Novo nisto, mas cheio de vontade!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda dez 27, 2010 12:21 am

Boas pessoal!
Ofereceram-me um betta há duas semanas e um daqueles mini aquários (bettário acho eu) onde o tenho mantido, mas ja percebi que agua fria não é de todo o mais aconselhável e como apaixonado que sou por tudo o que é bicho, decidi gastar uns euros e comprar um aqua de 20L para proporcionar ao animal as condições devidas! Agora e como nunca tive peixes na vida, estou com umas duvidas...em relação ao betta ja estou mais ou menos elucidado, temperaturas, ph, temperamento, etc., mas em relação ao aqua e a todo o processo envolvido ainda estou meio taranta...ciclagem já está mais ou menos percebido, mas há outras cenas que ainda não tenho grande noção! Quantos peixes suporta um aqua de 20L? Quais são os mais indicados para juntar ao betta que já tenho? Juntar uma ou duas fêmeas (bettas) com o macho é ma ideia?
Fico à espera das vossas criticas!
Thanks!
Fica uma foto do bichano!
Imagem
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 27, 2010 12:32 am

Manuescrito, nesse aqua só o betta está muito bem... não pode juntar mais peixe nenhum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda dez 27, 2010 12:48 am

É verdade. Num aquário de 20L não suporta muito peixe; ainda por cima os Bettas são muito territoriais e isso complica a vida dele e mais ainda a dos outros.
Bom, agora é fazeres o ciclo (a água do bettário pode até ajudar no processo) e depois colocares umas plantas naturais (os Bettas gostam de aquários bem plantados) e depois o Betta :)

O teu é bem giro! É parecido ao meu, mas o meu não tem tanto vermelho como o teu.
Parabéns pelo Betta :) e Boa Sorte!

PS: Aposto que é um VT
Manuescrito
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 1:23 am

Então o melhor mesmo é só ficar com o betta? Num aqua de 20L não dá para ter mais nenhum peixinho?! Uma fêmea só se for para reprodução certo? Não faço grandes tensões de criar embora ele já deva estar pronto porque ainda há dois ou três dias fez um ninho de bolhas!
Obrigado pelas opiniões! Já ia fazer asneirada!
XkO20
Membro

segunda dez 27, 2010 1:33 am

Manuescrito Escreveu:Então o melhor mesmo é só ficar com o betta? Num aqua de 20L não dá para ter mais nenhum peixinho?! Uma fêmea só se for para reprodução certo? Não faço grandes tensões de criar embora ele já deva estar pronto porque ainda há dois ou três dias fez um ninho de bolhas!
Obrigado pelas opiniões! Já ia fazer asneirada!
Não convém ter mais. Ele pode tornar-se agressivo.
Quanto à criação, eu também quero fazê-la e tenho um aquário de 15L.
Mas, acho que tanto eu como tu precisamos de saber aind amuita coisa.
Para além da criação de um Betta ser um pouco mais complexa, a sua reprodução ainda mais o é; portanto aconselho a ler bastante e depois aí então pensar em arranjar uma fêmea :)
Manuescrito
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 2:35 pm

Tão cedo não me meto em aventuras! Vou buscar o aqua de 20L hoje e lá para meados de Janeiro introduzo o peixe! Fica so o meu betta e vai ficar muito bem!
Obrigado pela ajuda!
dinodane
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 6:57 pm

Meta já o peixe hoje... ele está num copo de água, pior não fica mesmo sem ciclagem.

Manuescrito
Membro Veterano

segunda dez 27, 2010 11:39 pm

Não é um copo de agua, mas dificilmente tem mais de 1.5L...acabei por adiar a compra para amanha...vida de trabalhador não é fácil! Mas a avaliar pela lógica...realmente pior não fica de certeza!
Já agora, ele neste momento tem a agua paí a uns 18 graus...um aumento de 10 graus não vai stressar o bicho? Acho que já li em qualquer lado que quando se muda de agua fria para agua quente, a temperatura deve aumentar tipo 2 graus por dia e não mais. É melhor ir regulando o termostato gradualmente?
dinodane
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 2:45 pm

Sim.

DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quarta jan 05, 2011 11:47 am

Um dia, numa loja de animais informei-me sobre esses peixes que acho lindíssimos. Na loja, a rapariga disse-me que esses peixes não deveriam estar num aquário grande, muito menos médio, mas sim naqueles globos pequeníssimos, porque caso contrário "perdiam-se". Bem, isto é verdade??
Eu não achei que tivésse muita lógica mas como não percebo nada do assunto... :roll:
XkO20
Membro

quarta jan 05, 2011 12:18 pm

É assim, estes peixes estão habituados a espaços reduzidos; mas, porque não dar-lhe melhores condições?
Eles sobrevivem - mal, mas sobrevivem - num aquário pequeno. Entre 10 a 15Litros é o que acho mais aceitável. O meu está sozinho num aquário de 15L com 2 búzios e 1 caracol amarelo grandinho (o Betta adora exibir-se para o caracol, mas este não lhe liga nenhuma).
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 05, 2011 3:28 pm

DiCat Escreveu:Um dia, numa loja de animais informei-me sobre esses peixes que acho lindíssimos. Na loja, a rapariga disse-me que esses peixes não deveriam estar num aquário grande, muito menos médio, mas sim naqueles globos pequeníssimos, porque caso contrário "perdiam-se". Bem, isto é verdade??
Eu não achei que tivésse muita lógica mas como não percebo nada do assunto... :roll:
é ridículo, só. :|

Até parece que o betta é um peixe criado em laboratório para viver dentro de copos de água... é um animal selvagem do sudoeste asiático que vive em cursos e não copos de água. Infelizmente como é capaz de "respirar" ar suporta estar em espaços mínimos. Mas suportar não é viver plenamente.

Acho uma vergonha que certas lojas não tenham pessoal minimamente qualificado no atendimento e aconselhamento ao cliente.

DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quarta jan 05, 2011 3:49 pm

dinodane Escreveu:
DiCat Escreveu:Um dia, numa loja de animais informei-me sobre esses peixes que acho lindíssimos. Na loja, a rapariga disse-me que esses peixes não deveriam estar num aquário grande, muito menos médio, mas sim naqueles globos pequeníssimos, porque caso contrário "perdiam-se". Bem, isto é verdade??
é ridículo, só. :|

Até parece que o betta é um peixe criado em laboratório para viver dentro de copos de água... é um animal selvagem do sudoeste asiático que vive em cursos e não copos de água. Infelizmente como é capaz de "respirar" ar suporta estar em espaços mínimos. Mas suportar não é viver plenamente.

Acho uma vergonha que certas lojas não tenham pessoal minimamente qualificado no atendimento e aconselhamento ao cliente.
Pois é o que eu penso. Com aquilo que ela me disse na altura, soltei uma gargalhada, pensei que estava a brincar, mas não estava. :?
Responder

Voltar para “Peixes”