Esclares - Reprodução

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mikaandmissi
Registado: segunda dez 07, 2009 12:45 pm
1 Corydora
1 Tartaruga Mississipi
9 Mandarins
2 Tecelões
2 Bico de Lacre
2 Pintass

segunda dez 07, 2009 1:08 pm

Olá a todos, peço desculpa em estar a abrir um tópico mas não encontrei nenhum com este tema.

Tenho 2 escalares. Não sei o sexo

Já puseram ovos 3 vezes e são sempre comidos. Desculpem a minha ignorância mas, se um mete ovos são casal? ou há possibilidade de por ovos e não serem casal e assim não haver macho para os fertilizar?

Eu acho estranho, so no espaço de 2 semanas puseram 2 vezes ovos. Primeiro eram transparentes e depois ficaram brancos.

Alguém me pode ajudar por favor?

Obrigado :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 07, 2009 3:37 pm

Olá.

Quando é um casal, a fêmea põe os ovos e depois o macho faz uma passagem por cima dos mesmos fertilizando-os.

Os ovos que ficam brancos estão fungados, normalmente a fêmea retira-os. Podemos dar uma ajuda colocando umas gotas de azul de metileno por cima da postura para evitar que funguem.

Para que não comam os ovos é deixar a luz sempre acesa, embora os pais inexperientes possam comer os ovos na mesma.

Se não os comerem, dentro de 48 horas vão eclodir as larvas. Os meus escalarem metem as larvas na boca se algum peixe de aproximar demais ou se cairem e depois cospem-nos de novo na folha. Durante 8 dias os pais cuidarão deles e as larvas ainda têm o saco vitelino para se alimentarem. Passado este período começam a nadar livremente, há que retirar os pais e começar a alimentá-las, com náuplios de artémia ou comida para alevins.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mikaandmissi
Registado: segunda dez 07, 2009 12:45 pm
1 Corydora
1 Tartaruga Mississipi
9 Mandarins
2 Tecelões
2 Bico de Lacre
2 Pintass

segunda dez 07, 2009 5:25 pm

Muito obrigado pela ajuda,

Pois, todos os ovos ficam brancos, são dezenas deles. No primeiro dia são transparentes e logo depois começam a ficar brancos. Ainda tinha esperança que fossem por ficarem fertilizados lol. Assim estou com azar, não vou conseguir fazer criação.

Da próxima vez que meterem ovos vou tirar umas fotos para pôr aqui, talvez me possam ajudar mais.

Como metem ovos não há possibilidade de serem 2 fêmeas?

Obrigado por toda a ajuda

:lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 08, 2009 10:54 am

Há, mas se presenciar a postura percebe logo se tem 2 fêmeas ou um casal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taufyn
Registado: sexta out 23, 2009 5:12 pm

sexta dez 11, 2009 4:34 pm

os ovos ficam brancos porque nao foram fertilizados, logo passados alguns dias acabam por apodrecer, o meu palpite é que tem duas fêmeas ou entao o macho ainda nao é maduro suficiente para criar, fica atenta a novas posturas para ver se o suposto macho fecunda os ovos.
um outro truque que pode utilizar é tirar a pedra onde fazem a postura e pô-la num aquario à parte criado para o efeito, onde com uma pedra difusora se mantem os ovos oxigenados(limpos) ate eclodirem e onde sozinhos nesse aquario ngm os comera
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado dez 12, 2009 8:21 pm

eu criava artificialmente, tira a pedra ou folha para um aquario á parte..a meu ver tem muitas vantagens:
maior produçao
alimenta-se melhor
muda se a agua á vontade sem os pais os comerem
antifungos com força (uso azul de metileno)
etc

no teu caso podem ser duas femeas tens de ver qual (ais) mete(m) ovos
Responder

Voltar para “Peixes”