Valores da água!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Peknote
Membro Júnior
Registado: quinta set 25, 2003 5:26 pm

segunda out 13, 2003 6:24 pm

Olá ,

Alguém me pode dar uma breve explicação sobre os valores da água e os cuidados a ter com esta por favor???? ;) ;)
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

segunda out 13, 2003 10:16 pm

bem...vamos la ver se consigo sintetizar isto......

O pH varia de espécie para espécie, mas, regra geral, não deve ser nem muito alto nem muito baixo....

Depois há os produtos dos restos de materia organica......A materia organica morta no teu aquario (restos de comida, dejectos, etc...) é transformada por bactérias...cada tipo de bactéria se encarrega de cada transformação, segundo a serie:

materia organica -> amónia ou amoníaco -> nitritos -> nitratos

1º passo: a materia orgânica é transformada em amónia ou amoniaco, segundo o facto do pH ser baixo ou alto...um deles é mesmo muito tóxico e o outro é bastante tóxico...(não me lembro qual deles se forma com cada pH e não me lembro de qual é o pior...depois digo, se me lembrar...) os niveis destes indicadores são para manter BAIXOS!

2º - outro tipo de bactérias transforma amonia e amoniaco em nitritos. Já são melhor tolerados, mas mesmo assim muito perigosos.

3º : ainda outrtas bactérias transformam nitritos em nitratos...os nitratos são muito melhor tolerados, mas mesmo assim é preciso ter cuidado...as plantas usam os nitratos como adubo (uma das vantagens de ter plantas naturais)e , quando se têm níveis elevados, a água torna-se propicia ao grande desenvolvimento de algas.

Coisas para lembrar:

estas bactérias encontram-se no filtro. Necessitam de OXIGÉNIO para fazer estes "trabalhos". Bruscas e grandes mudanças de pH e a maior parte dos medicamentos matam-nas.
Uma taxa de nitritos quase nos zeros não quer necessariamente dizer que a água está boa...pode querer dizer que não há bactérias a transformar amonia em nitritos e portanto indiciar uma grande acumulação de amonia...e preciso ter cuidado em sistemas ainda não estabilizados...

Quanto às outras coisas, não são tão importantes para a maioria dos peixes...já agora convém não deixar os fosfatos ficar muito altos...as raízes aéreas de uma planta (não me lembro do nome...está no globo com um betta de alguém aqui na arca (vi no album) retira fosfatos, caso estejam demasiado altos..

Uff! espero ter ajudado ;) se estiver errado, por favor corrijam-me! :)
x2095605
Membro
Registado: quinta out 23, 2003 3:34 pm
Localização: peixes(vermelhinho,sortudo...) e 1 canário(amarelinho)

domingo out 26, 2003 12:16 pm

valor de PH maior que7=Alcalino
" " igual a 7=Neutro
" " menor que 7=ácido

;) ;) ;) ;)
Responder

Voltar para “Peixes”