Aquário de 210 L

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Evenstar
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta dez 10, 2009 12:27 am

segunda mar 01, 2010 1:11 am

Olá pessoal!
A semana passada comprei um novo aquário (210L) para substituir o pequerrucho de 50L que tinha pois começo mesmo a gostar disto. :D Depois de devidamente montado e decorado coloquei os seus habitantes. De momento tenho:
- 1 casal de molly com 3 crias
- 1 casal de espadas
- 1 guppy fêmea
- 1 tubarão bala
- 4 néons
- 2 escalares
- 1 bótia palhaço
- 1 limpa-vidros
- 1 limpa-fundos
Tinha também um lindo betta mas morreu com ictio. :cry: Quero comprar mais peixes pois ainda acho aquilo um pouco vazio. Queria um disco mas numa das lojas de animais a que fui disseram para não juntar com os escalares que ia dar problema. Tenciono comprar um casal de bettas e mais guppys. Que acham? Alguma dica?
Em breve ponho fotos!
mfaria
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Localização: Pastor Alemão - Tysson
Aquario 250 L
Aquario 600 L

segunda mar 01, 2010 5:22 pm

Boas :wink: ,

Quanto aos Discus podes ter junto com Escalares, mas atenção que Discus não devem se manter sozinhos tem de ter mais exemplares.
Atenção aos parametros que eles requerem!

Tubarão bala tem de sair do aquário o espada tambem, os restantes podem estar só fico na duvida pela guppy não sei os parametros para ela mas podes pesquisar e ver isso.

Mais um conselho a filtragem tem de ser muito boa por causa dos Discus!

Por mim optava Discus e Neons, uns quantos limpa fundos (Corydoras) e um limpa vidros ( plecostomus).

Boa sorte com isso :wink:
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

segunda mar 01, 2010 6:53 pm

Os discus não devem estar com escalares essencialmente pela voracidade destes últimos. Se ainda assim quiser misturar, primeiro introduza os discus e só depois de devidamente ambientados (comer à mão) introduza os escalares ainda pequenos.
Os discus são peixes tímidos, os escalares são o oposto.

Abraço
Luís Guerreiro
mfaria
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Localização: Pastor Alemão - Tysson
Aquario 250 L
Aquario 600 L

segunda mar 01, 2010 11:48 pm

Boas,
Caro hotrodder não vou dizer que o que você disse é mentira porque não o é, mas discordo quando diz que não podem estar juntos, é assim ja tenho discus ha mais ou menos ano e meio junto com escalares e não ha problema nunca houve nem vai haver desde que os discus estejam em maior numero.
Isso da ferocidade dos escalares é um exagero eles são territoriais sim é verdade comem muito e muito depressa e verdade matar discus ou outros peixes maiores mentira.

Olhe os meus discus dão cada sova nos escalares que nem te conto ;)

Mas é assim cada um tem a sua opinião e respeito isso, mas que se pode ter discus com escalares pode-se sem problema.


Cumprimentos
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

terça mar 02, 2010 9:17 am

Resposta sobre discos e escalares.
Podem estar juntos, mas é preferivel não estarem.

1 - Ocupam o mesmo espaço e é necessário perto de 20 a 40 litros para cada exemplar adulto.
2 - Ambos são de cardume e iram lutar pelo território discos vs escalares, dominadores vs dominados, casais vs sozinhos...
3 - Em caso de parasitas ou doenças o tempo de tratamento e forma de tratamento é ligeiramente diferente sendo dificil tratar o disco com a presença do escalar.
4 - ... Tenho que ir trabalhar se for necessário continuo mais tarde...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Evenstar
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta dez 10, 2009 12:27 am

terça mar 02, 2010 2:01 pm

Tubarão bala tem de sair do aquário o espada tambem, os restantes podem estar só fico na duvida pela guppy não sei os parametros para ela mas podes pesquisar e ver isso.
Bem quanto a isso já os tenho desde setembro e vivem todos em perfeita harmonia! :D
Agradeço também o esclarecimento quanto aos discos!
Coloco aqui agora a lista actualizada:
- 2 casais de molly com 3 crias
- 1 casal de espadas
- 5 guppy 2 machos e 3 fêmeas
- 1 tubarão bala
- 5 néons
- 2 escalares
- 1 bótia palhaço
- 1 comedor de algas chinês
- 1 ancistrus
- 1 betta
- 1 peixe faca
alvesmiguel
Membro Veterano
Mensagens: 404
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
Localização: 1-tartaruga hieroglífica;
1-tartaruga corcunda do mississipi.

