Antes de Ter Peixes - Manual Básico

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 12, 2011 3:30 pm

Olá a todos!
Eu criei este tópico com o intuito de informar os principiantes, amadores e os que se estão a iniciar neste hobby que é a aquariofilia.
Tenho visto por este fórum dos Peixes muitas perguntas de quem está mal informado e não sabe aproveitar o que a aquariofilia tem para dar, pois ora os peixes morrem, ora ficam doentes, ora apodrecem as plantas, ora os parâmetros estão instáveis. Estes nossos amigos aquáticos têm direito à vida e a serem bem tratados tal como todos os outros, por isso, é necessário que um principiante tenha noção de tudo o que envolve a aquariofilia.

Então aqui vamos nós:
Este hobby requer muitos cuidados, trabalho, paciência, disponibilidade e dinheiro. Não é qualquer um que consegue manter um aquário em perfeita estabilidade e com um ecossistema perfeito ou quase perfeito.
Aqui vai o que uma pessoa que se queira iniciar na aquariofilia deve informar-se primeiro antes de ter qualquer peixe ou aquário na sua posse:

- Ter conhecimento de várias espécies de peixes. Informe-se do seu habitat, alimentação, parâmetros, etc. Optar por espécies de lago, como carpas ou kinguios é totalmente errado para quem quer manter um simples aquário decorativo em casa.

-Parâmetros. É necessário saber o que é pH, KH, GH, amónia, nitritos e nitratos. Sem estes conhecimentos é impossível ter uma água adquada aos peixes.

- Equipamentos. Ter as noções básicas sobre filtragem, oxigenação, temperatura e iluminação. Uma água sem filtragem é um poço de detritos tóxicos para os peixes, levando-os facilmente à morte ou a um estado muito mau devido às doenças. Uma água sem oxigenação não permite um bom desenvolvimento das plantas e prejudica muito o sistema respiratório dos peixes, podendo também levá-los à morte devido à falta de oxigénio. A temperatura é importantíssima, pois os todos os peixes têm uma faixa de temperatura onde se sentem bem. Uma temperatura desadequada pode levar à morte todos os peixes e causar muitas doenças. A iluminação, por sua vez, permite o bem estar dos peixinhos e ajuda no desenvolvimento das plantas.

- Superpopulação. Um aquário não é uma caixa com água onde se pode lá colocar todos os peixes que caibam. Um aquário superpopulado facilmente tem uma amónia crescente. Esta sendo altamente tóxica, intoxica todos os peixes, podendo dizimá-los a todos num curto período de tempo. Já para não falar que a amónia em excesso causa variação no pH e este, por sua vez, causa uma variação de KH. Por isso, ter muito cuidado com a superpopulação. Um aquário bem estabilizado com peixes suficientes é bem mais agradável de ver do que um cheio de peixes e estes todos doentes ou metade deles a boiar.

- Alimentação. Diferentes espécies de peixes alimentam-se de diferentes ingredientes. Por exemplo, o guppy geralmente é um peixe de fácil alimentação. Já o discus não aceita alimento sem ser de alta qualidade.
Não forneça aos seus peixes apenas os flocos industrializados, estes muitas vezes não apresentam todos os nutrientes necessários ao animal e são mal balanceados. Opte por suplementar com artémia, dáfnia, bloodworm, larvas de tenébrio, insectos em geleia, enquitréia e tubifex.
A frequência e quantidade com que alimenta os seus peixes é igualmente importante. Dê pequenas quantidades várias vezes ao dia ( 2 a 3 vezes ) e tenha cuidado para não deixar sobras, ou estas irão aumentar a amónia a longo prazo.

- Aproxime o interior do aquário ao habitat natural dos peixes. Dispense decorações artificiais que em alguns casos até podem distabilizar o pH. Opte por plantas naturais. Há plantas naturais baratas e fáceis de cuidar como cabombas ou elódeas.

- Substrato. O substrato, ou seja, o chão do aquário deve ser fértil para as plantas terem um bom desenvolvimento da sua raíz. Opte por húmus de minhoca tratado, laterita, basalto e areia de rio, mas tenha cuidado para não colocar um substrato que pode alterar o seu pH ( por exemplo se a areia de rio tem conchas estas vão aumentar o seu pH e torná-lo mais alcalino ).

- Compatibilidade de peixes. Já vi aqui no Fórum muitos casos de incompatibilidade de peixes. Antes de adquirir os peixes que quer, informe-se primeiro se são compatíveis em relação aos parâmetros, necessidades, espaço e alimentação.

