Desafio a todos os aqua foristas :P pág.4

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta jan 26, 2011 5:18 pm

Não será a primeira vez que tenho peixes mas desta vez queria tê-los em condições... para tal gostava que me aconselhassem qual a melhor maneira de começar.
Ainda não tenho aquário, estou a pensar compra-lo só depois de ponderar se tenho realmente as condições necessárias.
-1º O aquário deve ter menos de 40l (Para não ficar muito pesado em cima do móvel)
-2º Quais as espécies que aconselham para começar? (Eu gostava de ter peixe(s), camarões, plantas, caracóis e um limpa-fundos)
-O que é mais fácil para iniciantes água quente ou fria? (O aqua iria ficar no meu quarto que é relativamente quente)
-3º Quais são os testes que devo fazer à água (Ph e...?),fica mais barato/prático compra-los em kit ou individualmente?
-4º Vou precisar de me ausentar por períodos de 15 dias(férias) e por isso estava a pensar adquirir um alimentador automático (são eficientes?)
- O aqua consegue aguentar-se 15 dias sem supervisão? (com o alimentador automático e filtro) isto é as condições da água conseguem manter-se por este período de tempo sem prejuízo para os habitantes?
- 5º Estava a pensar comprar um kit dos que se vendem no supermercado mas já vi algures que não compensa... é mesmo assim?

Já sei também que o processo de ciclagem é muito importante mas por enquanto a minha dúvida é quanto ao equipamento e aos habitantes que a virem deve ser só mais para o fim do Verão (depois de ter tudo pronto e com os ciclos biológicos estabelecidos) e também fazer um cálculo dos custos iniciais (aquário(c/filtro, termostato...),testes,comida, habitantes...) que provavelmente teriam de ser faseados

Por enquanto quero recolher tanta informação quanto possível para não fazer asneira e para ter a certeza de que posso assegurar a viabilidade do aqua

Obrigada
Última edição por MaguiC em quinta jan 05, 2012 3:23 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

quarta jan 26, 2011 6:53 pm

Boas,

Para começar aquario com 40l esquece!
E muito menos falar em especies, talvez uns camaroes com um manto de musgo de java.
Para iniciantes agua quente (minha opiniao) primeiro pq agua fria tem de ter aquario grande porque os peixes crescem muito e segundo tb sujam muito.

Conselho: arranja um sitio onde por o aquario e compra um pelo menos 80L para começar ja poderas fazer algo interessante e com menos trabalho.

Pensa bem nisso nao te precipites!

Cumps.
Marco Faria
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 26, 2011 9:35 pm

Tenho a mesma opinião que o mfaria, começar com menos de 60 litros é um desperdício de tempo.
Água quente sempre. Os peixes de água fria são peixes de lago, exigem tanques muito grandes e filtros muito potentes. A diferença entre água quente e água fria resume-se a um termostato para aquecer a água.
Comprar sempre um filtro com tiragem superior à litragem do nosso aqua. se o aqua for de 80 litros comprar um filtro adequado para um de 100.
Perceber a ciclagem e a sua importância e como se faz. Está um tópico muito completo nas dicas e conselhos úteis.
Os testes básicos são, para mim, amónia, nitritos e pH.
Se o aqua for grande a água aguenta-se 15 dias perfeitamente. O alimentador automático funciona, deve ter tb um temporizador para ligar e desligar a luz.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 12:00 am

Pois o problema é o tamanho e o peso :(

Para um aquário de 60 litros provavelmente já precisava de adquirir um móvel :/ O móvel que tenho veio do lixo :oops: é uma espécie de arca (tem a tampa à frente) e que está servir de sapateira e está meio vazia como tal não tenho a certeza de aguentar o peso :? (por acaso quando a minha mãe me convenceu a ir busca-la/carrega-la usou o argumento do aquário! :D )

Uma pergunta também importante o peso do aquário (um aquário de 60L pesa 60Kg + o peso do próprio aqua e do suporte (móvel) certo?) não danifica o chão de madeira (chão flutuante)?

