Ampulária Canalada Agressiva ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 18, 2011 4:23 pm

Olá a todos!
À uns tempos montei um plantado de 39 litros para o meu betta halfmoon azul.
Ontem fui a uma das lojas de animais que costumo frequentar e gostei bastante de uma ampulária canalada de mais ou menos 13 cm que lá estava. Não a comprei nem irei comprar, mas por curiosidade perguntei ao vendedor o que achava se ela estivesse com um betta num aquário de 39 litros, ao que ele me responde: ' Se colocar a ampulária com o betta esta poderá comê-lo, pois isso já me aconteceu aqui na loja '.

Fiquei um pouco pasmada com o que ele disse, porque já tive muitas ampulárias ( mas não canaladas ) e sempre foram pacíficas.
As canaladas têm este hábito de comerem peixes ?

Não sei se o que o vendedor disse é verdade, mas gostava de saber se conhecem esta ' face ' das ampulárias canaladas. Elas têm por hábito ser assim ?

Como já disse, não pretendo comprá-la, mas esta é uma curiosidade que eu gostava de esclarecer.

Muito obrigado desde já.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

segunda set 19, 2011 11:01 am

ampularia sei que nao come pois é vegan 8) , ampularia canalada nao sei o que é, mas qual seja a ampularia o unico cuidado é ter o aquario tapado
Nitara
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 4:17 pm

Obrigado pela resposta Deeadman.

Se quiser saber um pouco mais sobre a ampulária canalada aqui está:

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/ampularia_canalada/716

Realmente, eu achei aquilo que o vendedor disse um pouco absurdo. Acho que qualquer ampulária, cresça o que crescer, é sempre pacífica. Sempre as conheci por serem vegetarianas. Não creio que possam comer peixes, mas pronto, gostava de mais opiniões sobre se esta espécie é mesmo agressiva.

Como não quero adquiri-la agora, pensei que pudesse adquiri-la num dos meus futuros aquários ( pois gostei mesmo muito delas, especialmente pelo seu grande tamanho em comparação com as outras espécies de ampulárias ), mas se podem comer peixes, então nunca optaria por tê-las.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda set 19, 2011 5:37 pm

Eu tenho uma Ampulária Dourada e nunca a vi a ser agressiva! :wink:

Mas não sei se as Ampulárias Canaladas são diferentes em relação ao comportamento, mas acho até que são vegetarianas... :|
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

segunda set 19, 2011 6:34 pm

pelo que eu andei a pesquizar.... não são nada agressivas... pelo contrário...

deixo aqui uns postes do site onde pesquizei...

Já tive três exemplares desse lindo animal. Tinham aproximadamente 6 cm e sua casca é de um amarelo intenso. Tem duas antenas que aumentam e diminuem de tamanho para tocar em plantas, pedras, no cascalho e até mesmo em peixes. Além de muito bonita, a ampulária é muito útil para a limpeza do aquário. São muito dóceis e dificilmente as verá dentro de sua concha, de dia ficam a maioria do tempo vagando pelo aquário, grudadas nos vidros, subindo pelas plantas e, às vezes, acabam arrancando-as. As minhas adoravam comer as valisnérias do aquário. De noite dormem dentro de sua concha. É uma ótima opção para quem quer algum tipo de invertebrado.

Contribuído por Diego Oliveira

Tenho uma Ampulária no meu comunitário de 140 litros que vive em paz com os outros peixes. Só o cascudo pintado que não gosta muito dela. Sempre que ela invade seu tronco o cascudo parte pra cima dela e volta para o seu lugar, e tinha 2 espadas que ficavam mordendo ela. Já os tirei agora ela vive em paz, tem um comportamento interessante andando pelo vidro do aquário, proporcionando um show de visão. Interessante e barata, é assim que posso descrever a ampulária.

Contribuído por Henrique Chavarry
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

segunda set 19, 2011 8:00 pm

ampularia canalada pelo que pesquisei é a simples e normal ampularia. nome comum, tal como caracol maça etc
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 19, 2011 9:11 pm

Se colocar a ampulária com o betta esta poderá comê-lo, pois isso já me aconteceu aqui na loja
Se o peixe estiver morto ou moribundo é natural que o caracol lhe dê umas trincas, tirando isso não estou a ver uma ampulária matar um peixe... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano

terça set 20, 2011 7:23 pm

O que vocês pensaram foi exactamente o que eu pensei.
O vendedor disse simplesmente que o betta estava a tentar fugir, mas a ampulária canalada tinha fechado e ele acabou por morrer.

Muito obrigado pelas respostas.
Codymadison
Membro
Registado: sexta nov 25, 2005 7:54 pm

terça set 20, 2011 10:31 pm

tou ate com medo que as minhas ampularias douradas comam os meus kinguios....
sao 5 contra 5 no meu aquario de 500 lts
Responder

Voltar para “Peixes”