- Tamanho dos peixes. Embora compre o peixe ainda pequenino veja se essa espécie vai caber no seu aquário no futuro sem problemas. Por exemplo, o peixe faca é vulgarmente encontrado em lojas com cerca de 7 a 13 cm, mas pouca gente sabe que ele pode atingir os 60 cm! Por isso informe-se bem.

- Doenças. Tenha conhecimento das doenças mais comuns entre os peixes, dos seus sintomas e do seu tratamento, para poder assim actuar rápido e impedir que a doença atinja outros peixes ( se for contagiosa ) ou que passe a um estado avançado. Exemplos de doenças a que os aquariofilistas devem estar sempre atentos: íctio, fungos, odiniose, popeye, hidropsia, hexamita, costia e infecções bacterianas.

- Ciclagem. É extremamente importante efectuar a ciclagem de um aquário. Dispensar a ciclagem é um dos maiores problemas dos aquariofilistas amadores.

- Tamanho do aquário. Eu defendo que nenhum peixe deve ser mantido num aquário com menos de 30 litros. Em aquário mais pequenos, a biologia do aquário e os parâmetros tornam-se instáveis e às vezes são praticamente impossíveis de estabilizar novamente. Em aquários mais pequenos o aquariofilista também tem de se restringir a uma pequena quantidade de peixes, estando na ânsia de adquiri mais e depois dar a borrada citada mais acima.

-Dinheiro. Este hobby é dispendioso. É necessário fazer um orçamento de tudo o que vai ser necessário. Um filtro pode facilmente chegar aos 90 ou 100 €, às vezes até mais, mas não deixa de ser um objecto indispensável. Eu sei que é muito mais fácil adquirir um globo, meter um peixe e já está, mas não pode ser assim.

Depois de tudo isto, acho que já perceberam o porquê de não alojar os nossos peixes em globos. Estes são extremamente maus ao desenvolvimento dos peixes, podendo causar atrofios e cegueira.
Pensem no bem estar dos peixes acima de tudo e não queiram apenas pensar no bem estar humano. Eles dependem de nós e a nossa obrigação é tratá-los bem ou então é melhor optar por não ter.
Desculpem o tamanho deste texto, mas tinha de o escrever para vocês depois das borradas que tenho visto por aí.
Fiquem bem e pratiquem aquariofilia responsável.
Última edição por Nitara em sexta jan 13, 2012 10:12 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 13, 2011 12:57 pm

Bom post, na minha opinião só falta aí um destaque ao ciclo do azoto, causa de muitos projectos fracassarem devido ao facto de não se conhecer sequer o que é e de não se preparar o aquário para receber a fauna fazendo a ciclagem previamente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano

sábado ago 13, 2011 2:32 pm

Obrigado pela opinião dinodane!
Sim é verdade eu esqueci-me de referir aí muitas coisas, nomeadamente sobre a ciclagem. Mas espero que o que eu tenha escrito já ajude nalguma coisa.
Jensengirl
Membro Júnior
Registado: sexta nov 25, 2011 8:53 pm

terça jan 03, 2012 5:20 pm

Obrigada pelo post ;)
Há uma coisa que eu queria saber, acham que é melhor um filtro no exterior ou dentro do aquário? Ou é indiferente?
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

terça jan 03, 2012 6:08 pm

Boas primeiro dou-te os meus parabéns por este topico.

E já que este topico foi puxado novamente para cima, vou-te fazer uma pergunta Nitara

Será que valeu a pena teres perdido algum tempo a escrever este manual?

Ora vejamos este topico foi escrito em Agosto e até um topico feito a menos de um mes tem quase o mesmo numero de visualizaçoes, apos a data deste topico continuaram a ser criados topicos com questões simples que estão respondidas neste manual.

Fora este topico existem outros na zona dos inamoviveis....mas penso que a maior parte dos membros nem sequer vai lá.

Cumps
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Nitara
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 10:03 pm

nazgull Escreveu:Boas primeiro dou-te os meus parabéns por este topico.

E já que este topico foi puxado novamente para cima, vou-te fazer uma pergunta Nitara

Será que valeu a pena teres perdido algum tempo a escrever este manual?

Ora vejamos este topico foi escrito em Agosto e até um topico feito a menos de um mes tem quase o mesmo numero de visualizaçoes, apos a data deste topico continuaram a ser criados topicos com questões simples que estão respondidas neste manual.

Fora este topico existem outros na zona dos inamoviveis....mas penso que a maior parte dos membros nem sequer vai lá.

