Novo Aquário!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta fev 02, 2011 4:58 pm

Olá!!

Entrei neste mundo da Aquarofilia à pouco tempo.

Tenho um aquário de 30l que neste momento está em processo de ciclagem há mais ou menos 3 semanas. O aquário tem pedrinhas em baixo que comprei (na embalagem dizia q ñ alterava o ph) uma planta falsa e uma rocha, ambas compradas numa loja própria.

O problema principal é que o ph da água está sempre a 8 ... já a algum tempo! No entanto disseram me que para a maior parte dos peixes comunitários o ph deveria estar a 7, o que acham disto? a ser correcto o que faço para baixar o ph?

O que já fiz foi: tirei grande parte da água do aquário e voltei a por mais e lavei o filtro.

Como sou novata preciso mesmo de conselhos...
"Herdei" este aquário que está novo e apesar de não ser mto grande gostava de lhe dar uso e por lá uns peixinhos... já agora podiam me aconselhar quantos e quais?? Tenho preferencia por peixes comunitários, adoro neons por exemplo :)
isauralxsp
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 8:44 pm

quarta fev 02, 2011 5:16 pm

Olá! Provavelmente outras pessoas com mais experiência que eu irão dar-lhe melhores conselhos, mas para já não volte a lavar o filtro pois ele está ganhando a colônia de bactérias que é essencial para a vida do seres vivos do aqua e visto que ainda não tem peixes, ele sequer está sujo.
Tens que fazer testes ( PH, Amônia, Nitrito, Nitrato...) para saber se a ciclagem está feita e se o aqua tem água boa para os peixes : se está com alto nível de amônia ( tóxico para os peixes), se a aguá é mais ácida ou alcalina( no teu caso deve ser alcalina pois está bem acima do 7( neutra)...
nas lojas de animais normalmente tem produtos para subir ou descer o PH. Colocaste bactérias para fazer a ciclagem?
No inicio( há 3 meses) tb tinha um aqua de 33 litros e tb só coloquei plantas artificiais e decoração das lojas. Hoje tenho mais um aqua de 80 e tenho plantas e troncos naturais ( troncos:dizem que ajuda a baixar o ph).
Se esqueci de algo ou enganei-me, de certeza outros membros mais experientes hão de me corrigir.
Tudo de bom para ti e seu aqua!
AndreEdge
Membro Veterano
Registado: domingo jan 30, 2011 5:41 pm

quarta fev 02, 2011 6:49 pm

Boas para dizer a verdade eu percebo pouco ou quase nada de aquarofilia :| , mas penso que uns bons peixes para iniciantes e comunitarios sao os guppies :) . Penso tambem que sera melhor utilizar plantas naturais. Se estiver errado em alguma coisa, alguem com mais experiencia ira corrigir-me. Boa sorte com o Aquario :D
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

quarta fev 02, 2011 7:39 pm

Se lavou o filtro tenha cuidado, pois pode ter destruído a colónia de bactérias benéficas que se estiveram a formar durante as 3 semanas de ciclagem...
Para baixar o Ph existem vários produtos no mercado, em qualquer loja de animais tem disso... Não sei se é preferível usar métodos naturais a estes produtos, mas talvez alguém mais experiente dê a sua opinião
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta fev 02, 2011 8:31 pm

é smpre preferivel baixar o ph com produtos naturais, mas nem sempre é suficiente, ha produtos tipo ph minus que sao mt bons e seguros
catarinamar
Membro

quinta fev 03, 2011 10:20 am

Obrigado pelas respostas :) !!

Hoje quando chegar a casa vejo outra vez o ph e se ñ tiver baixado vou a uma loja para a ver as opções que tenho a nível de produtos para baixar o ph ...
PsrPinto
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 4:22 pm
quinta fev 03, 2011 11:24 pm

Olhe eu ja tenho aquarios á alguns anos mas de momento tenho só um lago :lol:

Aquario visto ser um aqurio pequeno: 1 agua da torneira devia levar um condicionar de agua por causa do cloro
2 se tiver hipotse coloque tipo 5L de agua mineral(1 garrafao)
3 as plantas naturais dão mais trabalho mas ajuda e muito num aquario, pois oxigena a agua e ajuda mas bacterias boas para os peixes
4 Numca coloque peixes grandes nesse aquarios pois eles vao atrofiar
A minha suguestao era fazer uma aquario estilo asiatico que são bastante bonitos e pacifico e com algumas cores.

espero ter ajudado
catarinamar
Membro

sexta fev 04, 2011 11:44 am

Obrigado ...

Sim vou ver se compro água mineral no supermercado...pode ser de qualquer marca ñ pode?
E já agora o que é um aquário estilo asiático??? desculpe a "ignorância" :oops:
PsrPinto
Membro
sexta fev 04, 2011 1:36 pm

Sim pode ser qualquer marca. Um aquario asiatico baseia-se em peixes de sse lado

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... W8mFroUOyg

deixo este site que tem muita informação
http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0106a.php
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 04, 2011 2:22 pm

Pspinto, pois a primeira imagem que manda não é um aquário de biótopo asiático, é um plantado que não é nada fácil de obter por principiantes no hobby.