terça mar 02, 2010 9:57 pm

Evenstar Escreveu:Olá pessoal!
A semana passada comprei um novo aquário (210L) para substituir o pequerrucho de 50L que tinha pois começo mesmo a gostar disto. :D Depois de devidamente montado e decorado coloquei os seus habitantes. De momento tenho:
- 1 casal de molly com 3 crias
- 1 casal de espadas
- 1 guppy fêmea
- 1 tubarão bala
- 4 néons
- 2 escalares
- 1 bótia palhaço
- 1 limpa-vidros
- 1 limpa-fundos
Tinha também um lindo betta mas morreu com ictio. :cry: Quero comprar mais peixes pois ainda acho aquilo um pouco vazio. Queria um disco mas numa das lojas de animais a que fui disseram para não juntar com os escalares que ia dar problema. Tenciono comprar um casal de bettas e mais guppys. Que acham? Alguma dica?
Em breve ponho fotos!
Então e ciclagem? Não é preciso?
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

quarta mar 03, 2010 5:36 pm

mfaria Escreveu:Boas,
Caro hotrodder não vou dizer que o que você disse é mentira porque não o é, mas discordo quando diz que não podem estar juntos, é assim ja tenho discus ha mais ou menos ano e meio junto com escalares e não ha problema nunca houve nem vai haver desde que os discus estejam em maior numero.
Isso da ferocidade dos escalares é um exagero eles são territoriais sim é verdade comem muito e muito depressa e verdade matar discus ou outros peixes maiores mentira.

Olhe os meus discus dão cada sova nos escalares que nem te conto ;)

Mas é assim cada um tem a sua opinião e respeito isso, mas que se pode ter discus com escalares pode-se sem problema.


Cumprimentos
Mfaria, a aquariofilia é feita de experiencias, eu sei que tem discus com escalares mas isso não quer dizer nada. Conheço pessoas que têm escalares com cardinais ou discus com cardinais e pessoas cujos discus/escalares não podem estar com cardinais.
Apesar de conhecer várias pessoas que têm discus com escalares, conheçomuitas mais que disseram que não dava resultado. No meu caso até discus com guppys deu mal resultado, os guppys em maior número comiam a comida dos discus, a inexperiência a e a falta de informação (isto já foi há muitos anos) fizeram com que quase perdesse os discus.
Qualquer BOM criador de discus lhe vai desaconselhar misturar discus com peixes muito rápidos ou vorazes, sejam eles quais forem, ainda que várias pessoas os tenham juntos.

Abraço
Luís Guerreiro
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 03, 2010 7:25 pm

Éu tenho discus com escalares e ambos estão com cardinais já há dois anos. Mas admito que o ideal seria não misturar ambos os ciclídeos por todas as razões enumeradas pelo aquapet. Quando os meus escalares morrerem não vou adicionar mais.

Evenstar, as espécies que tem não gostam das águas ácidas em que se devem ter os discus à excepção dos néons e vá, o botia palhaço (que tb não deve estar sózinho).

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 03, 2010 7:28 pm

alvesmiguel Escreveu:
Evenstar Escreveu:Olá pessoal!
A semana passada comprei um novo aquário (210L) para substituir o pequerrucho de 50L que tinha pois começo mesmo a gostar disto. :D Depois de devidamente montado e decorado coloquei os seus habitantes. De momento tenho:
- 1 casal de molly com 3 crias
- 1 casal de espadas
- 1 guppy fêmea
- 1 tubarão bala
- 4 néons
- 2 escalares
- 1 bótia palhaço
- 1 limpa-vidros
- 1 limpa-fundos
Tinha também um lindo betta mas morreu com ictio. :cry: Quero comprar mais peixes pois ainda acho aquilo um pouco vazio. Queria um disco mas numa das lojas de animais a que fui disseram para não juntar com os escalares que ia dar problema. Tenciono comprar um casal de bettas e mais guppys. Que acham? Alguma dica?
Em breve ponho fotos!
Então e ciclagem? Não é preciso?
Bem visto. Só com uma semana já tem esses peixes todos se tem um pico de amónia... muitos morrerão.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Evenstar
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta dez 10, 2009 12:27 am

quinta mar 04, 2010 1:19 am

Então e ciclagem? Não é preciso?
Bem visto. Só com uma semana já tem esses peixes todos se tem um pico de amónia... muitos morrerão.
Eu não sou muito experiente, no que se referem exactmente ao dizer ciclagem? :oops: Eu tenho o ph controlado, adiciono conforme necessário fertilizante para plantas e um protuto que ajuda a regular o ciclo biológico do aquário. Os peixes estão às mil maravilhas...
Aquapet
Membro Veterano
Mensagens: 1050
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Localização: Alguns animais domésticos de todos os tipos

quinta mar 04, 2010 9:24 am

dinodane Escreveu:...Bem visto. Só com uma semana já tem esses peixes todos se tem um pico de amónia... muitos morrerão.
NÃO COMPRES MAIS NADA. Sou vendedor e sou o primeiro a dizer isto aos meus clientes. NÃO COMPRES MAIS NADA.
A aquariofilia é um vicio, mas se não se for com calma perdes dinheiro e muitas VIDAS. Por isso VAI COM CALMA.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 04, 2010 10:12 am

O ciclo biológico de uma aquário recém montado leva tempo a estabelecer-se e o erro mais comum é adicionar uma quantidade grande de peixes como fez...

Leia aqui http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151 e não compre mais nada agora. Não é só o pH que interessa medir nesta fase... não é o pH que vai matar os peixes, é a acumulação de amónia ou nitritos se ainda não existirem bactérias em quantidades suficiente para processarem estes compostos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”