CARVAO ACTIVADO E ESPONJAS MUDAR DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
-
- Membro
- Registado: segunda jun 27, 2011 5:38 pm
boas!
tenho um recipiente de vidro com cerca de 1 Litro de agua, tenho um produto que contem um filtro interno que está dentro de uma rocha, filtro esse que tem carvao ativado (massa filtrante) e 2 esponjas.
o produto é este:
http://www.exo-terra.com/en/products/turtle_cliff.php
Visto que só tenho cerca de 1 Litro de agua, devo mudar o carvao activado e as esponjas de quanto em quanto tempo?
Nao tem peixes o recipiente! tem outra finalidade.. que é decoraçao para o terrario do meu gecko onde ele irá beber dessa agua. e visto que o pessoal da aquarofilia percebe disto resolvi vir aqui esclarecer a duvida
obrigado pela ajuda
cumprimentos
tenho um recipiente de vidro com cerca de 1 Litro de agua, tenho um produto que contem um filtro interno que está dentro de uma rocha, filtro esse que tem carvao ativado (massa filtrante) e 2 esponjas.
o produto é este:
http://www.exo-terra.com/en/products/turtle_cliff.php
Visto que só tenho cerca de 1 Litro de agua, devo mudar o carvao activado e as esponjas de quanto em quanto tempo?
Nao tem peixes o recipiente! tem outra finalidade.. que é decoraçao para o terrario do meu gecko onde ele irá beber dessa agua. e visto que o pessoal da aquarofilia percebe disto resolvi vir aqui esclarecer a duvida
obrigado pela ajuda
cumprimentos
-
- Membro
va la pessoal, esclareçam-me. aceito de bom grado sugestoes e conselhos
-
- Membro
- Registado: quinta jun 30, 2011 3:54 pm
visto que nao e para manter peixes podes mudar o carvao ativado passado um mes que e mais ou menoos a duracao dele depois perde a accao que devia fazer na agua, a esponja podes-a ir lavando todas as semanas so com agua...
-
- Membro
achas que posso nao usar o carvao? e usar apenas a esponja, visto que é só 1L de agua e que a tenho de mudar semanalmente nao deve fazer muita diferença penso eu
-
- Membro
em principio no teu terrario , cobras lagartos sei la o que tens la dentro::) nao se devem queixar com a agua da torneira que contem metais pessados por isso e que serve o carvao ativado... as esponjas e para manter a agua mais limpa por mais tempo... penso eu de que:)
-
- Membro
obrigado! ah pois eu nao percebo nada da funçao do carvao activado e das esponjas. ja li algumas coisas, mas nunca sao exactas.
ja agora deves perceber de aquarofilia, tira me uma duvida, vi uns nao aquarios a venda de 8L apenas, e o sistema de filtro um funciona com carvao, esponja e com biomax e outro funciona só com 2 esponjas gigantes.
qual é a diferença? tem de se usar um anti cloro para tratar a agua nao é?
o que é preciso para por la peixes? só tratar a agua certo? e mudar 1/3 uma vez por semana.
se eu tiver quem me de agua de um outro terrario posso logo por la e por logo peixinhos certo? isto claro se os peixinhos forem proprios para aquela agua.
ja agora deves perceber de aquarofilia, tira me uma duvida, vi uns nao aquarios a venda de 8L apenas, e o sistema de filtro um funciona com carvao, esponja e com biomax e outro funciona só com 2 esponjas gigantes.
qual é a diferença? tem de se usar um anti cloro para tratar a agua nao é?
o que é preciso para por la peixes? só tratar a agua certo? e mudar 1/3 uma vez por semana.
se eu tiver quem me de agua de um outro terrario posso logo por la e por logo peixinhos certo? isto claro se os peixinhos forem proprios para aquela agua.
Um aquário de 8 litros não dá para quase nada... é demasiado pequeno para constituir um ecossistema estável. Pode pôr uns camarões e olhe lá.
Quanto à pergunta em concreto, um aquario recém montado precisa de ser ciclado antes de poder receber vida. No inamovível Dicas e Conselhos úteis está um tópico muito completo sobre a ciclagem, o que é, como se faz e para que serve.
Quanto à pergunta em concreto, um aquario recém montado precisa de ser ciclado antes de poder receber vida. No inamovível Dicas e Conselhos úteis está um tópico muito completo sobre a ciclagem, o que é, como se faz e para que serve.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
8litros poes 1 peixe e meio:) 1 guppy e 2 neons no maximo. ou um betta so um:) pesquisa primeiro os produtos que compras ( aquasafe nutripec clean faster da nutrifin( eu uso para ajudar a manter a agua cristalina e deixares fazer o ciclo coisa que eu nao fiz e me arrependi pois tive gastos elevados. quanto mais planeares e pesquizares mais barato te sai:)
-
- Membro
eu quero por 3 neons. entao preciso do que? filtro ( que vai ser de 2 esponjas gigantes com uma bomba), termometro, aquecimento (qual ja agora? indicaram me um da fluval de 10W, que acham?)
e agr os produtos para tratar a agua? basta esse aquasafe que me indicaste para tratar o ciclo da agua e tirar o cloro?
preciso de mais o que? manutençao e decoraçao penso..
e agr os produtos para tratar a agua? basta esse aquasafe que me indicaste para tratar o ciclo da agua e tirar o cloro?
preciso de mais o que? manutençao e decoraçao penso..
