sal nos aquas...........

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
darktuga
Membro Júnior
Registado: quarta out 20, 2010 2:05 pm

domingo jan 09, 2011 10:07 pm

:D tenho um novo aqua de 250L, tive que comprar " ja tava a namorar o aqua " visto que o meu de 33L tava com uma inorme fuga nas juntas. o que eu queria mesmo saber era qual a vossa opinião sobre colocar sal no aqua e que quantidade por em 250L de agua. tenho guppys, platys, escalar, neos etc... nas lojas que eu vou comprar os produtos ele recomendam colocar sal, mas nunca me me disseram a quantidade. deixo aqui uma foto do meu aqua. ainda ta em construçao.

http://http://www.facebook.com/photo.ph ... 1008861668
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 09, 2011 11:23 pm

Não mete sal coisissíma nenhuma, isso só é bom para mollys... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

isauralxsp
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

segunda jan 10, 2011 12:18 pm

Realmente tb me foi aconselhado a colocar sal no aquário. Na caixinha diz que é para a incubação, limpeza do aquário e cicatrização das feridas( salvo erro, pois não tenho a caixinha agora na mão). Ainda não percebi se faz algum bem...acho que mal tb não faz devido os peixes estarem ainda vivos.
Recordo-me de ter lido qq coisa sobre ajudar a avivar as cores dos peixinhos...mas...
Muito provavelmente não voltarei a comprar pois não estou convencida do seu real valor.
darktuga
Membro Júnior
Registado: quarta out 20, 2010 2:05 pm

terça jan 11, 2011 7:33 pm

o que me disseram foi que podia por um pouco de sal por causa dos guppys. tbm li algures que o sal ajuda a prevenir algumas doenças. agora nao sei se li aqui no forum ou se foi em outro forum. mas vou continuar a procura antes de fazer alguma asneira.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

terça jan 11, 2011 8:02 pm

Os Guppies são peixes de água doce, não precisam de sal!!!
O que pode ter ouvido, é que o sal pode ajudar a curar o íctio.
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
dinodane
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 8:17 pm

Há peixes que vivem em embocaduras de rios onde a água doce e salgada se misturam. Para essas espécies o sal pode ser benéfico.
Não é o caso de escalares e néons... aliás, a maioria das espécies de aquário não toleram sal e as plantas muito menos. É particularmente perigoso nas espécies sem escamas como as coridoras e os néons e se não for bem diluido causa queimaduras directas nos peixes.
Essa história do sal é mais um mito que se propaga sem as pessoas perceberem as coisas e depois admiram-se dos peixes morrerem. Tem benefícios em algumas situações como nas infestações por ictio em aquas de vivíparos mas pode ter consequ~encias bem mais desastrosas.

xaxa
Membro Júnior
Registado: sexta mai 25, 2007 2:13 pm

quarta jan 26, 2011 12:56 pm

Eu tenho um Betta e uma Coridora e o Betta tem as guelras muito abertas e com qualquer coisa lá dentro. Postei aqui uma ajuda e como não tive nenhuma resposta eu estive a consultar um manual da SERA com doenças e tratamentos. Lá tinha que o provavel problema do meu peixe era falta de iodo e de sais minerais e que ele tinha um problema nas guelras provocado por essa insuficiência. O tratamento que lá vinha era colocar SERA SALT na água e dar comida rica em iodo (KRIL).
Aconselhava também colocar esse SERA SALT na água dos aquários.
Será que o que faz mal é o sal da cozinha e este adequado é benéfico?
isauralxsp
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

quarta jan 26, 2011 1:12 pm

O sal que uso não é de cozinha. Salvo erro é da Nutrafin. Todos limpa-vidros que tive, morreram, e acredito que foi do sal, visto não ter acontecido nada aos outros peixes. Atualmente não tenho posto sal na água, pois quero colocar um limpa vidros. Mas disseram-me que colocam muito pouco, mas não sei qto.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta jan 26, 2011 1:59 pm

Só para os ciclídeos dos grandes lagos é q uso uma colher de sopa de sal marinho (não é o de cozinha) para 100 lit ao que se junta bicabornato, carb cálcio, sulf magnésio. Não é que os lagos tenham sal mas ajuda a manter os valores.

Existem muitos peixes como as botias, limpa-fundos ou limpa-vidros q não aguentam nenhum sal.

De resto usa-se em banhos curtos 15g/l durante 20 min para tirar os parasitas externos. Para fungos é uma maravilha, melhor e mais rápido que os medicamentos mas é bom não generalizar a todos os ciclídeos e muito menos a outros géneros.
xaxa
Membro Júnior
Registado: sexta mai 25, 2007 2:13 pm

quinta jan 27, 2011 1:01 pm

o da SERA diz para colocar 5g por cada 100 litros de água.
eu coloquei um pouco no meu aquario e, até ver, a minha limpa fundos e o meu Betta não reagiam a isso.
O Betta é que come muito pouco e continua com as guelras abertas.
Mas se forem ao site da SERA e lerem sobre o SERA SALT, eles aconselham a colocar um pouco para que a água contenha sais minerais e iodo que são necessários para os peixes. Portanto, sem exageros até deve fazer bem. Agora o problema é colocar o sal, ão pode ser de repente senão mata os peixes
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 5:09 pm

é isso e couves.

Ponham-se a meter sal nos aquas à parva e depois venham cá dizer que mataram metade dos peixes.

Responder

Voltar para “Peixes”