do azoto) antes de adicionar os animais. Monte o aquário longe da incidência da luz do sol.

Depois é manter, limpar filtro, fazer trocas periódicas de água e podar as plantas com regularidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gomes20
Membro Veterano

terça out 13, 2009 1:05 pm

esqueci.me d mencionar , aquario com agua doce
dinodane
Membro Veterano

terça out 13, 2009 4:44 pm

Subentendeu-se.

Um aquário de água salgada desse tamanho é muuuito complicado.

fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

terça out 13, 2009 4:48 pm

pois no minimo 60 litros e e...
gomes20
Membro Veterano

terça out 13, 2009 8:22 pm

o meu leva 12 litros
gomes20
Membro Veterano

quarta out 14, 2009 10:34 am

os aquarios podem ser aqueles caixotes tipo pa guardar roupas e isso ? é q estava a ponderar comprar um aquario um pouco maior tambem para aumentar as condiçoes , mas sao tds muito caros , e d finanças isto nc andou mt bom :x
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta out 14, 2009 6:39 pm

Poder até pode, mas dessa forma não vais disfrutar da vista que o aqua proporciona.

Aconselho-te a teres calma e a pesquisares bastante primeiro, enquanto vais pesquisando, vais juntando algum dinheiro.
Com cerca de 100€ já consegues comprar um kit de uns 50/60 litros, já trás filtro, termostato e iluminação. Os acessórios dos kits serão mais tarde, se relmente gostares, insuficientes, mas para começar dá.

Sobre o aqua que tens, 40x25x25, se forem mesmo essas as medidas dá 25l brutos, uns 20l uteis de água. Se tiveres só mesmo o aqua, tens de comprar o termostato (cerca de 15€), filtro (mais 15€), testes de amónia, ph, nitratos e nitritos (um total de 45/50€), ilmuninação podes adpatar um candeiro, porque se fores comprar uma iluminária para esse aqua não deves encontrar a menos de uns 30€.
Só aqui já tens os cerca de 100 € de um kit para quase o triplo do volume do teu aqua, isto sem contar com o areão, termometro, aspirador, comida, peixes, plantas etc...
Se comprares um kit na volta o lojista até te oferece qualquer coisa, como alguns peixes ou algum acessório.

Resumindo, para inicio, compensa comprar kit numa loja, do que ir montando.
gomes20
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 10:13 am

é mm so pa iniciar , dai ser com um aquario pequeno .

e no fundo o q posso colocar ? sei q existem areias mas n sei qual a apropriada , nem as plantas . se m podesse ajudar agradecia imenso , ja reparei q sabe do q fala (:
fcneto
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 7:03 pm

há quem coloque areia de piscina, não é muito aconcelhavel, humos, acho que não seja bom, o melhor que lha é um substrato tipo terra, é muito bom e não necessita de cascalho, plantas, algumas não muito exigentes, tipo musgo de java, feto de java, anubia, isso já depende do gosto da pessoa, eu falo destas 3 porque são das mais conhecidas e das mais faceis de encontar :wink:
gomes20
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 9:02 pm

ent para o meu aquario , devo ter um termostato , um filtro , luz, cascalho ou areia , algumas plantas q mais ?

mas estou mm a ponderar em comprar uma caixa em plastico em vez d um aquario , sao mt caros , tive a ver preços e é quase td para cima de 40e , enquanto uma caixa d 50L vale 5e :x n haverá problema ?

e q tipo de peixes posso adquirir ?

todas as informaçoes sao bem recebidas.
gomes20
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 10:01 pm

ja vi q tenho q ter um periodo sem peixes tambem , agradecia tds as opinioes para os animais n sofrerem com a minha inexperiencia.
dinodane
Membro Veterano

sexta out 16, 2009 8:30 am

Fazer de uma caixa de plástico um aquário é um desperdício, para mim um dos maiores fascínios da aquariofilia é poder observar os peixes, como o Element já disse. Na minha opinião, mais vale juntar para montar uma coisa como deve ser do que fazer esses "remediamentos".

Já agora Fcneto, porque é que a areia de piscina não é adequada para o fundo dos aquas?
Quanto ao "substracto tipo terra" para fundo deve haver confusão com substracto fértil para plantas, que eu coloco sempre SOB a camada de areão.

fcneto
Membro Veterano

sexta out 16, 2009 8:50 am

dinodane Escreveu: Já agora Fcneto, porque é que a areia de piscina não é adequada para o fundo dos aquas?
Quanto ao "substracto tipo terra" para fundo deve haver confusão com substracto fértil para plantas, que eu coloco sempre SOB a camada de areão.
porque segundo me foi dito pode alterar o ph, não é um substrato que há, um pouco caro, muito até (um saco de 5kg 30€), :lol: serve de substrato e fundo, caso não se goste da vista, é que fica mesmo como terra, pode por-se o areão mas não só por questão estetica, não altera o ph,
dinodane
Membro Veterano

sexta out 16, 2009 9:31 am

Penso que a areia de filtro de piscina não é alcalina como a areia da praia ou a areia coralífera usada nos reefs, mas se estiver errada alguém que me elucide...

Responder

Voltar para “Peixes”