-
- Membro
entao tu usas esses 2 produtos e obtens bons resultados? aplicas cada vez que repoes agua no aquario? qual é a quantidade de gotas que devo por para 8L?
Deve usar aquasafe ou outro produto similar para tratar a água que vai colocar no aquário e deve colocar um starter biológico, para acelerar o ciclo do azoto. As doses variam conforme a marca, é ler as instruções de uso.
O meu conselho é: se está com ideias de comprar um aquário compre o maior que puder... um aquário com menos de 40 litros é o cabo dos trabalhos para manter em condições, quanto mais água mais estáveis os parâmetros, menos trabalhosa a manutenção, mais opções de peixes e de biótopos.
Cumprimentos.
O meu conselho é: se está com ideias de comprar um aquário compre o maior que puder... um aquário com menos de 40 litros é o cabo dos trabalhos para manter em condições, quanto mais água mais estáveis os parâmetros, menos trabalhosa a manutenção, mais opções de peixes e de biótopos.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
eu já tive um aquario, penso que devia estar entre os 40L e os 60L.
mas já la vao anos.
ando a pensar na ideia de me aventurar de novo, mas queria mesmo um nano de 8L.
Que acha?
Penso que seja igual aos outros, só se tem é de mudar a agua mais vezes
mas já la vao anos.
ando a pensar na ideia de me aventurar de novo, mas queria mesmo um nano de 8L.
Que acha?
Penso que seja igual aos outros, só se tem é de mudar a agua mais vezes
-
- Membro
se estas convencido com um nano... eu acho um crime andarem a vender esses caixotes de lagua de lavar chao... mais parece....
sim podes por esse fluval.... nao precisas de grande potencia...
comeca por baixo e acaba por cima:P
primeiro decoracoes ( todas fervidas so em agua, nada de detergentes, lixivias) areao ( aconselho akele mais grosso tipo 6mm ( lavado tambem em agua a ferver) plantas ( bem lavadas (agua fria) e o resto da decoracao ( nao sei que podes por nesse cubiculo mas prontos....
enches o aquario de agua devidamente tratada com o aquasafe ( retira o cloro e aglotina os metais pesados) depois poes filtro ( se tiver carvao ativado e bom pra filtrar os metais ) e o termostato metes as bacterias todos os dias durante uma semana ( conforme indicado na embalagem);P e dexas repousar duas semanas... ou mais.... depende se o ciclo acabou ou nao....
e quando acabar compras os peixes e em x de mete-los directo para o aquario primeiro metes o saquinho com os peixes la dentro a boiar durante 10minutos ( isto vai fazer ccom que os peixes se vao habituando a temperatura gradualmente porque podem apanhar um choque termico (mto importante) e depois abres o saco e juntas um bocado da agua do aquario para se habituarem ao ph... e depois ligas as luzes e contemplas o aquario
so lhes das comida no dia a seguir......
se quizeres podes meter um bocado de comida logo ao principio pois acelera a criacao de baterias , ou depois duma semana ccompras um peixes e metes la dentro ( corydora pigmeu ( e bem ana);P resistente e limpa-te o fundo..
e depois e so meteres la 5 neons no maximo e ja esta ( aconselho 3)
sim podes por esse fluval.... nao precisas de grande potencia...
comeca por baixo e acaba por cima:P
primeiro decoracoes ( todas fervidas so em agua, nada de detergentes, lixivias) areao ( aconselho akele mais grosso tipo 6mm ( lavado tambem em agua a ferver) plantas ( bem lavadas (agua fria) e o resto da decoracao ( nao sei que podes por nesse cubiculo mas prontos....
enches o aquario de agua devidamente tratada com o aquasafe ( retira o cloro e aglotina os metais pesados) depois poes filtro ( se tiver carvao ativado e bom pra filtrar os metais ) e o termostato metes as bacterias todos os dias durante uma semana ( conforme indicado na embalagem);P e dexas repousar duas semanas... ou mais.... depende se o ciclo acabou ou nao....
e quando acabar compras os peixes e em x de mete-los directo para o aquario primeiro metes o saquinho com os peixes la dentro a boiar durante 10minutos ( isto vai fazer ccom que os peixes se vao habituando a temperatura gradualmente porque podem apanhar um choque termico (mto importante) e depois abres o saco e juntas um bocado da agua do aquario para se habituarem ao ph... e depois ligas as luzes e contemplas o aquario
so lhes das comida no dia a seguir......
se quizeres podes meter um bocado de comida logo ao principio pois acelera a criacao de baterias , ou depois duma semana ccompras um peixes e metes la dentro ( corydora pigmeu ( e bem ana);P resistente e limpa-te o fundo..
e depois e so meteres la 5 neons no maximo e ja esta ( aconselho 3)
-
- Membro
" e o termostato metes as bacterias todos os dias durante uma semana ( conforme indicado na embalagem)"
nao percebi esta parte martinsjoao
ja agora e quando é que sei que o ciclo acabou?
sim eu no maximo estava a pensar em 3 neons
nao percebi esta parte martinsjoao
ja agora e quando é que sei que o ciclo acabou?
sim eu no maximo estava a pensar em 3 neons