Sendo um aquário de 60L de água quente que habitantes poderia ter? quantos peixes poderia ter (eu sei que depende do tamanho dos peixes) assim dos que ficam mais pequenitos, por exemplo danio zebra, eu gostava de ter mais do que uma espécie mesmo que para isso tivesse menos exemplares de cada espécie...
Estive a ler este link http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=348 deu para ter ideia de algumas espécies e por uma pesquisa no google do tamanho que atingem mas ainda não percebi que "misturas" posso fazer tenho de me informar melhor... se quiserem dar uma ajuda também pode ser ;)

PS: Acho que um aquário com mais de 60L não será de todo possível devido ao peso :( e mesmo com um de 60L não sei se me deixam... (há tempo quis comprar um de 15 litros e o meu pai achou muito pesado!:roll:) mas se não deixarem espero uns anitos e arranjo um em condições! :D ... é o que dá viver com os papas! 8)

O que eu quero é fazer as coisas em condições por isso se não puder ser agora será no futuro :D por enquanto tenho de ver se tenho condições físicas(espaço) depois virão as económicas (de aquisição do material) depois a fase de ciclagem e só depois os habitantes :D
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 12:01 am

olha boa agora deixou de escrever :roll: :?: :evil:
MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 12:11 am

Eis o que queria escrever (quaquer coisa no link que tinha posto estava a fazer desaparecer o comentário :evil:

Pois o problema é o tamanho e o peso :(

Para um aquário de 60 litros provavelmente já precisava de adquirir um móvel :/ O móvel que tenho veio do lixo :oops: é uma espécie de arca (tem a tampa à frente) e que está servir de sapateira e está meio vazia como tal não tenho a certeza de aguentar o peso :? (por acaso quando a minha mãe me convenceu a ir busca-la/carrega-la usou o argumento do aquário! :D )

Uma pergunta também importante o peso do aquário (um aquário de 60L pesa 60Kg + o peso do próprio aqua e do suporte (móvel) certo?) não danifica o chão de madeira (chão flutuante)?

Sendo um aquário de 60L de água quente que habitantes poderia ter? quantos peixes poderia ter (eu sei que depende do tamanho dos peixes) assim dos que ficam mais pequenitos, por exemplo danio zebra, eu gostava de ter mais do que uma espécie mesmo que para isso tivesse menos exemplares de cada espécie...
Estive a ler este link Top 10 de espécies de peixes por tipo de aquário
deu para ter ideia de algumas espécies e por uma pesquisa no google do tamanho que atingem mas ainda não percebi que "misturas" posso fazer tenho de me informar melhor... se quiserem dar uma ajuda também pode ser ;)

PS: Acho que um aquário com mais de 60L não será de todo possível devido ao peso :( e mesmo com um de 60L não sei se me deixam... (há tempo quis comprar um de 15 litros e o meu pai achou muito pesado!:roll:) mas se não deixarem espero uns anitos e arranjo um em condições! :D ... é o que dá viver com os papas! 8)

O que eu quero é fazer as coisas em condições por isso se não puder ser agora será no futuro :D por enquanto tenho de ver se tenho condições físicas(espaço) depois virão as económicas (de aquisição do material) depois a fase de ciclagem e só depois os habitantes :D
MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 12:25 am

dinodane Escreveu:Tenho a mesma opinião que o mfaria, começar com menos de 60 litros é um desperdício de tempo.
Água quente sempre. Os peixes de água fria são peixes de lago, exigem tanques muito grandes e filtros muito potentes. A diferença entre água quente e água fria resume-se a um termostato para aquecer a água.
Comprar sempre um filtro com tiragem superior à litragem do nosso aqua. se o aqua for de 80 litros comprar um filtro adequado para um de 100.
Perceber a ciclagem e a sua importância e como se faz. Está um tópico muito completo nas dicas e conselhos úteis.
Os testes básicos são, para mim, amónia, nitritos e pH.
Se o aqua for grande a água aguenta-se 15 dias perfeitamente. O alimentador automático funciona, deve ter tb um temporizador para ligar e desligar a luz.
Quanto à ciclagem já andei pelas dicas e conselhos úteis a bisbilhotar :D

Dinodane quão grande seria o aquário para se manter os 15 dias? O de 60L aguentava?Ou teria de ser maior?
Já agora qual o tempo máximo que um aquário pode aguentar sem ser monitorizado?

Em relação ao alimentador automático já percebi que funciona o temporizador para luz não falei porque já sabia que era necessário (serve um daqueles para por nas tomadas(neste caso a da lâmpada) ou estou enganada?)