Cumps
Obrigado pelo elogio nazgull.
Pretendia com este tópico informar o pessoal que se inicia na aquariofilia. Há muitos mas muitos tópicos iguais. Sei que quem pelo menos deu uma olhada retirou alguma coisa.
Se valeu a pena ? Sei lá eu ... :wink:
thyim
Registado: terça jan 03, 2012 12:06 pm

quinta jan 05, 2012 2:10 am

Parabéns pela publicação, que é um facto importante para os mais iniciantes de aquariofilia, pois não é só colocar peixes dentro de um aquário para os fazerem felizes, existem n factores que contribuem para a sua felicidade.

Parabéns pala publicação :D
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quinta jan 05, 2012 1:13 pm

Jensengirl Escreveu:Obrigada pelo post ;)
Há uma coisa que eu queria saber, acham que é melhor um filtro no exterior ou dentro do aquário? Ou é indiferente?
Boas

Eu prefiro os filtros externos, teem mais capacidade de filtragem e mais elementos filtrantes. Logo uma melhor filtragem.
No meu caso como tenho um aqua de 200 lts, comprei um filtro externo, mas continuo tb com um filtro interno, para ter ainda mais filtragem e provocar uma certa corrente.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
JoTex
Registado: terça fev 21, 2012 11:26 pm

terça fev 21, 2012 11:49 pm

Ola.
Inicei-me recentemente no hobby, depois de muita pesquisa (ou assim julgava eu) e de finalmente ter percebido o motivo de os meus peixes em pequena nunca terem durado mais que dois meses. Pelas leituras que fiz fiquei com a ideia de que não haveria grande necessidade de plantas verdadeiras, embora estas sejam sempre melhores.
Verdade seja dita, pensei mesmo que iria ser trabalho a dobrar, até porque a minha experiência com plantas (não de aquário) nunca foi das melhores - só consigo aguentar salsa.
No entanto, quanto mais leio dos vossos comentários aqui no fórum, mais me parece ter feito a escolha errada. Mas se eu agora quisesse alterar a decoração do aquário e incluir então as plantas verdadeiras, qual seria a melhor forma de o fazer sem incomodar os peixes?

Por outro lado gostava também de saber, no caso de vir a haver peixes a mais (tenho guppies e só depois de os ter é que fiquei a saber que facilmente se reproduziam) qual é a melhor forma de lidar com isso (sem ser ir a correr comprar um aquário maior, não dá para tanto!)?
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

quarta fev 22, 2012 4:34 pm

Bom tópico só tenho a acrescentar algumas coisas tais como:
*esqueçam de uma vez o por "peixes dourados" em globos...A minha prima viveu muitos anos em Macau e digo-vos uma coisa aquela gente é doidinha por peixes de uma forma negativa...Eles lá acreditam que se os peixes morrerem é bom sinal. Acreditam que é sinal que há pessoas que desejam mal e os peixes absorvem essa energia negativa e morrem a minha prima disse que os peixes dela nunca duravam e que lá as pessoas diziam-lhe que isso era bom sinal, pois eu disse-lhe que se os tinha num globo não era por as pessoas lhe desejarem mal que os peixes morriam. E sim ela tinha-os num globo....Ela disse-me que os restaurantes até deixavam de dar comida aos peixes só para eles morrerem...Isto tudo para dizer que temos de ter todas as condições necessárias para entrar na aquariofilia e é completamente errado pensar que os peixes de água fria são ideais para começar...

Outra ideia errada é a de por os bettas em "aquários" de 2 litros, gente eles podem aparentar estar bem mas não estão, eles estão simplesmente a sobreviver e não a viver...

Nitara não concordo com isso dos peixes não poderem estar num nano com menos de 30 litros...Eu tenho um nano de 18 litros com imensos camarões red cherry e com camarões tigre alguns caracóis e 3 carinotetraodon travancoricus e os parâmetros estão óptimos...Acho é que pessoas inexperientes não deveriam começar com nanos seja em água salgada seja em água doce...

Aconselho a estudarem muito bem a ciclagem e tem aqui um bom artigo deste site: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407

JoTex não se preocupe retire as decorações falsas do seu aquário coloque umas pedras (atenção não convém serem porosas pois aumentam o pH) e umas cabombas e elódeas fica óptimo e são plantas fáceis que nem requerem substrato fértil, mas requerem luz, muita luz, e se não tiver muita luz o melhor são as anubias nana e os fetos...Em relação aos guppies diga-me a litragem do aquário se faz favor...Mas se achar que estão amais tira as crias e dá a uma loja...
JoTex
Registado: terça fev 21, 2012 11:26 pm

quarta fev 22, 2012 7:49 pm

Obg Rikasss.

