olá o meu problema é o seguinte. há cerca de um ano enquanto fazia a manutenção do aquario o termometro partiu-se e sairam de lá pequenas bolas cinzentas que eu suponho que fossem mercurio.Como consequencia nos meses seguintes começaram a nascer Guppy deformados( que era a unica especie que eu possuia) algumas femeas dobradas e em V que mesmo assim depois de partos muito dificeis nasceram filhos.O tempo continuou a passar e as plantas que possuia morreram.tambem tinha dois limpa-vidros que juntamente com os outros peixes que sobraram morreram há tres meses.O aquario esteve dois meses vazio e deitei a areia fora.queria começar de novo mas tenho receio que ainda haja peixes mortos de novo por acção de mercurio que sinceramente já procurei e nao encontro excepto uns pequenissimos pontos de ferrugem na zona onde o termometro foi partido.que devo fazer? ja alguem teve um problema destes?
obrigado
Termometro partido
-
- Membro
- Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am
Boas.
Vou falar um bocado de cor e sem pesquisa.
Essas bolinhas que falas não são de mercurio. O mercurio está dentro da vareta mais fina do termometro.
Penso eu que essas bolinhas são chumbo, ou outro metal, e destinam-se a criar alguma inércia termica, para não ter oscilações rápidas nas leituras de temperatura.
Vou falar um bocado de cor e sem pesquisa.
Essas bolinhas que falas não são de mercurio. O mercurio está dentro da vareta mais fina do termometro.
Penso eu que essas bolinhas são chumbo, ou outro metal, e destinam-se a criar alguma inércia termica, para não ter oscilações rápidas nas leituras de temperatura.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Além disso o mercúrio já não é utilizado em termómetros...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
O meu professor de fq uma vez e explicou-me que se o liquido do termometro for vermelho então é alcool.
Desculpem a invasão, mas o mercúrio é cinzento e dependendo da temperatura a que se encontra, pode estar em forma de bolinhas. É altamente tóxico, de difícil remoção, liberta de forma contínua vapores intoxicantes e corrosivos com temperaturas mais altas e lamento informar-vos, mas ainda é frequente encontrarem-se termómetros de mercúrio à venda.
-
- Membro
- Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am
Os termómetros que eu conheço, são todos sem mercúrio. Não acho que a maioria seja de mercúrio. Tem o tal liquido vermelho, mas também tem as bolinhas cinzentas, que obviamente não são mercúrio, mas um metal para reduzir as oscilações nas leituras de temperatura(acho eu).
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Questão escolar: Temperatura para o mercúrio estar no estado sólido? Sem dúvida que as esferas não o são.chenri Escreveu:Desculpem a invasão, mas o mercúrio é cinzento e dependendo da temperatura a que se encontra, pode estar em forma de bolinhas. É altamente tóxico, de difícil remoção, liberta de forma contínua vapores intoxicantes e corrosivos com temperaturas mais altas e lamento informar-vos, mas ainda é frequente encontrarem-se termómetros de mercúrio à venda.
Termómetros de mercúrio à venda é questão de policia em Portugal... bom dia...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063