E quanto aos aquários que já vêem equipados são adequados? ficam mais baratos ou mais caros?

Não se preocupem a virem novos habitantes aquáticos será mais para o fim da Primavera ou do Verão quero ter tudo pronto ( e o pronto inclui aqua montado e ciclado :D)

Obrigada pela ajuda e pela paciência ;)
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 5:12 pm

Lá está, depende da estabilidade do mesmo e da quantidade de peixes que se tem.

MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 7:54 pm

Olá novamente andei a pesquisar kit's da aquapor e encontrei 3 possiveis candidatos:

-Kit Space Pro 60cm (med 58x33x43cm; capacidade 62l; volume 82dm3)
Vêm equipado com:
reflector lightpor 60cm/15w
filtro biospace 400
termometro digital
O problema: os componentes não têm mais nenhuma especificação e não tem qualquer referência a preço, não parece ter aquecedor.

-Kit Spor 60cm Compac (med.61x37x40cm;capacidade 59l; volume 93dm3)
Vêm equipado com:
aquecedor 100w
termómetro
ecofilter 300
reflector compac 15w
O problema: os componentes não têm mais nenhuma especificação e não tem qualquer referência a preço, tem menos de 60l

-kit delta 80 (med 58x34x41; cap. 60l, volume 80dm3)
O problema: não tem mais nenhuma informação :roll:

No fim de semana vou tentar fazer uma pesquisa maior e melhor e tentar visitar algumas lojas (como ando em época de exames torna-se complicado)

O que acham destas três opções? Quais as criticas? Por favor dêem-me a vossa opinião para eu começar a perceber o que é bom e o que é mau para poder fazer uma pesquisa melhor ;)

Mais uma vez obrigada
MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 7:55 pm

dinodane Escreveu:
Lá está, depende da estabilidade do mesmo e da quantidade de peixes que se tem.
Então só poderemos ter a certeza depois de o aqua estar estabelecido certo?
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 8:19 pm

O primeiro kit parece-me o melhor, o filtro é bom. Só tem que comprar o termostato e cerâmicas para a caixa de decantação (filtro) que é muito superior ao filtro do segundo kit, um simples filtro motorizado com esponja.
Com um bom filtro, pode estar 15 dias sem fazer tpa sem problemas.

Uma outra sugestão: http://www.aquatlantis.com/index.php veja o aquadream 60 com biobox. Eu tenho o 100 e estou muito satisfeita, as biobox são á maneira. :)

MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 9:04 pm

dinodane Escreveu:O primeiro kit parece-me o melhor, o filtro é bom. Só tem que comprar o termostato e cerâmicas para a caixa de decantação (filtro) que é muito superior ao filtro do segundo kit, um simples filtro motorizado com esponja.
Com um bom filtro, pode estar 15 dias sem fazer tpa sem problemas. :D :D :D

Uma outra sugestão: http://www.aquatlantis.com/index.php veja o aquadream 60 com biobox. Eu tenho o 100 e estou muito satisfeita, as biobox são á maneira. :)
:D:D:D
Gostei da sugestão mas nunca os vi à venda :( em Lisboa (mas também há algum tempo que não olho para os aqua com olhos de ver ;) ) Tenho também de ver os preços pois será uma condicionante pelo menos no tempo que tenho de esperar (se for caso de economizar :P ).

Andei a cuscar os outros modelos que tinham achei o máximo as ideias (pena alguns serem tão piriris!), adorei o aqua table... ai um dia quando tiver uma casa minha... não sei não!

Já agora alguém conhece lojas de aquariofilia em Lisboa que me possa aconselhar? mandem pm sff ;)

Dinodane muito obrigada pela ajuda ;)
dinodane
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 9:06 pm

Mandei pm.

MaguiC
Membro Veterano

quinta jan 27, 2011 11:56 pm

dinodane Escreveu:Mandei pm.
Obrigada ;)

Em relação ao peso do aquário no chão flutuante alguém sabe se danifica? (Seria uma aquário de 60l ou 62l (um dos que já foram referidos)
Tenho de ter a certeza que não danifica porque se não voo pela janela mais o aqua :lol:
dinodane
Membro Veterano

sexta jan 28, 2011 12:06 am

Não danifica se tiver cuidados durante as tpa. O móvel é que tem de ser sólido e adequado senão... é a morte do artista.

Responder

Voltar para “Peixes”