O aquário de biótopo asiático é um aquário que alberga exclusivamente espécies de peixes da mesma origem e que partilham as mesmas exigências.
Um biótopo desses terá as seguintes espécies (muitas fazem parte da fauna comunitária de um aqua normal):
- Betta splendens
- Dânio Zebra
- Gourami pérola, azul, dourado, etc
- Colisa
- Labeo bicolor
- Peixe paraiso
- Botia palhaço
- Peixe Vidro
- Labeo bicolor
- Barbo tigre

é bom de ver que num aqua de 30 litros é impossível ter esta montagem... destas espécies pode ter um pequeno cardume de dãnios zebra e pouco mais.

Quanto à user, algumas sugestões:

:arrow: já experimentou medir o pH à saída da torneira?
:arrow: Já equacionou retirar a planta de plástico e colocar uma ou duas plantas naturais?
:arrow: Essa pedra que adquiriu será calcária? Os troncos naturais dão uma mãozinha a tornar a água ácida.

90% das espécies de peixes de aquário preferem águas ácidas...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

darktuga
Membro Júnior
Registado: quarta out 20, 2010 2:05 pm

sexta fev 04, 2011 3:15 pm

deixote aqui um site com uma sugestao de aqua asiatico, e claro que para um aquario de 30L tirias que reduziar as quantidades aqui sugeridas:

http://www.sera.de/pt/manuais/aquario/m ... -asia.html

http://www.sera.de/pt/manuais/aquario/m ... racao.html

PS: tenho guppys para dar. se alguem da zona de Leiria /Marinha Grande tiver intereçado façam PM
PsrPinto
Membro
sexta fev 04, 2011 4:44 pm

dinodane Escreveu:Pspinto, pois a primeira imagem que manda não é um aquário de biótopo asiático, é um plantado que não é nada fácil de obter por principiantes no hobby.

O aquário de biótopo asiático é um aquário que alberga exclusivamente espécies de peixes da mesma origem e que partilham as mesmas exigências.
Um biótopo desses terá as seguintes espécies (muitas fazem parte da fauna comunitária de um aqua normal):
- Betta splendens
- Dânio Zebra
- Gourami pérola, azul, dourado, etc
- Colisa
- Labeo bicolor
- Peixe paraiso
- Botia palhaço
- Peixe Vidro
- Labeo bicolor
- Barbo tigre

é bom de ver que num aqua de 30 litros é impossível ter esta montagem... destas espécies pode ter um pequeno cardume de dãnios zebra e pouco mais.

Quanto à user, algumas sugestões:

:arrow: já experimentou medir o pH à saída da torneira?
:arrow: Já equacionou retirar a planta de plástico e colocar uma ou duas plantas naturais?
:arrow: Essa pedra que adquiriu será calcária? Os troncos naturais dão uma mãozinha a tornar a água ácida.

90% das espécies de peixes de aquário preferem águas ácidas...
S calhar até fiz confusão mas é a ideia que tenho e que sempre me disseram de loja etc..... mas não duvido e vou pesquisar :o e obrigado(este é o espirito que um forum deveria ter sempre)

em relação á decoração de um aquario pequeno, pode não acreditar mas já vi aquarios em lojas do estilo asiatico destes tamanho. Mas pela experiencia que tive é que um aquario grande dá menos trabalho que um pequeno , a todo nivel de limpeza manutenção e até tratamentos pois o volume de agua é muito superio.

Aqui alguem gosta de lagos????????
catarinamar
Membro

sexta fev 04, 2011 5:22 pm

Obrigado pelos sites ... vou lê-los com atenção!
Acho que o problema reside no facto de a minha água da torneira (que já medi) ter um ph entre os 7,578.

Já tirei a planta e voltei a coloca la o ph ñ sofre qualquer alteração, daí dizer que a "culpa" é da água da torneira.
Enfim vamos lá ver ...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 04, 2011 5:31 pm

Atenção que eu não disse que a planta de plástico podia ser a responsável, a pedra e o substrato é que talvez, o plástico é inerte. Sugeri plantas naturais porque tb elas contribuem e muito para a química, salubridade e oxigenação da água, para além de serem infinitamente mais bonitas que as artificiais.
O plantado como o da foto do pspinto é difícil de manter mas qualquer um pode ter algumas plantas fáceis de manter e arranjar no comércio, por exemplo, anúbias, feto e musgo de java, valisnérias, cabomba, elódea, etc.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PsrPinto
Membro
sexta fev 04, 2011 9:52 pm

dinodane Escreveu:Atenção que eu não disse que a planta de plástico podia ser a responsável, a pedra e o substrato é que talvez, o plástico é inerte. Sugeri plantas naturais porque tb elas contribuem e muito para a química, salubridade e oxigenação da água, para além de serem infinitamente mais bonitas que as artificiais.
O plantado como o da foto do pspinto é difícil de manter mas qualquer um pode ter algumas plantas fáceis de manter e arranjar no comércio, por exemplo, anúbias, feto e musgo de java, valisnérias, cabomba, elódea, etc.
O plantado é dificil de manter se tiver peixes muito forte o que por norma e tambem o tamanho do aquario, devem ser pequeno tipo teras ou guppies uns camaroes.
Responder

Voltar para “Peixes”