ajuda pf - morte subita de guppie e acelerar ciclagem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
focalouca
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

domingo dez 19, 2010 10:28 am

olá:
comecei em Março 2010 com 5 guppies num aquário plantado de 18l, seguidamente passei para 1 de 30l e estou neste momento num processo de ciclagem par um de cento e poucos litros.
Sei, que tenho sobrepopulação, pois os meninos fartam-se de nascer, e não há predadores portanto, os que nascem continuam por lá, daí a razão para estar a trocar de aquário.
dureza da água é alta, estando nos valores recomendados, os nitratos estão bem, os nitritos (penso que devido à sobrepopulação) estão um pouco acima do ideal, mas isto já é constante, e penso que melhorará com a troca de aquário.
o ph está bom 7,2 e aquilo que notei que desceu um pouco, de acordo com os testes, estando entre o low e o moderado é o kh - alcalinidade total
vigio bi-diariamente, temperatura da água, filtro e o comportamento dos peixes

perguntas:
1-ontem cheguei a casa e tinha uma guppie fêmea jovem morta.tinha a coluna curvada, mas isto só aconteceu após a sua morte, ou momentos imediatamente antes, pois como digo vigio o aquário e não houve qualquer indicação - todos nadam activamente e comem bem, não se isolam.
será que era deficiência devido talvez a consanguinidade?ou poderá haver uma razão e qual?todos os outros continuam bem.

2- visto que é importante mudar os meninos de casa, como posso acelerar a ciclagem?creio que não posso colocar toda a água do actual pois mesmo assim ia representar uma "tpa", muito superior a 50%, se eu usar parte da água do actual para o novo, irá acelerar?qual o prazo mínimo para a ciclagem?
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

domingo dez 19, 2010 1:04 pm

Boas
Acho que se colocar 10 a 20 % de água do aquário de 30l no outro que quer acelerar o ciclo, pode ajudar.
Também aconselharam-me, quando fiz o ciclo no meu aquário, a pôr comida como se estivessem peixes no aquário.

De qualquer maneira, peço-lhe que espere por outras opiniões, pois posso estar errado.

PS: Se a guppy morreu por doença, não convém mesmo colocar a água do aquário no novo!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 19, 2010 1:40 pm

Meta a água toda do velho aquário e compre um frasco de starter biológico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

focalouca
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 10:27 am

domingo dez 26, 2010 8:26 am

obrigada, creio q o peixe terá morrido por razões de deficiência própria pois os outros continuam bem, vou usar a água toda do aquario antigo sim.obgd :)
Responder

Voltar para “Peixes”