A água que efectivamente consegui colocar no aquário depois de todas as decorações e utensílios foi 24l. Julguei suficiente para dois guppies (mais limpa vidros e fundos) já que na loja disseram que não cresciam muito. Mas não avisaram da parte da reprodução fácil... Até pode ser que não venha a acontecer, eu só queria era estar preparada para o caso.
Nitara
Membro Veterano

quarta fev 22, 2012 9:32 pm

Rikasss Escreveu:Bom tópico só tenho a acrescentar algumas coisas tais como:
*esqueçam de uma vez o por "peixes dourados" em globos...A minha prima viveu muitos anos em Macau e digo-vos uma coisa aquela gente é doidinha por peixes de uma forma negativa...Eles lá acreditam que se os peixes morrerem é bom sinal. Acreditam que é sinal que há pessoas que desejam mal e os peixes absorvem essa energia negativa e morrem a minha prima disse que os peixes dela nunca duravam e que lá as pessoas diziam-lhe que isso era bom sinal, pois eu disse-lhe que se os tinha num globo não era por as pessoas lhe desejarem mal que os peixes morriam. E sim ela tinha-os num globo....Ela disse-me que os restaurantes até deixavam de dar comida aos peixes só para eles morrerem...Isto tudo para dizer que temos de ter todas as condições necessárias para entrar na aquariofilia e é completamente errado pensar que os peixes de água fria são ideais para começar...

Outra ideia errada é a de por os bettas em "aquários" de 2 litros, gente eles podem aparentar estar bem mas não estão, eles estão simplesmente a sobreviver e não a viver...

Nitara não concordo com isso dos peixes não poderem estar num nano com menos de 30 litros...Eu tenho um nano de 18 litros com imensos camarões red cherry e com camarões tigre alguns caracóis e 3 carinotetraodon travancoricus e os parâmetros estão óptimos...Acho é que pessoas inexperientes não deveriam começar com nanos seja em água salgada seja em água doce...

Aconselho a estudarem muito bem a ciclagem e tem aqui um bom artigo deste site: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407

JoTex não se preocupe retire as decorações falsas do seu aquário coloque umas pedras (atenção não convém serem porosas pois aumentam o pH) e umas cabombas e elódeas fica óptimo e são plantas fáceis que nem requerem substrato fértil, mas requerem luz, muita luz, e se não tiver muita luz o melhor são as anubias nana e os fetos...Em relação aos guppies diga-me a litragem do aquário se faz favor...Mas se achar que estão amais tira as crias e dá a uma loja...
Muito obrigado pela opinião Rikasss :wink: .
É verdade que me faltam algumas coisas, por isso, agradeço imenso que acrescentem.

Eu disse que não concordava em manter peixes em aquários com menos de 30 litros, não disse que era impossível.
O objectivo deste manual é informar os principiantes ( Antes de Ter Peixes - Manual Básico ), ou seja, pessoas que ainda não tenham tido peixes. E normalmente todos os principiantes começam com nanos, onde os parâmetros podem ser difíceis de estabilizar, entre outros factores.
E um pouco de espaço a mais nunca fez mal aos bichinhos ... :wink: .

Obrigado pelas opiniões.
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

quinta fev 23, 2012 1:14 am

Pois, claro que um pouquinho não faz mal, mas depende das espécies os meus dwarf puffer quase nem 1 cm têm por isso estas a ver são mesmo pequeninos lol :lol:
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
eulaliarod
Registado: quarta fev 08, 2012 5:42 pm

quinta fev 23, 2012 1:06 pm

para uma principiante como eu, acho o texto curto, pois há muito por desvendar/ conhecer e muitas incertezas também.
SCarinhas
Membro Júnior
Registado: quinta abr 22, 2004 2:08 pm

quinta fev 23, 2012 3:28 pm

Boa tarde, :D

Sou novata nestas andanças de peixes... O único animal aquático que tenho é uma tartaruga de faces vermelhas.

Gostaria de ter um peixe de água doce e fria. Mas sei que tenho que preparar o aquário para receber o novo hóspede.

Quantos dias tenho que esperar para comprar o peixe? Quantos dias tenho que fazer o tratamento de anti-algas, filtro e água, antes de comprar o peixe?

Outra dúvida, como novata, que tipo de peixe devo ter? Já me falaram no peixe dourado e nos kinguio... Mas não sei por quais devo optar!
Responder

Voltar para “Peixes”