casal de mollys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
aguiarq1
Registado: sábado jul 03, 2010 1:15 pm
casal de mollys
casal tipo gupys - não sei bem

sábado jul 03, 2010 1:55 pm

Boa tarde. Entrei hoje pela primeira vez num fórum e calhou-me de este, sobre peixes, ser o primeiro!...lol...
Ainda nao sei muito bem trabalhar com isto, mas vou vendo. Sera que alguem me pode ajudar? Ja tenho o meu aquario ha 1 mes com:
um betta bebe
um Plecostomus - limpa fundos, acho
um casal de mollys: uma mármore e um laranja
casal de pequeninos: um com pintas laranjas e uma femea gávida

o meu aquario e de 18 litros...foi-me oferecido com o meu peixe, o Betinha e depois lá fui plantando umas plantas e decorando a meu gosto. O ph já vi, esta a 6.67, a água está limpida e os peixes andam todos contentes...que para mim, isso é saber pouco, pois apenas sei que à pancada eles nao andam...lol...tem um aquecimento, em que a agua deve andar pelos 25 graus, e uma lampada ao conprimento do aquario, de 14w e um filtro.

Estou preocupada e com a molly de marmore, pois como sou novata nisto, a mim parece-me que ela tem um nar estranho.Fica ,muito tempo parada no fundo, tipo a tremer, parece mais que bana a cabeça e o outro molly laranja nao faz isso....e normal?como nao entendo muito bem de doenças, nao sei se é o caso disso...espero que nao....
se alguem me poder informar agradecia pois estou preocupada e como li algumas coisas a falar de doenças e que podem contaminar os outros...
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

sábado jul 03, 2010 3:02 pm

Olá!

Bem-vinda ao hobby :)

Quando iniciamos a tarefa de ter um aquário nem sempre começamos da melhor forma. Isso aconteceu comigo e, provavelmente, com muitos dos que frequentam este fórum, mesmo os mais veteranos. Infelizmente é normal que certos erros aconteçam, pois o simples acto de ter um aquário gera um impulso para comprar peixes que, por vezes, são demasiados para o aquário de que dispomos.

O teu aquário tem 18 litros e tem peixinhos a mais para a dimensão dele. Um betta pode viver sem grandes problemas num aquário com um tal volume, mas os restantes peixes que dispões necessitam de um maior volume de água. Se não vejamos:

:arrow: O plecostomus é um limpa-vidros. Pode atingir os 60 centímetros e o aconselhável para este peixe é um aquário superior a 80 litros.

:arrow: As mollys são peixes vivíparos e, por isso, procriam com grande facilidade, sendo que uma fêmea grávida pode chegar a ter mais de 40 filhotes numa única "ninhada".

Outros "erros" poderiam também ser apontados ao teu aquário, como o pH que está ácido mas as mollys vivem preferencialmente em pH alcalino. Mas sobre isso eu não me vou pronunciar pois tenho platys (peixes de pH alcalino, da família das mollys) num aquário de 100 litros em pH também ácido, e eles estão no meu aquário à vários meses, aparentemente saudáveis e já tiveram várias prociações.

Por isso eu considero que o princial problema no teu aquário é de facto o reduzido espaço para os peixes. Se podesses trocar o aquário por um de maiores dimensões seria muito bom, não só para ti (terias um belo aquário para admirar e relaxar) mas também para os teus peixinhos que teriam melhores condições e as doenças apareceriam com menor frequência.

Quanto ao comportamento da tua molly mármore, parece-me que este não é normal e pode dever-se ao stress gerado devido às dimensões do aquário ou à má qualidade da água, pois não mencionaste se tens realizado trocas parciais de água semanalmente (aproximadamente 20% do volume do aquário).

A doença pode também ser provocada por fungos ou bactérias. Neste caso, o peixe deverá apresentar alguns destes sintomas:

:arrow: escamas levantadas;
:arrow: algumas zonas do corpo cobertas por um material que se assemelha a algodão (fungos);
:arrow: barbatanas ruídas;
:arrow: pintinhas brancas no corpo do animal (parasitas);
:arrow: inflamações ou infecções visíveis;
:arrow: entre outros sintomas.

Espero ter ajudado :)
Abraço.
aguiarq1
casal de mollys

domingo jul 04, 2010 1:21 pm

Obrigado pela ajuda. Eu tenho mudado todas as semanas 1/3 da água, pois como estou nos inicios e para melhorar o espaço aquatico.
A molly realmente deve estar stressaada devido ao espaço...doenças nao me parece que tenha alguma dessas que enumeraste...
Sei que o aquario esta cheio...inicialmente so queria ter um beta e mais uns peixes pequeninos , mas depois ofereceram-me o casal e ja nem pude escolher os peixes da minha preferencia.
Paciencia...vamos a ver como corre.
Obrigada
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

domingo jul 04, 2010 10:17 pm

aguiarq1 Escreveu:Obrigado pela ajuda. Eu tenho mudado todas as semanas 1/3 da água, pois como estou nos inicios e para melhorar o espaço aquatico.
A molly realmente deve estar stressaada devido ao espaço...doenças nao me parece que tenha alguma dessas que enumeraste...
Sei que o aquario esta cheio...inicialmente so queria ter um beta e mais uns peixes pequeninos , mas depois ofereceram-me o casal e ja nem pude escolher os peixes da minha preferencia.
Paciencia...vamos a ver como corre.
Obrigada
Olá!

Parece-me que tens tratado bem do teu aquário, as trocas parciais de água estão correctas e o uso do produto de bactérias nas primeiras semanas é de facto recomendado, para que se inicie o ciclo bacteriológico no aquário.

Este ciclo é muito importante pois permite que determinadas substâncias tóxicas, resultantes do metabolismo dos peixes, sejam naturalmente convertidas em substâncias menos tóxicas que são posteriormente removidas com a troca de uma certa parte da água.

Quanto à tua molly, se ela não tem sinais visíveis de doenças por fungos ou bactérias deve estar de facto com stress. Contudo, esta situação torna-a vulnerável a possíveis agentes patogénicos, pelo que é importante resolver a situação.

Para que aqui no fórum te possamos ajudar melhor é importante que menciones informações sobre a filtragem do aquário, aquecimento, substrato, entre outras características, de modo a indentificar possíveis falhas responsáveis pelo comportamento estranho da tua molly, pois este pode não se dever exclusivamente ao stress.

Espero ter ajudado.
Abraço.
aguiarq1
casal de mollys

quinta jul 08, 2010 10:44 am

a minha molly branquinha já morreu...começou num dia a nao comer nada e isolou-se de todos, no dia seguinte, de manha já estava morta...:(....comecei a ver os outros peixinhos e reparei que estao todos com pintinhas brancas....pesquisei a doença e realmente estao todos muito mal....vou hoje buscar um produto para os curar....mas o Laranjinha ja esta isolado tambem e nem comeu hoje de manha...:( ...os gupys tb estao com montes de pintas, apenas o Betinha e o Bigodes é que estao com mais vida....tenho que agir se nao....:(
Responder

Voltar para “Peixes”