Aquário 45 litros.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo set 12, 2010 12:58 am

Boas noites.

Andei aqui em arrumações em casa e neste momento tenho um aquário de 45 litros (50x30x30) e estava a pensar voltar ao mundo dos peixes (neste momento a sério).

Estive a ver o que ainda tenho de equipamento e tenho muito pouco. Tenho um oxigenador da aquapor, um aquecedor/termostato de 25W (não sei se chega) e bastantes elodeas. Terei de comprar pelo menos um filtro adequado. A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz mesmo assim acham necessário uma lâmpada?

Também precisava de ajuda em relação à fauna, não estou com muitas ideias, gostava de fazer uma espécie de comunitário.

Obrigado a todos pela ajuda, desculpem o testamento.

Cumprimentos
<p><strong>
</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 12, 2010 1:09 am

A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz
Sol directo e muita luz é o alguedo e o verdete a florescer a olhos vistos. O melhor é sempre iluminação artificial que se possa controlar e longe de janelas.

A fauna comunitária para esse projecto é o trivial, os vivíparos, os tetras, tudo pequeno e de cardume porque 45 lts não dá para muito, nada de escalares, gouramis, tubarões e afins.

Vai montando e decorando para fazer o ciclo, depois posta uma fotucha antes de comprares os prixes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo set 12, 2010 1:09 am

Não desculpo.
joaoplscosta
Membro Veterano

domingo set 12, 2010 1:15 am

dinodane Escreveu:
A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz
Sol directo e muita luz é o alguedo e o verdete a florescer a olhos vistos. O melhor é sempre iluminação artificial que se possa controlar e longe de janelas.

A fauna comunitária para esse projecto é o trivial, os vivíparos, os tetras, tudo pequeno e de cardume porque 45 lts não dá para muito, nada de escalares, gouramis, tubarões e afins.

Vai montando e decorando para fazer o ciclo, depois posta uma fotucha antes de comprares os prixes.
Muito obrigado pela rápida ajuda :wink: Nem me tinha lembrado do problema das algas :? .

Para fauna não quero peixes muito grandes. Tava a pensar por umas cobrinhas khuli, talvez uns red cherry e uns neritina natalensis. Depois talvez uns guppys.

Cumprimentos
<p><strong>
</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 12, 2010 1:24 am

Boa escolha, tudo o que é caracolada e camarões, adoro.

As cobrinhas vão passar o tempo escondidas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo set 12, 2010 1:25 am

dinodane Escreveu:Boa escolha, tudo o que é caracolada e camarões, adoro.

Para petiscar? :P :lol:
joaoplscosta
Membro Veterano

domingo set 12, 2010 1:26 am

dinodane Escreveu:Boa escolha, tudo o que é caracolada e camarões, adoro.

Eu sei mas gosto muito delas :lol: Há uns tempos tive uma num aquário de 20 litros com um betta macho.

Cumprimentos.
<p><strong>
</strong></p>
joaoplscosta
Membro Veterano

sábado nov 20, 2010 6:44 pm

Passado uns meses finalmente comecei a comprar o material que precisava.

Comprei um filtro Haleia 10w, Caudal 690 l/h para aquários de 70 a 250L.

Tirei as medidas ao aquário e tem 55cm comprimento, 30 largura e 35 de altura.

Próximo passo comprar termostato e pedras para o fundo.

Cumprimentos
<p><strong>
</strong></p>
tugz
Membro
Registado: sexta out 15, 2010 10:30 pm

domingo nov 21, 2010 4:52 pm

Antes de mais, bem vindo á aquariofilia.

Queria só alertar para as kuhli. Cuidado com o areão a comprar, as khulis, preferem areão redondinho e não muio grosso, ou podem facilmente morrer ao tentarem se enterrar (pois criam feridas que infectam).
Outra coisa, Nada de misturar viviparos e tetras, embora se possa fazer, certamente que uns estarão a viver melhor que outros pois são de parametros muito diferentes, e como ainda muitos dos tetras são peixes capturados, corre-se o risco de estar a matar animais facilmente devido á sua sensibilidade.

Geralmente os guppys adaptam-se melhor a phs baixos (em comparação aos tetras se adaptarem a phs altos e durezas altas), pois são peixes de "guerra" ( já os criei em agua fria, ás largas dezenas sem filtros nem termostatos, num balde de 25 litros com trocas semanais e não era por agua limpa mas sim pela agua que vinha dos aquarios).

Digo isto, para o caso de os querer misturar, nesse caso dê melhor qualidade aos tetras pois certamente serão os que sofrem mais ao estarem fora dos parametros normais.

boa sorte ;)
joaoplscosta
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 3:25 pm

Obrigado pelas dicas :wink:

O areão que comprei foi aquele branco muito fino, é bom para plantar?
<p><strong>
</strong></p>
Godzilla909
Membro Júnior
Registado: sexta ago 13, 2010 3:33 pm

segunda nov 22, 2010 6:26 pm

Boas.
Eu acho que se a areia for fina de mais pode vir a sufocar as suas raízes e acho que o crescimento das plantas vai ser lento.
Mas espere por pessoas com mais esperiência :D
Cumps :wink:
Responder

Voltar para “Peixes”