Feto de Java apodreceu, água muito suja e ph=5.0

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 7:28 pm

Boas.
Já há algum tempo não venho aqui desde que iniciei aquariofilia. Mas esta semana deparei-me com um problema e só vejo uma solução.

Tive um feto de Java no meu comunitário (47Litros aproximadamente). Só que começou a ficar castanho, diminui a intensidade da luz e o nº de horas. Mas ele "morreu" na mesma. Retirei-o mas no substrato(e areão) ainda tem muitos restos da planta, por baixo das pedras, entre as pedras, agarrado às pedras, enfim. O Aquário perfeito já não o é :S
Claro, os nitritos e nitratos dispararam, no entanto a minha betta fêmea, os meus 6 neons, as minhas 3 corydoras e as minhas 3 mollys negras, estão bem; excepto uma que andava há 3 dias a rodopiar à sua volta, parava para ir comer, e retomava o movimento. Hoje de manhã quando fui tentar retirar mais bocados de feto e fazer TPA (comecei a fazer TPAs diárias para ver se limpava o aquário), estava morta...

Só me lembrei de uma solução, visto que TPAs diárias não estão a ajudar como esperava: Fazer limpeza total do aquário.
Sei que nunca se deve fazer isso, mas que alternativas tenho?
O ph já está a 5, os nitritos e nitratos devem estar completamente diferentes (não tenho medidor de nitritos e nitratos), enfim. Foi uma "bola de neve". Logo agora que ia juntar o betta macho com a betta, para fazer criação. Tenho que resolver o problema do comunitário primeiro.

Desde já, agradeço a paciência e o tempo desperdiçados a ler este desabafo e pedido de ajuda.
Obrigado!
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda set 12, 2011 8:51 pm

talvez devesses dar os peixes a um amigo teu e reiniciar o aquário, sei que não é uma solução, mas em ultimo caso...
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 9:42 pm

doctorbrinco Escreveu:talvez devesses dar os peixes a um amigo teu e reiniciar o aquário, sei que não é uma solução, mas em ultimo caso...
O problema é que estive a pensar, e n vejo ninguém que possa ficar com eles...
Tenho o aquário do Betta, mas só tem 15L. É muito pouco para estes peixes todos!
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda set 12, 2011 9:51 pm

talvez possas arranjar um local temporário...
só é preciso tirar tudo e lavar, e depois voltar a por e esperar 2 semanas (ciclagem) senão podes sempre fazer como eu fiz, porque no inicio do hobby eu nem fazia tpa nem nada e os peixes morriam, etc. depois começei a perceber elhor o biotopo, como funciona etc. e pensei que num aquário sujo e maltratado, o melhor é dar uma reviravolta, por isso começei a fazer 2 tpas por semana, e a por mais bactérias, e a verdade é que resultou, mas de resto só posso desejar boa sorte :D
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 9:56 pm

Pois, eu também acho que o melhor é retirar tudo e começar de novo. Agora falta-me sítio para por os peixes... :S
Obrigado pela ajuda!
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 10:33 pm

Tenho um Tupperware quadrado com 30x30 e 13cm de altura...
Melhor que o aquário do Betta não é pois não?

É que não tenho mesmo ninguém para ficar com eles :S
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

segunda set 12, 2011 10:36 pm

tens ai peixes que nem deviam estar juntos
Eu nem gosto de cobras, pá!
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 10:41 pm

tekillaa Escreveu:tens ai peixes que nem deviam estar juntos
Quais??
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

segunda set 12, 2011 11:08 pm

os molys por exemplo visto que precisam de um grau de salinidade
Eu nem gosto de cobras, pá!
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda set 12, 2011 11:29 pm

tekillaa Escreveu:os molys por exemplo visto que precisam de um grau de salinidade
Baixo ou elevado? se for baixo, até é bom tê-las com os neons...
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça set 13, 2011 10:29 am

Os néons são de pH ácido ( 6.5 ) e as mollys de pH alcalino ( 7.4 ) e preferem águas salobras, coisa que os néons não toleram. Os bettas são de pH neutro ( 7.0 ). Como vê tem aí incompatibilidade de parâmetros.

