Aquisição de um aquário :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Antonino
Registado: terça ago 26, 2003 11:43 am

terça ago 26, 2003 12:50 pm

Viva! :D

Esta será a minha primeira mensagem neste fantástico fórum, que recentemente descobri.

Sou dono de dois cães de pequeno porte, de um peixe de água fria e uma catatua (macho), e, estou decidido a entrar verdadeiramente no mundo da aquariofilia. Mas para isso preciso de uma pequena ajuda inicial, tal como todos certamente precisaram. ;)

Ora bem, o aquário que comprei tem uma capacidade máx. de 50L, tem um aquecedor, uma bomba de ar, e um filtro (tive o cuidado de comprar tudo para um aquário de 50L, obviamente...).

Contudo ainda não o montei, e embora tenha uma noção de como fazê-lo, gostaria que me dissessem se é preciso ter algum cuidado em especial nesta fase.

Depois de deixá-lo num período mínimo de 24 horas a trabalhar sem qualquer peixe para a água ficar própria para estes, quero naturalmente adoptar uns peixinhos... mas a questão principal que me leva a escrever neste fórum é mesmo esta: que peixes, e quantos peixes posso pôr no meu aquário sem que estes se comam uns aos outros e de forma a que o seu ecossistema funcione plenamente bem?

Desde já os meus sinceros agradecimentos a todos que me possam ajudar nestas questões, melhores cumprimentos,

Antonino ;)
carlitos43
Membro
Registado: quarta jun 18, 2003 7:01 am
Localização: a Kiwi uma roseicolis 7 aquas e 500 peixes tropicais

terça ago 26, 2003 8:38 pm

Ola Antonino ;)

Pra ja uma boa vinda a este forum :lol: .

Bom comecemos pelo aqua , depois de o montar ,bomba , filtro, plantas aquecedor, termostato, e termometro sem esquecer o areao.
Por agua é simples , eu como sou um pouco sem paciencia :oops: utilizo um produto que se chama BioStart que é composto por bactérias preparadas em laboratorio e que ponho na agua e so espero 12h.
Quanto aos peixes aconselho-te uns mollys, guppys, um botia palhaço (ajuda a combater os possivéis caracois)1/2 ancistrus espadas , arlequins
platys,barbos etc.

Ora como tens um aqua de 50L o max. que te aconselho sao uns 15/20 peixes com tamanhos entre os 4cm e 8cm ,(adultos) a partir dai torna-se um pouco pequeno .
Vais ver que passados uns tempos iras mudar de ideias e comprar um de 100L que é o ideal para come4ar visto que o biotopo do aqua se estabiliza melhor .

Aparece sempre sera um prazer ajudar-te isto em nome do ppl aqui do forum :D

Boa sorte amigo
Antonino
Registado: terça ago 26, 2003 11:43 am

terça ago 26, 2003 10:17 pm

Boa noite carlitos43! :)

Desde já os meus mais sinceros agradecimentos pela sua resposta e pelo tempo que despendeu a ajudar-me. ;)
Vou seguir os seus conselhos tanto quanto possível, de forma a alcançar o sucesso que pretendo com o meu aquário.

Mais uma vez obrigado, e qualquer coisa que achar que possa ajudá-lo basta contactar-me! ;)

Um abraço,

Antonino :D
carlitos43
Membro

quarta ago 27, 2003 1:00 pm

Ois :lol:

E pra isso mm que estamos aqui pra nos ajudar-mos uns ao outros. ;)
cesar_dias
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 2:53 pm

quarta ago 27, 2003 6:55 pm

Eu também estou a começar na aquariofilia...
Existem uns livros bastante em conta (desde os 5€ ate 11€) aproximadamente da Editorial
presença (Colecção Habitat) que me têm sido bastante uteis.
Actualmente tenho apenas 4 platys e uma femea guppy grávida... O aquario é de 60 Cm,
a caixa indicava capacidade maxima de 80 litros, mas deve ter +/- uns 65/70 litros
de agua.
Parece um pouco deserto é certo, mas estou a tentar ter calma e ir adicionando apenas
mais peixes a medida que me for sentindo mais capaz neste novo hobby :)
Já agora, nao esquecer um aquario de reserva pequeno para servir de hospital. Quando
necessario tratar algum peixe doente.
carlitos43
Membro

quarta ago 27, 2003 8:28 pm

Ola Cesar

Mto bem o que dizes vai com calma
;)
Responder

Voltar para “Peixes”