Peixinhos morreram!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
anasof
Registado: quarta jul 28, 2010 10:08 pm

quarta jul 28, 2010 10:11 pm

Olá!

Comprei esta semana dois peixinhos numa loja de animais do shopping, mas quando cheguei a casa para os transferir para o aquário eles estavam mortos. Na loja eles eram muito activos e por isso eu fiquei surpreendida quando vi que tinham morrido.

Foram os primeiros peixinhos que eu comprei... onde é que eu errei?

Beijinhos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 28, 2010 10:18 pm

Se os peixes morreram antes de sequer entrarem no aquário... só pode ter errado em ter demorado demasiado tempo a levá-los para casa ou ter deixado o saco dentro do carro com a caloraça que se tem feito sentir. A loja também pode não ter acondicionado os peixes como deve ser.

Já agora, um pouco off-topic, que "peixinhos" são e que aquário e equipamento é que tem? Como é que preparou o aqua para receber os animais?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anasof

quarta jul 28, 2010 10:29 pm

Depois de os comprar ainda passei por algumas loja do shopping, mas não me demorei mais do que 15 a 20 minutos.

Os dois peixinhos eram bastante diferentes: um deles era gordo, tinha olhos salientes e era preto, o outro era amarelo e parecia uma sardinha. Adorei-os quando os vi *.*

O aquário foi comprado há cerca de 2 semanas mas só agora é que tive tempo para colocar peixes. É para colocar numa mesinha pequena do meu quarto e por isso é um aquário pequenino mas muito bonito.

Eu enchi o aquário com água da torneira, mas a água é do poço, por isso não deve ter aqueles adicionantes artificiais característicos da água da companhia.
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 10:53 pm

Pois...

Não leve a mal mas:

1 - com o calor que esteve e está, essas voltas no shopping mais o tempo que levou a chegar mataram os peixes.

2 - Os peixes que comprou são peixes de água fria, para os manter como deve ser precisa de aquário muito grande e com um bom filtro. São peixes de lago...

3 - A aquariofilia não deve ser pensada em função da "mesinha" e do "fica muito bonito", embora um aquário bem planeado e montado seja das coisas mais decorativas que existem. Os peixes são baratos mas são seres vivos e, como pôde constatar, SENSÍVEIS. Um aquário pequenino, sem filtro não dá de modo nenhum para peixes de lago e são poucos os animais que aí podem viver. E se for um GLOBO não dá nem para esses nem para nenhuns, é bom para berlindes.

Diga por favor quantos litros leva o aquário, que equipamento tem (filtro, iluminação) para que possamos recomendar a espécie de peixe mais adequada.

anasof

quinta jul 29, 2010 1:11 pm

dinodane Escreveu:Pois...

Não leve a mal mas:

1 - com o calor que esteve e está, essas voltas no shopping mais o tempo que levou a chegar mataram os peixes.

2 - Os peixes que comprou são peixes de água fria, para os manter como deve ser precisa de aquário muito grande e com um bom filtro. São peixes de lago...

3 - A aquariofilia não deve ser pensada em função da "mesinha" e do "fica muito bonito", embora um aquário bem planeado e montado seja das coisas mais decorativas que existem. Os peixes são baratos mas são seres vivos e, como pôde constatar, SENSÍVEIS. Um aquário pequenino, sem filtro não dá de modo nenhum para peixes de lago e são poucos os animais que aí podem viver. E se for um GLOBO não dá nem para esses nem para nenhuns, é bom para berlindes.

Diga por favor quantos litros leva o aquário, que equipamento tem (filtro, iluminação) para que possamos recomendar a espécie de peixe mais adequada.
Deve ter razão, o calor deve ter morto os peixinhos… Apesar que a senhora da loja me disse que eles podiam viver em águas quentes, com o inconveniente de comerem mais e crescerem mais rápido do que o que é natural para a espécie.

Os peixinhos eram de facto de água fria, mas creio que não eram peixes de lago… São aqueles peixinhos mesmo típicos de aquário, que se costuma ver nos aquários em forma de globo, tal como você disse.

Na verdade, eu considero o aquário bem grande. Disse só que era pequeno porque o meu tio cria peixes e disse que ele era pequeno e que qualquer dia ainda me dava um maior… O aquário tem uns 50 centímetros de comprimento, 25 de largura e 25 de altura. Quantos litros leva não sei, porque quando o enchi não contabilizei. O aquário é o maior dos que tinha na loja que cabe na mesinha que tinha dito em cima.

O equipamento não sei, mas pelo que li nas embalagens parece ter um filtro e um aquecedor. A iluminação é uma lâmpada que já vinha com o aquário.

Beijinhos *.*
dinodane
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 6:24 pm

Anasof, o meu conselho se quiser ter um aqua catita:

- esqueça os peixes de água fria;
- monte o aquário, coloque o areão, algumas plantas naturais, as decorações (nada de conchas, pedras calcárias), instale o filtro e o aquecedor e ponha tudo a trabalhar com um pouco de comida de peixes. Deixe estar assim uma semana...
Entretanto vá lendo sobre aquariofilia, como fazer a manutenção do aqua, o que é o ciclo do azoto (que é o que o seu aqua está a fazer antes de colocar os peixes), o pH, etc.
- compre peixes de água doce tropical. São mais coloridos, mais bonitos e mais pequenos que os kinguios que morreram. Para começar opte por guppys ou platys. Comece um trio, um macho e duas fêmeas. Peça para a loja colocar O2 no saco e não se demore muito a levá-los para casa. Não vá na conversa da loja sobre os peixes de água fria, eles exigem outras condições...

Responder

Voltar para “Peixes”