O feto de Java ( e seja que planta for ) necessitam de um substrato fértil ( aconselho húmus de minhoca ou Sera Floredepot ). Por cima do substrato fértil aconselho a colocar uma camada de areia de rio limpa sem conchas.

Deve ter sempre um teste de amónia para controlar os níveis. O pH está baixo porque a amónia subiu e pelos vistos, muito.

Eu preferia fazer umas TPA's diárias a fazer uma limpeza total. Os peixes irão sofrer choque de parâmetros, o aquário não estará ciclado, etc.
Faça TPA's diárias até os níveis descerem.
Tente a limpeza total só em último recurso.

Boa sorte.
carol26
Membro
Mensagens: 128
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

terça set 13, 2011 11:12 am

Oi :)

Vou tentar ajudar, no entanto qualquer que seja a tentativa que você faça, pode não resultar.
Pegando no que a forista Nitara disse, talvez a melhor solução seja TPA diária de pouca água, para que não sofra uma grande alteração. No entanto, nem todas as plantas necessitam de substrato fertil, o feto de java aguenta muito bem um areão de rio, tal como as anubias e também as tropicas echinodorus... basta que tenha uma iluminação regular e os parametros constantes. Elas conseguem tirar tudo da água e dos residuos que se vão acumulando.

Quanto aos peixes que você tem, na verdade se eles já estão habituados ao ph da sua água, eles aguentam... ;) por vezes estranham mais quando se tenta colocá-los no seu habitat correcto, depois de eles sempre terem vivido nesse aí...

Eu tentaria fazer assim: Em um balde ou recipiente grande, que nunca tenha servido para detergentes, colocaria toda a água que você tem nesse aquário, junto com o filtro e termoestato.
Dava uma boa lavagem nesse daí e colocaria nele o areão e uma parte da água do anterior, onde já existem as bactérias... colocaria um filtro para que pudesse ciclar o novo aquário. Eu manteria assim por uma semana e depois media os parametros da água, ph, nitritos e amonia... isso é muito importante para que você perceba o seu aqua.

No fim de essa semana colocaria ajguns dos peixes que estavam no balde, onde você teria feito algumas TPA, espero que não se tenha esquecido deles ;) ...

Isso é sempre um risco... mas muitas das vezes resulta...
XkO20
Membro
Mensagens: 151
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

terça set 13, 2011 11:17 am

Nitara Escreveu:Os néons são de pH ácido ( 6.5 ) e as mollys de pH alcalino ( 7.4 ) e preferem águas salobras, coisa que os néons não toleram. Os bettas são de pH neutro ( 7.0 ). Como vê tem aí incompatibilidade de parâmetros.

O feto de Java ( e seja que planta for ) necessitam de um substrato fértil ( aconselho húmus de minhoca ou Sera Floredepot ). Por cima do substrato fértil aconselho a colocar uma camada de areia de rio limpa sem conchas.

Deve ter sempre um teste de amónia para controlar os níveis. O pH está baixo porque a amónia subiu e pelos vistos, muito.

Eu preferia fazer umas TPA's diárias a fazer uma limpeza total. Os peixes irão sofrer choque de parâmetros, o aquário não estará ciclado, etc.
Faça TPA's diárias até os níveis descerem.
Tente a limpeza total só em último recurso.

Boa sorte.
Eu já tenho substrato fértil. Coloquei na montagem do aquário logo no início.
Pois, também na loja aconselharam-me fazer TPAs diárias, mas pronto, está a ser muito lento, continua igual.

Carol26, acho que essa seria a melhor solução. Acho que TPAs diárias não vai resolver o problema.
Eu lembrei-me agora que tenho aquelas caixas grandes da USO (arrumação) e uma pode servir de aqua temporário enquanto limpo o outro e faço o ciclo...
Serve não serve? Acham que há problemas com o plástico?
carol26
Membro
Mensagens: 128
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

terça set 13, 2011 2:42 pm

Não tem problema ser de plastico.
doctorbrinco
Membro Veterano
Mensagens: 465
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

terça set 13, 2011 5:51 pm

o melhor é colocar substrato por debaixo do areão, há também umas pastilhas fertilizantes que libertam ferro e outras coisas que as plantas precisam, é a minha opinião
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Responder

Voltar para “Peixes”