Ciclideos Africanos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

sábado ago 27, 2011 11:46 am

Olá Pessoal,

Então é assim: tenho na minha sala um aquário de cerca de 200 litros com o qual me tenho vindo a desleixar. Neste momento apenas o habitam algumas plantas que teimam em crescer, muitos platys que por lá se têm reproduzido e muitas, muitas, muitas algas! Excesso de Luminosidade, dirão uns, falta de filtragem conveniente, dirão outros, falta de limpeza e manutenção…..eh pá, será isso tudo, porque tal como disse tenho-me desleixado bastante.

O que é certo é que o desleixo se tem devido também em parte a que ando há bastante tempo a pensar em mudar o “tipo de aquário” que tenho, e o tempo não tem abundado para poder planear e efetuar tudo o que isso implica. Por isso , é hoje, é amanhã, e como vou mesmo é ‘desfazer’ aquilo tudo, acabo é por não fazer nada. Mas agora que aquilo chegou a um estado lastimoso em que já nem vejo o interior do aquário que não dá mesmo para adiar.

Vou oferecer os Platys todos numa loja, vou deitar fora a decoração toda do aquário, incluindo troncos, plantas e pedras do fundo, vou limpar muito bem o aquário, e vou deixá-lo lá vazio para poder planear com tempo o que é que tenho de fazer para montar um pequeno aquário de ciclídeos africanos.

Já estive a ler algumas coisas, mas todos os conselhos que me possam dar, relativamente a espécies e quantidade de peixes destas que possam conviver minimamente num aquário de 200 litros, decoração, substrato para o fundo, tipo de filtros, etc., eu agradeço.
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

sábado ago 27, 2011 11:17 pm

Para essa litragem, um biotopo tanganika.
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

domingo ago 28, 2011 1:55 pm

Também estou para aí inclinado, embora também sejam mais dificeis de encontrar em variedade ( e o preço nem se fala). Mas parece-me que devo ir mesmo por aí.
http://www.ciclideos.com/especies.html
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

segunda set 12, 2011 6:51 pm

Peixes oferecidos aos vizinhos, aquário desfeito, limpo e instalada novo material. Agora é fazer bem a ciclagem, e só depois "vão vir" novos habitantes....nenhum chinês.
Imagem
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
KAYTAY
Membro Veterano
Mensagens: 308
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
Localização: Yuca- chihuahua

segunda set 12, 2011 7:58 pm

tá muito fixe.... se bem que eu apostava em mais uma ou 2 plantinhas...


que tudo corra bem...
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

segunda set 12, 2011 8:26 pm

KAYTAY Escreveu:tá muito fixe.... se bem que eu apostava em mais uma ou 2 plantinhas...


que tudo corra bem...
Com ciclideos africanos? Pois....eu nem sei se estas duas vão sobreviver ;)
O que vou ter de colocar são mais pedras para fazer mais abrigos. Estou a contar ter apenas uns 8 peixes.....mas vão ter de ser muito bem escolhidos :?
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
KAYTAY
Membro Veterano
Mensagens: 308
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
Localização: Yuca- chihuahua

segunda set 12, 2011 8:45 pm

pouco sei disso... mas andei a pesquizar e nota:


Ciclídeos do Lago Malawi pertencem a dois grupos distintos: Mbuna (peixes que habitam a parte rochosa do lago) e Non-Mbuna (todos os outros) - outros nomes associados a este último grupo são: Utakas e Haplochromis (Haps).
Mbunas são menores, mais activos e agressivos que os non-mbunas, são usualmente herbívoros, alimentando-se basicamente de algas rochosas e pequenos crustáceos.


nao sei entao.

de qualquer das formas parabens.. tá fixe mesmo
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda set 12, 2011 8:55 pm

que filtro é esse, ando a ver se arranjo um.
e eu cá optava por um malawi, mas isso sou eu :D
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

segunda set 12, 2011 9:00 pm

doctorbrinco Escreveu:que filtro é esse, ando a ver se arranjo um.
e eu cá optava por um malawi, mas isso sou eu :D
O Filtro não se vê na foto ;) Creio que se estará eventualmente a referir à bomba interna, à direita, que apenas tem como função agitar a água oxigenando-a, não filtra. Comprei-a numa loja em benfica.
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda set 12, 2011 9:38 pm

naquela bue grande ao pe do mercado de benfica???
é que essa é a melhor pet shop que eu conheço, aconselho a todos!
o malawi é também um tipo de habitat de peixes, e se eu tivesse um aqua de 200 litros, optava por isso.
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

terça set 13, 2011 9:55 pm

Estou tentado a fazer o aquário com alguns mbunas mais pequenos. Não posso ter muitos ;).
Não gosto muito dos tanganika que tenho visto, e os non mbunas estão fora de questão num aquários desta capacidade.
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
KAYTAY
Membro Veterano
Mensagens: 308
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
Localização: Yuca- chihuahua

terça set 13, 2011 10:10 pm

tas no caminho...........

força... depois posta fotos...
pra malta arregalar-se e quem sabe invejar-se


lol
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

terça set 13, 2011 11:14 pm

gostei muito
Eu nem gosto de cobras, pá!
PauloC3
Membro Veterano
Mensagens: 278
Registado: sexta jul 22, 2011 11:46 am
Localização: Cães, peixes e aves...muitas aves.

quarta set 14, 2011 5:07 pm

Antes de ‘desmontar’ o meu aquário , dei todos os meus peixes (que consistiam numa boas dezenas de platys) aos meus vizinhos. Agora estou a fazer a ciclagem, mas fazer isto sem “Peixes cicladores” ou sem algum “truque” que os substitua, dificilmente resultará.

A minha questão é se os platys serão bons peixes cicladores, pois nesse caso ia pedir alguns de volta aos vizinhos para meter no aquário durante mais umas semanas para ver se faço mesmo uma ciclagem razoável. Não quero cá meter os ciclideos para me morrerem todos!! :?
<p>Paulo C., a virar frangos na Arca desde os finais do s&eacute;culo XX .</p>
Deeadman
Membro Veterano
Mensagens: 333
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

quarta set 14, 2011 8:50 pm

nao percebi por peixes cicladores, para ciclar a agua nao é preciso peixes basta umas pitadinhas de comida para haver alimento digamos assim para as bacterias e pronto!
Responder

Voltar para “Peixes”