Boas noites.
Andei aqui em arrumações em casa e neste momento tenho um aquário de 45 litros (50x30x30) e estava a pensar voltar ao mundo dos peixes (neste momento a sério).
Estive a ver o que ainda tenho de equipamento e tenho muito pouco. Tenho um oxigenador da aquapor, um aquecedor/termostato de 25W (não sei se chega) e bastantes elodeas. Terei de comprar pelo menos um filtro adequado. A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz mesmo assim acham necessário uma lâmpada?
Também precisava de ajuda em relação à fauna, não estou com muitas ideias, gostava de fazer uma espécie de comunitário.
Obrigado a todos pela ajuda, desculpem o testamento.
Cumprimentos
Aquário 45 litros.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
Sol directo e muita luz é o alguedo e o verdete a florescer a olhos vistos. O melhor é sempre iluminação artificial que se possa controlar e longe de janelas.A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz
A fauna comunitária para esse projecto é o trivial, os vivíparos, os tetras, tudo pequeno e de cardume porque 45 lts não dá para muito, nada de escalares, gouramis, tubarões e afins.
Vai montando e decorando para fazer o ciclo, depois posta uma fotucha antes de comprares os prixes.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Não desculpo.
-
- Membro Veterano
Muito obrigado pela rápida ajudadinodane Escreveu:Sol directo e muita luz é o alguedo e o verdete a florescer a olhos vistos. O melhor é sempre iluminação artificial que se possa controlar e longe de janelas.A zona onde o aquário vai estar fica ao pé duma janela e apanha bastante luz
A fauna comunitária para esse projecto é o trivial, os vivíparos, os tetras, tudo pequeno e de cardume porque 45 lts não dá para muito, nada de escalares, gouramis, tubarões e afins.
Vai montando e decorando para fazer o ciclo, depois posta uma fotucha antes de comprares os prixes.

Para fauna não quero peixes muito grandes. Tava a pensar por umas cobrinhas khuli, talvez uns red cherry e uns neritina natalensis. Depois talvez uns guppys.
Cumprimentos
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Para petiscar?dinodane Escreveu:Boa escolha, tudo o que é caracolada e camarões, adoro.
As cobrinhas vão passar o tempo escondidas.

-
- Membro Veterano
Eu sei mas gosto muito delasdinodane Escreveu:Boa escolha, tudo o que é caracolada e camarões, adoro.
As cobrinhas vão passar o tempo escondidas.

Cumprimentos.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
Passado uns meses finalmente comecei a comprar o material que precisava.
Comprei um filtro Haleia 10w, Caudal 690 l/h para aquários de 70 a 250L.
Tirei as medidas ao aquário e tem 55cm comprimento, 30 largura e 35 de altura.
Próximo passo comprar termostato e pedras para o fundo.
Cumprimentos
Comprei um filtro Haleia 10w, Caudal 690 l/h para aquários de 70 a 250L.
Tirei as medidas ao aquário e tem 55cm comprimento, 30 largura e 35 de altura.
Próximo passo comprar termostato e pedras para o fundo.
Cumprimentos
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
Antes de mais, bem vindo á aquariofilia.
Queria só alertar para as kuhli. Cuidado com o areão a comprar, as khulis, preferem areão redondinho e não muio grosso, ou podem facilmente morrer ao tentarem se enterrar (pois criam feridas que infectam).
Outra coisa, Nada de misturar viviparos e tetras, embora se possa fazer, certamente que uns estarão a viver melhor que outros pois são de parametros muito diferentes, e como ainda muitos dos tetras são peixes capturados, corre-se o risco de estar a matar animais facilmente devido á sua sensibilidade.
Geralmente os guppys adaptam-se melhor a phs baixos (em comparação aos tetras se adaptarem a phs altos e durezas altas), pois são peixes de "guerra" ( já os criei em agua fria, ás largas dezenas sem filtros nem termostatos, num balde de 25 litros com trocas semanais e não era por agua limpa mas sim pela agua que vinha dos aquarios).
Digo isto, para o caso de os querer misturar, nesse caso dê melhor qualidade aos tetras pois certamente serão os que sofrem mais ao estarem fora dos parametros normais.
boa sorte
Queria só alertar para as kuhli. Cuidado com o areão a comprar, as khulis, preferem areão redondinho e não muio grosso, ou podem facilmente morrer ao tentarem se enterrar (pois criam feridas que infectam).
Outra coisa, Nada de misturar viviparos e tetras, embora se possa fazer, certamente que uns estarão a viver melhor que outros pois são de parametros muito diferentes, e como ainda muitos dos tetras são peixes capturados, corre-se o risco de estar a matar animais facilmente devido á sua sensibilidade.
Geralmente os guppys adaptam-se melhor a phs baixos (em comparação aos tetras se adaptarem a phs altos e durezas altas), pois são peixes de "guerra" ( já os criei em agua fria, ás largas dezenas sem filtros nem termostatos, num balde de 25 litros com trocas semanais e não era por agua limpa mas sim pela agua que vinha dos aquarios).
Digo isto, para o caso de os querer misturar, nesse caso dê melhor qualidade aos tetras pois certamente serão os que sofrem mais ao estarem fora dos parametros normais.
boa sorte

-
- Membro Veterano
Obrigado pelas dicas 
O areão que comprei foi aquele branco muito fino, é bom para plantar?

O areão que comprei foi aquele branco muito fino, é bom para plantar?
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta ago 13, 2010 3:33 pm
Boas.
Eu acho que se a areia for fina de mais pode vir a sufocar as suas raízes e acho que o crescimento das plantas vai ser lento.
Mas espere por pessoas com mais esperiência
Cumps
Eu acho que se a areia for fina de mais pode vir a sufocar as suas raízes e acho que o crescimento das plantas vai ser lento.
Mas espere por pessoas com mais esperiência

Cumps